A Citroën revelou
, que traria ao Brasil o furgão elétrico ë-Jumpy. Hoje (29) a Stellantis realizou o lançamento oficial desse furgão e de seu irmão Peugeot e-Expert no Brasil. Essas versões elétricas virão importadas da França.
A diz que o uso ideal desses furgões elétricos é o chamado “last mile,” a entrega dos produtos para os consumidores finais. As rotas desse tipo de entrega é majoritariamente urbana e, geralmente, é de um galpão para uma rota de entrega pré-determina. Com um veículo elétrico essa rota pode ser otimizada para sua autonomia e reduzir os custos com combustível da empresa.
O conjunto de baterias fica sob o assoalho sem roubar o espaço da carga (Foto: Citroën | Divulgação)
VEJA TAMBÉM:
Tanto o Citroën ë-Jumpy quanto o Peugeot e-Expert contam com o mesmo pacote de equipamentos, serviços, garantia e preço. A escolha fica pelo desenho ou afinidade com a rede de concessionários.
O preço dos furgões parte de R$ 329.990. O valor é mais alto que o das versões diesel feitas no Uruguai, mas a Stellantis promete gastos menores para manter os veículos: o preço das revisões é 60% mais em conta.
A única diferença visual para a versão diesel é a tampa de acesso para a tomada de recarga no para-lamas dianteiro
A versão elétrica é importada da França (Foto: Citroën | Divulgação)
Toda a rede de concessionários será capacitada para atender esses veículos a partir de 2022 e a Peugeot possui os seus e-Centers, uma rede especializada em elétricos. A garantia do veículo é de 3 anos ou 100 mil km, as baterias de tração possuem 8 anos ou 160 mil km de garantia.
Uma parceria com a Faarte foi firmada para realizar o descarte das baterias quando chegarem ao final de seu ciclo de vida.
O volume de 6,1 m² é o mesmo das outras versões (Foto: Peugeot | Divulgação)
Cabe um pallet entre as caixas de roda na traseira (Foto: Citroën | Divulgação)(Foto: Citroën | Divulgação)
A capacidade de carga foi reduzida para 1 tonelada na versão elétrica (Foto: Citroën | Divulgação)
Os Citroën Jumpy e Peugeot Expert que conhecemos são movidos por um motor 1.6 turbodiesel e podem levar até 1.500 kg de carga. Suas versões elétricas usam um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm. É uma vantagem de 21 cv sobre o diesel, porém o torque é 4 kgfm menor.
A capacidade de carga é homologada para 1 tonelada, ante os 1.500 kg da versão diesel. Em compensação, o volume de carga de 6,1 m² foi mantido. O conjunto de baterias com capacidade para 75 kWh ficam sob o assoalho e não roubam espaço na área de carga.
Uma carga rápida de 45 minutos garante 80% da capacidade das baterias (Foto: Citroën | Divulgação)
Segundo o Inmetro, o Citroën ë-Jumpy e o Peugeot e-Expert possuem autonomia urbana de 330 km. A autonomia rodoviária não foi revelada, mas a velocidade máxima de 130 km/h reforça o apelo urbano desses furgões.
A carga completa dessas baterias leva 7h30min em rede trifásica de 11 kW. Uma carga rápida de 100 kW complete 80% de carga em apenas 45 minutos.
As versões à combustão desses furgões já são conhecidas pelo conforto e por serem fáceis de dirigir como um carro de passeio. Na versão elétrica essas características foram mantidas e ganharam alguns equipamentos que ajudam ainda mais a vida do trabalhador.
O freio de estacionamento é elétrico e os furgões conta com assistente de partida em rampa. Também vêm de série o sensor de fadiga, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
As diferenças para a versão diesel ficam no painel de instrumentos, na central multimídia e na falta de um cambio manual (Foto: Citroën | Divulgação)
O seletor do câmbio ocupa pouco espaço (Foto: Citroën | Divulgação)
O furgão é homologado para três ocupantes (Foto: Citroën | Divulgação)
Painel analógico é complementado pela tela digital que mostra o funcionamento do powertrain elétrico (Foto: Citroën | Divulgação)
Freio de estacionamento elétrico é outra exclusividade desses furgões (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por serem elétricos, o ë-Jumpy e o e-Expert possuem um câmbio com apenas uma marca à frente. Nesses modelos também é oferecida uma central multimídia, com conectividade Android Auto e Apple Car Play, tela de 7 polegadas, conta com a plataforma CART e exibe imagens de uma câmera de ré com visão 180°. A central já traz pontos de recarga mapeados em seu navegador.
O painel de instrumentos continua analógico, mas com uma tela digital no centro que mostra o funcionamento do powertrain elétrico. O motorista pode escolher entre três modos de condução: eco, normal ou power.
