Notícia VW faz recall de 115 mil carros com airbag Takata que explode

A Volkswagen dos Estados Unidos anunciou um grande recall de 114.478 veículos devido a um risco para a segurança dos passageiros. Isso porque todos esses carros estão , item responsável pela maior campanha de recall da história com 100 milhões de automóveis e pela morte de mais de 40 pessoas em todo o mundo, sendo 28 nos EUA.

Os veículos que participam da ação promovida pela marca alemã estão equipados com os airbags frontais que ficam do lado do motorista. Vários veículos estão inclusos, como o Passat 2006-2007, Passat 2012-2014, Passat Wagon 2017 e o novo Fusca na versão comum e conversível 2017-2019.

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O defeito desses dispositivos de segurança está em um componente chamado deflagrador. A peça é responsável pela expansão imediata da bolsa de ar que amortece o impacto contra os ocupantes em acidentes. Porém, quando o airbag da Takata é ativado, o deflagrador defeituoso explode, rompendo a bolsa de tecido e lançando estilhaços de metal, em alta velocidade, contra os ocupantes do carro.

Apesar do grande perigo, os airbags da Takata utilizados nesses modelos foram testados e nenhum defeito foi encontrado. Ainda sim, como um gesto de cautela, a Volkswagen decidiu conduzir o recall, por isso os proprietários serão notificados até o final de 2024 para que o módulo do airbag frontal do lado do motorista seja substituído por um que não contenha nitrato de amônio, o componente problemático que causa as explosões desse dispositivo de segurança.

Airbag Takata no Brasil​


Ainda tem 2,5 milhões de automóveis circulando no Brasil com esse dispositivo de segurança defeituoso, pois não foram levados para a concessionária em ação de recall. São 17 marcas envolvidas em todo o mundo e que ainda registram alguma fatalidade associada aos airbags assassinos da Takata, como ficaram conhecidos.

Cerca de quatro mortes foram registradas no Brasil, . Em outubro deste ano uma assistente social que dirigia um Toyota Etios 2015 faleceu devido a uma colisão em Brasília e em 2022 um policial também morreu após uma batida com seu Honda Civic em Belo Horizonte. Ambas as fatalidades aconteceram devido aos estilhaços atirados em alta velocidade quando os airbags da Takata foram acionados.

Estes dois episódios mostram que há problemas sérios no tratamento das campanhas de recall. Há uma vista grossa por parte das autoridades, assim como uma imensa negligência dos motoristas. Apesar de a Lei Federal 14.071, de 2021, determinar que o licenciamento do automóvel só seja feito caso não haja pendências de recalls, milhões de carros ainda rodam com as bolsas defeituosas.

Para saber se o seu carro está incluído neste recall, ligue para o 0800 da marca do seu carro e passe o número do chassis. A .

 
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