Notícia Transporte escolar em SP: inspeção de segurança inicia em fevereiro

O Detran-SP divulgou o calendário da revistoria semestral dos veículos destinados ao transporte escolar para os profissionais que prestam o serviço na cidade de São Paulo. Vale ressaltar que a frota desta categoria na capital é de mais de 12 mil veículos.

A inspeção pode ser realizada em uma das Instituições Técnicas Licenciadas (ITL) autorizadas pelo Detran-SP.





O objetivo da inspeção é verificar itens de segurança dos veículos como faixa horizontal com a inscrição “ESCOLAR”, cronotacógrafo (equipamento para medir velocidade), cinto de segurança, extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico, dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros, em casos de acidentes, lanternas de luz branca, fosca ou amarela que devem estar fixadas na parte superior dianteira do veículo, e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira, entre outros.

Programação

Em 2022, a inspeção será realizada de forma simultânea para todos os finais de placas dos veículos nos meses de fevereiro, março e abril. A validade, independentemente do mês que o condutor realizar a vistoria é semestral portanto, deve ser feita duas vezes por ano.

Veículo sem inspeção

Conduzir veículo não submetido à inspeção de segurança veicular é infração grave (cinco pontos, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo). Não portar a autorização para condução de veículo escolar é infração gravíssima (sete pontos, multa de R$ 1.467,35 e remoção do veículo).

Como fazer?

Para efetuar o processo, o motorista deve enviar e-mail para autorizacao.transportescolar@sp.gov.br com o assunto “Solicitação da autorização para transportes de Escolares (ATE)”, anexando os documentos especificados. Veja o requerimento neste

MAIS NA MOTOR SHOW:














O post apareceu primeiro em .

 
Top