O Latin NCAP divulgou na quinta-feira, 12, uma nova rodada de testes de segurança, que contemplou duas picapes. Enquanto a Volkswagen Amarok conseguiu três estrelas, a Ford Ranger alcançou nota máxima.
A Volkswagen Amarok, produzida na Argentina, recebeu três estrelas. O modelo, que foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante, conta com seis airbags e ESC de série.
O produto obteve 80,87% de segurança para Ocupante Adulto, 87,08% para Ocupante Infantil, 62,18% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 66,28% para Assistência à Segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, AEB interurbano e LSS.
De acordo com o Latin NCAP, há proteção marginal para o peito do motorista e pescoço do adulto – quando passou por chicoteada.
O programa ressalta que o modelo poderia ter alcançado a classificação máxima de estrelas melhorando as pontuações de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e do Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), por meio da adição de sistemas ativos com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
Ford Ranger no Latin NCAP – Crédito: Divulgação/Latin NCAP
A Ford Ranger, produzida na Argentina, obteve cinco estrelas. A picape média oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série.
Ela obteve 93,11% nível de segurança para o Ocupante Adulto, 89,80% para o Ocupante Infantil, 74,77% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,01% para a Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano, AEB Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
Em contrapartida, o programa identificou proteção para a borda dianteira do capô “deficiente”, “ruim” para a parte superior da perna e “marginal” para a parte inferior da perna.
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Amarok
A Volkswagen Amarok, produzida na Argentina, recebeu três estrelas. O modelo, que foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante, conta com seis airbags e ESC de série.
O produto obteve 80,87% de segurança para Ocupante Adulto, 87,08% para Ocupante Infantil, 62,18% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 66,28% para Assistência à Segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, AEB interurbano e LSS.
De acordo com o Latin NCAP, há proteção marginal para o peito do motorista e pescoço do adulto – quando passou por chicoteada.
O programa ressalta que o modelo poderia ter alcançado a classificação máxima de estrelas melhorando as pontuações de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e do Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), por meio da adição de sistemas ativos com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
“Embora a Amarok apresente alguns desenvolvimentos positivos, a falta de tecnologias de segurança ativa limita seu desempenho. A Volkswagen deve garantir que os consumidores da América Latina recebam os mesmos padrões mínimos de segurança que em outras regiões. Os resultados do Latin NCAP destacam a necessidade de que os fabricantes se comprometam com medidas de segurança globalmente equitativas”, diz o programa, em nota divulgada à imprensa.
Ranger
Ford Ranger no Latin NCAP – Crédito: Divulgação/Latin NCAP
A Ford Ranger, produzida na Argentina, obteve cinco estrelas. A picape média oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série.
Ela obteve 93,11% nível de segurança para o Ocupante Adulto, 89,80% para o Ocupante Infantil, 74,77% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,01% para a Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano, AEB Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
Em contrapartida, o programa identificou proteção para a borda dianteira do capô “deficiente”, “ruim” para a parte superior da perna e “marginal” para a parte inferior da perna.
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