Ainda não andamos nessas versões elétricas, mas já avaliamos a versão diesel da Citroën Jumpy. Confira:
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A diz que o uso ideal desses furgões elétricos é o chamado “last mile,” a entrega dos produtos para os consumidores finais. As rotas desse tipo de entrega é majoritariamente urbana e, geralmente, é de um galpão para uma rota de entrega pré-determina. Com um veículo elétrico essa rota pode ser otimizada para sua autonomia e reduzir os custos com combustível da empresa.
O conjunto de baterias fica sob o assoalho sem roubar o espaço da carga (Foto: Citroën | Divulgação)
VEJA TAMBÉM:
Preços e garantia
Tanto o Citroën ë-Jumpy quanto o Peugeot e-Expert contam com o mesmo pacote de equipamentos, serviços, garantia e preço. A escolha fica pelo desenho ou afinidade com a rede de concessionários.
O preço dos furgões parte de R$ 329.990. O valor é mais alto que o das versões diesel feitas no Uruguai, mas a Stellantis promete gastos menores para manter os veículos: o preço das revisões é 60% mais em conta.
A única diferença visual para a versão diesel é a tampa de acesso para a tomada de recarga no para-lamas dianteiro
A versão elétrica é importada da França (Foto: Citroën | Divulgação)
Toda a rede de concessionários será capacitada para atender esses veículos a partir de 2022 e a Peugeot possui os seus e-Centers, uma rede especializada em elétricos. A garantia do veículo é de 3 anos ou 100 mil km, as baterias de tração possuem 8 anos ou 160 mil km de garantia.
Uma parceria com a Faarte foi firmada para realizar o descarte das baterias quando chegarem ao final de seu ciclo de vida.
Capacidade de carga e autonomia
O volume de 6,1 m² é o mesmo das outras versões (Foto: Peugeot | Divulgação)
Cabe um pallet entre as caixas de roda na traseira (Foto: Citroën | Divulgação)(Foto: Citroën | Divulgação)
A capacidade de carga foi reduzida para 1 tonelada na versão elétrica (Foto: Citroën | Divulgação)
Os Citroën Jumpy e Peugeot Expert que conhecemos são movidos por um motor 1.6 turbodiesel e podem levar até 1.500 kg de carga. Suas versões elétricas usam um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm. É uma vantagem de 21 cv sobre o diesel, porém o torque é 4 kgfm menor.
A capacidade de carga é homologada para 1 tonelada, ante os 1.500 kg da versão diesel. Em compensação, o volume de carga de 6,1 m² foi mantido. O conjunto de baterias com capacidade para 75 kWh ficam sob o assoalho e não roubam espaço na área de carga.
Uma carga rápida de 45 minutos garante 80% da capacidade das baterias (Foto: Citroën | Divulgação)
Segundo o Inmetro, o Citroën ë-Jumpy e o Peugeot e-Expert possuem autonomia urbana de 330 km. A autonomia rodoviária não foi revelada, mas a velocidade máxima de 130 km/h reforça o apelo urbano desses furgões.
A carga completa dessas baterias leva 7h30min em rede trifásica de 11 kW. Uma carga rápida de 100 kW complete 80% de carga em apenas 45 minutos.
Comodidade para o motorista
As versões à combustão desses furgões já são conhecidas pelo conforto e por serem fáceis de dirigir como um carro de passeio. Na versão elétrica essas características foram mantidas e ganharam alguns equipamentos que ajudam ainda mais a vida do trabalhador.
O freio de estacionamento é elétrico e os furgões conta com assistente de partida em rampa. Também vêm de série o sensor de fadiga, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
As diferenças para a versão diesel ficam no painel de instrumentos, na central multimídia e na falta de um cambio manual (Foto: Citroën | Divulgação)
O seletor do câmbio ocupa pouco espaço (Foto: Citroën | Divulgação)
O furgão é homologado para três ocupantes (Foto: Citroën | Divulgação)
Painel analógico é complementado pela tela digital que mostra o funcionamento do powertrain elétrico (Foto: Citroën | Divulgação)
Freio de estacionamento elétrico é outra exclusividade desses furgões (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por serem elétricos, o ë-Jumpy e o e-Expert possuem um câmbio com apenas uma marca à frente. Nesses modelos também é oferecida uma central multimídia, com conectividade Android Auto e Apple Car Play, tela de 7 polegadas, conta com a plataforma CART e exibe imagens de uma câmera de ré com visão 180°. A central já traz pontos de recarga mapeados em seu navegador.
O painel de instrumentos continua analógico, mas com uma tela digital no centro que mostra o funcionamento do powertrain elétrico. O motorista pode escolher entre três modos de condução: eco, normal ou power.
Ainda não andamos nessas versões elétricas, mas já avaliamos a versão diesel da Citroën Jumpy. Confira:
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