Notícia Tesla Cybertruck vai ser banido da Europa?

O Tesla Cybertruck é um veículo, que desde o seu anúncio causa polêmicas, seja por falsas promessas de Elon Musk, mudanças no projeto, problemas mecânicos ou até mesmo confusões envolvendo seu uso. Agora, mais uma controvérsia surgiu, já que certos grupos estão reivindicando o seu banimento na Europa.

Essa exclusão do Cybertruck das estradas europeias está sendo justificada pelo risco de segurança que ele apresenta devido a suas características, segundo essas organizações. Grupos como o Conselho Europeu de Segurança no Transporte e a Fundação Europeia de Ciclistas estão pressionando para que a acessibilidade do Cybertruck às vias públicas seja suspensa.

VEJA TAMBÉM:


O estopim para toda essa mobilização foi a aprovação desse modelo da Tesla para uso em vias da República Tcheca. Esse veículo em específico é uma das primeiras picapes elétricas da marca que foi importada dos Estados Unidos para a Europa.

O tal Cybertruck tem até mesmo um site, patrocinadores e um perfil no Instagram, em que é mostrado suas viagens feitas pela Europa. Mesmo com várias alterações de design, como revestimento das bordas afiadas com borracha, para obter o registro e tentar resolver as críticas, esse automóvel gerou receio.

Sete grupos de segurança enviaram uma carta ao governo local expressando sérias preocupações sobre o formato, peso e tamanho da caminhonete elétrica, além de irregularidades no processo de aprovação. Eles acreditam que ter um veículo com várias quinas e inflexível pode ser uma escolha mais perigosa nas estradas.

Cybetruck não está de acordo com as leis europeias​


Por isso, essas organizações também registraram uma queixa para Martin Kupka, Ministro dos Transportes da República Tcheca, e para a Comissão Europeia, visando remover o Cybertruck das vias públicas. A carta ressalta que o EV foi registrado com um peso máximo de 3,5 toneladas, mas não é o que diz o manual do proprietário que estabelece a Classificação de Peso Bruto do Veículo de 4.007 kg a 4.159 kg.

Além disso, ele não atende aos regulamentos europeus, já que a lei exige que veículos pesados sejam equipados com limitadores de velocidade, uma regra que foi ignorada nesse caso. O texto ainda destaca a enorme pegada do caminhão, os pontos cegos expansivos, a ausência de zonas de deformação e a aceleração extrema, que segundo eles representa um perigo real para pedestres e outros usuários da estrada.

Entre os signatários da carta estão o Conselho Europeu de Segurança no Transporte, Eurocities, Clean Cities, Transport & Environment, POLIS – Cidades e Regiões pela Inovação no Transporte, Federação Internacional de Pedestres e Federação Europeia de Ciclistas. Eles reivindicam o cancelamento dos registros dos Tesla Cybertrucks que rodam atualmente nas estradas europeias e sua remoção das ruas públicas.

Comissão europeia se preocupa com Cybertruck​


Apesar do assunto não ter convencido o ministério dos transportes tcheco, a Comissão Europeia demonstrou mais interesse e pediu “mais informações sobre requisitos nacionais e medidas de segurança” para avaliar o registro, segundo o The Guardian.

 
Top