Notícia [Vídeo] Essa VW Quantum ganha a vida enfrentando superesportivos

A Santana Quantum foi uma das peruas mais desejadas pelos brasileiros nos anos 80. Ela trazia espaço interno para uma família e sua bagagem viajar com conforto, além de contar com o potente motor AP. Na Europa, a perua se chamava Passat Variant e possuía algumas versões que não tivemos.

A mais interessante é a Syncro, com tração integral fornecida pela Audi e motor 2.2 de cinco cilindros. A proposta dessa versão era de ser uma perua aventureira, mas um preparador europeu decidiu usar a Passat Syncro para outra proposta: assustar donos de esportivos.


VEJA TAMBÉM:

Uma Quantum que enfrenta McLaren​


O motor 2.2 de cinco cilindros é derivado do nosso conhecido AP e também foi usado pelo Audi Quattro. A tração integral também é o mesmo sistema do Audi campeão de rali, mas a Volkswagen adotou a suspensão traseira independente do furgão Transporter T3 por ser mais compacta e não exigir modificações no assoalho.

Por causa desse compartilhamento mecânico com um Audi usado em corridas, a Passat Syncro lida bem com preparações fortes. Essa do vídeo foi turbinada e produz 590 cv. Infelizmente não encontramos mais detalhes do que foi feito na perua, mas pelos vídeos é possível notar a suspensão esportiva, as rodas BBS e freios da linha RS da Audi.

volkswagen passat syncro preparada

Visualmente é igual a Quantum brasileiro, mas essa esconde 590 cv (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Essa Quantum quattro mexida foi alinhada com Porsche 911, McLaren 720S, Audi RS4 Avant e um Audi 200 igualmente mexido. A perua Volkswagen não fez feio no quarto de milha, conseguindo tempos abaixo de 10 segundos e sempre perto dos esportivos mais moderno. E ela conseguiu superar a Audi RS4 moderna e o Audi 200.

Em , onde a perua participa de uma competição de meia milha, ela enfrenta uma Audi RS6 Avant. A Passat Syncro ficou atrás por apenas 0,168s. Nada mal para um carro com mais de 30 anos nas costas.

O post apareceu primeiro em .

 
Top