O Fusca se figura entre os carros mais importantes da história do automóvel e foi o modelo único mais produzido da história. Ao todo, foram 60 anos de ‘atividade’. Graças ao preço baixo e mecânica simples, o exemplar da Volkswagen caiu nas graças do povo e contabilizou 21 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo.
Os alemães até tentaram emplacar outros modelos que carregavam o mesmo nome, como o New Beetle (ou novo Fusca) por exemplo, mas a tentativa não deu certo. O design e toda a história por trás da versão clássica desperta a paixão dos entusiastas e colecionadores, que buscam manter o seu exemplar o mais fiel possível à versão original, ou ousam em modificações que, vez ou outra, agrada os olhos de quem as vê.
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Pensando nisso, o AutoPapo fez uma lista com os Fuscas mais excêntricos anunciados no site .
Fuskombi tem freio a disco nas quatro rodas
Modelo ainda é equipado com motor Subaru
Quem deu esse nome foi o anunciante. A origem está nas características do modelo: carroceria de Fusca mesclada com Kombi e, sob o capô, um motor Subaru EJ 1.8 que registra míseros 60 km rodados.
Com um verde água bem chamativo estampado em sua lataria, o Fuskombaru tem freio a disco nas 4 rodas, suspensão e facão reguláveis, além de rodas aro 17. Feito sobre a plataforma de um Fusca 1980, o Fuskombi pode ser adquirido pela bagatela de R$ 90 mil.
Modificação Fusca conversível
Bancos capitone em couro
Caçamba possui compartimento para levar "tralha"
Essa modificação foi tão ousada, e bem feita, quanto a citada acima. A cor azul está presente em todo o exterior da carroceria de um Fusca 1962 que está equipado com o motor 1.2 e que, de acordo com o anúncio, possui 99 mil km rodados.
Apesar da quilometragem considerável, o vendedor garante que a mecânica está toda em dia, assim como a suspensão. A parte estética também não deixa a desejar: rodas escarabajo aro 16, bancos Capitone em couro marrom e a caçamba ainda conta com uma caçamba com compartimento em madeira tratada.
Essa versão “picape”, que é única, está a venda por R$ 59,9 mil.
Customizações Baja são voltadas para o off-road
E costumam contar com peças mais leves do que as originais
O interior é uma mistura da cor laranja com acabamento creme
As customizações Baja são feitas sob o chassi do Fusca, mantendo basicamente toda a carroceria original, mas modificando os pára-lamas e algumas outras partes por outras mais leves e menores em fibra de vidro. Eles também são voltados para o off-road.
No entanto, a única informação divulgada no anúncio é de que o modelo é de 1980 com motor 1.3, e não é especificado como foi realizada a modificação. As rodas, por exemplo, apesar de serem maiores do que as convencionais não possuem pneu off-road, como sugere os carros Baja.
No interior, os bancos são revestidos com um material que aparenta ser couro na cor “creme”. No painel, consta apenas um velocímetro e um odômetro que registra algo próximo aos 47 mil km rodados. O Fusca Baja pode ser comprado por R$39,9 mil
Cor do Fusca remete à madeira
Apesar das odificações, exemplar ainda possui elementos originais
Bancos dianteiros foram adaptados
Esse exemplar, óbviamente, não é feito de madeira. Contudo, sua pintura marrom passa muito essa sensação, principalmente quando a foto é tirada mais de perto. Apesar da paleta diferenciada, o dono buscou manter alguns itens originais nesse Fusca. Por isso, o volante Walrod, o rádio e os faróis Cibies e alavanca de marcha são todos de época.
As mudanças começam nas rodas traseiras, que foram alargadas em relação ao original de 1964 e está equipado com freio a disco nas quatro rodas. No interior, os bancos dianteiros são de Corsa, que foram adaptados para oferecer mais conforto, mas tem forração branca no padrão do Fusca 64.
Com 123 mil km rodados, ele está a venda por R$ 42 mil.
Fuscão tem paralamas alongados
E interior conta com poucas modificações
O “Fuscão” é modelo 1972 e tem motor 1.5. O veículo conta com suspensão catraca, pára-lamas e perfil dos pneus alargados além de rodas de Porsche. No interior tem um painel jacarandá e os bancos foral alterados e agora são reclináveis.
Com 111 mil km rodados, o “Fuscão” é o que tem o preço mais acessível dentre os Fuscas da lista: R$ 23 mil.
Fusca Série Ouro teve apenas 1500 exemplares produzidos
Volante dois raios espumado
Porta com forro exclusivo da versão Série Ouro
Edição que marcou o fim da produção do Fusca no Brasil, esse exemplar, naturalmente, não tem modificações exacerbadas como os supracitados. Além disso, está num estado de conservação que o faz parecer novo.
Esse modelo conta com porta objetos nas portas, bancos e forrações exclusivos da série, instrumentos do painel com fundo branco, faróis de neblina originais da série e ar condicionado.
Com 63 mil km rodados, o exemplar da edição que teve apenas 1200 unidades está sendo vendido por R$ 79 mil.
