SUV médio entrega desempenho na medida e agrada ao volante com tradicional motor 1.4 TSI, que entrega até 150 cv
O mercado de SUVs médios está cada vez mais competitivo com a chegada de novos modelos eletrificados. Todavia, ainda há opções apenas com motores a combustão como o , que chegou ao mercado brasileiro em 2021. De lá para cá, o crossover fabricado na Argentina ganhou mudanças visuais mínimas sem perder o padrão sóbrio alemão, assim como o acabamento que segue simples. Além disso, a versão Highline, que foi avaliada pela Revista Carro, é bem equipada com sistemas de auxílio à condução, só que o preço elevado pode afastar os clientes da marca.
Contexto
O Volkswagen Taos 2024 chegou ao mercado brasileiro como um competidor direto do , disputando o segmento dos SUVs médios. Com uma proposta mais racional ele alcança com sucesso os clientes da marca. Ao longo destes anos, ganhou novos rivais como , que tem opção eletrificada, , que só tem versão a combustão, e , que tem apenas configurações híbridas.
Lançado há 3 anos, o Taos apresenta linhas que seguem a linguagem de design da Volkswagen, mesmo com as últimas mudanças visuais, com destaque os faróis LED e a iluminação da grade acionada à noite, padrão adotado no novo T-Cross e Nivus. As rodas diamantadas de 19 polegadas e as lanternas traseiras em LED reforçam a identidade visual com aspecto sisudo.
O interior do Taos tem acabamento em plástico rígido, similar ao do Volkswagen Polo, o que pode diminuir a percepção de valor do SUV médio, considerando o preço do modelo. O painel conta com a central multimídia VW Play de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o ar-condicionado digital de duas zonas. Todavia, o uso de botões touch no volante pode gerar comandos indesejados durante a condução, porém, nada que uma semana de direção para se adaptar.
Motor, ao volante e dimensões
O Volkswagen Taos é equipado com o tradicional motor 1.4 TSI, um quatro cilindros turboalimentado, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, funcionando com gasolina ou etanol. A transmissão automática de seis marchas oferece a opção de trocas manuais tanto pela alavanca quanto pelas aletas no volante. O SUV médio conta com suspensão bem ajustada, oferecendo conforto e segurança, embora absorva algumas irregularidades da estrada, especialmente com as rodas de 19 polegadas.
Em termos de conforto, o Taos oferece bom espaço, com 498 litros no porta-malas e diversas opções de conectividade, como duas portas USB Tipo C e tomadas 12V. O modelo também se destaca pela segurança, com seis airbags, assistente de ponto cego e controle de velocidade adaptativo, entre outros equipamentos. Ademais, o crossover da Volkswagen tem comprimento 4,46 metros, 2,68 metros de entre-eixos, 1,84 metro de largura e 1,63 metro de altura.
O Taos Highline tem aceleração de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos e uma velocidade máxima próxima aos 200 km/h. Claro, em condições normais não será possível atingir essa velocidade, só que sair da inércia em 9,5 segundos torna a condução divertida, além de não ter complicações em retomadas. O consumo, conforme dados da Inmetro, é de 7,6 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol e de 11,1 km/l no trecho urbano e 13,1 km/l no trecho rodoviário com gasolina. Todavia, o desempenho real ficou em torno de 6 km/l na cidade, o que é razoável para o segmento. Já na estrada foi de 9 km/h, ficando na média.
Rivais e Preço
Apesar das qualidades, o Volkswagen Taos Highline enfrenta desafios na comparação com os rivais, especialmente pelo acabamento simples e o preço de R$ 220.990, o que reflete nas vendas, com apenas 15 mil unidades emplacadas neste ano. Além do valor mais competitivo, os concorrentes como o Jeep Compass, que tem preço de R$ 241.990 na configuração Serie S e motor turbo de 185 cv. Contudo, quem quiser mais desempenho de motor pode escolher a versão BlackHawk, que sai por R$ 285.590.
Por sua vez, o Toyota Corolla Cross é vendida na versão XRX topo de linha por R$ 195.390, já a opção GR-Sport sai por R$ 201.790. Quem quiser uma configuração eletrificada por escolher a XRX Hybrid por R$ 212.890. O novato BYD Song Plus, que é vendido apenas com motorização híbrida, sai por R$ 239.800. O Chevrolet Equinox, que ganhou novo visual recentemente e tem apenas motor a combustão, é oferecido por R$ 267.000. Portanto, embora o Taos seja um bom SUV em construção e em equipamentos, a falta de um toque mais sofisticado no interior e o preço salgado perto das opções que estão no mercado, podem afugentar os clientes da marca alemã. Já quem comprá-lo saiba que terá um crossover com um espaço interno avantajado, sistema autônomo de auxílio à condução e um motor que vai te entregar uma potência.
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