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Os alemães até tentaram emplacar outros modelos que carregavam o mesmo nome, como o New Beetle (ou novo Fusca) por exemplo, mas a tentativa não deu certo. O design e toda a história por trás da versão clássica desperta a paixão dos entusiastas e colecionadores, que buscam manter o seu exemplar o mais fiel possível à versão original, ou ousam em modificações que, vez ou outra, agrada os olhos de quem as vê.
VEJA TAMBÉM:
Pensando nisso, o AutoPapo fez uma lista com os Fuscas mais excêntricos anunciados no site .
1. Fuskombi ou Fuskombaru
Fuskombi tem freio a disco nas quatro rodas
Modelo ainda é equipado com motor Subaru
Quem deu esse nome foi o anunciante. A origem está nas características do modelo: carroceria de Fusca mesclada com Kombi e, sob o capô, um motor Subaru EJ 1.8 que registra míseros 60 km rodados.
Com um verde água bem chamativo estampado em sua lataria, o Fuskombaru tem freio a disco nas 4 rodas, suspensão e facão reguláveis, além de rodas aro 17. Feito sobre a plataforma de um Fusca 1980, o Fuskombi pode ser adquirido pela bagatela de R$ 90 mil.
2. Fusca (e picape?) conversível
Modificação Fusca conversível
Bancos capitone em couro
Caçamba possui compartimento para levar "tralha"
Essa modificação foi tão ousada, e bem feita, quanto a citada acima. A cor azul está presente em todo o exterior da carroceria de um Fusca 1962 que está equipado com o motor 1.2 e que, de acordo com o anúncio, possui 99 mil km rodados.
Apesar da quilometragem considerável, o vendedor garante que a mecânica está toda em dia, assim como a suspensão. A parte estética também não deixa a desejar: rodas escarabajo aro 16, bancos Capitone em couro marrom e a caçamba ainda conta com uma caçamba com compartimento em madeira tratada.
Essa versão “picape”, que é única, está a venda por R$ 59,9 mil.
3. Baja
Customizações Baja são voltadas para o off-road
E costumam contar com peças mais leves do que as originais
O interior é uma mistura da cor laranja com acabamento creme
As customizações Baja são feitas sob o chassi do Fusca, mantendo basicamente toda a carroceria original, mas modificando os pára-lamas e algumas outras partes por outras mais leves e menores em fibra de vidro. Eles também são voltados para o off-road.
No entanto, a única informação divulgada no anúncio é de que o modelo é de 1980 com motor 1.3, e não é especificado como foi realizada a modificação. As rodas, por exemplo, apesar de serem maiores do que as convencionais não possuem pneu off-road, como sugere os carros Baja.
No interior, os bancos são revestidos com um material que aparenta ser couro na cor “creme”. No painel, consta apenas um velocímetro e um odômetro que registra algo próximo aos 47 mil km rodados. O Fusca Baja pode ser comprado por R$39,9 mil
4. Fusca Madeira
Cor do Fusca remete à madeira
Apesar das odificações, exemplar ainda possui elementos originais
Bancos dianteiros foram adaptados
Esse exemplar, óbviamente, não é feito de madeira. Contudo, sua pintura marrom passa muito essa sensação, principalmente quando a foto é tirada mais de perto. Apesar da paleta diferenciada, o dono buscou manter alguns itens originais nesse Fusca. Por isso, o volante Walrod, o rádio e os faróis Cibies e alavanca de marcha são todos de época.
As mudanças começam nas rodas traseiras, que foram alargadas em relação ao original de 1964 e está equipado com freio a disco nas quatro rodas. No interior, os bancos dianteiros são de Corsa, que foram adaptados para oferecer mais conforto, mas tem forração branca no padrão do Fusca 64.
Com 123 mil km rodados, ele está a venda por R$ 42 mil.
5. “Fuscão 1500”
Fuscão tem paralamas alongados
E interior conta com poucas modificações
O “Fuscão” é modelo 1972 e tem motor 1.5. O veículo conta com suspensão catraca, pára-lamas e perfil dos pneus alargados além de rodas de Porsche. No interior tem um painel jacarandá e os bancos foral alterados e agora são reclináveis.
Com 111 mil km rodados, o “Fuscão” é o que tem o preço mais acessível dentre os Fuscas da lista: R$ 23 mil.
Bônus: Fusca 1.6 série ouro
Fusca Série Ouro teve apenas 1500 exemplares produzidos
Volante dois raios espumado
Porta com forro exclusivo da versão Série Ouro
Edição que marcou o fim da produção do Fusca no Brasil, esse exemplar, naturalmente, não tem modificações exacerbadas como os supracitados. Além disso, está num estado de conservação que o faz parecer novo.
Esse modelo conta com porta objetos nas portas, bancos e forrações exclusivos da série, instrumentos do painel com fundo branco, faróis de neblina originais da série e ar condicionado.
Com 63 mil km rodados, o exemplar da edição que teve apenas 1200 unidades está sendo vendido por R$ 79 mil.
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