Notícia Sistema C-2-X avisa sobre buracos em tempo real

A precariedade da pavimentação de ruas e estradas no Brasil é quase uma “instituição” nacional. Buracos, ondulações, lombadas e má qualidade, tanto do asfalto quanto dos serviços de recapeamento, causam prejuízos enormes aos motoristas, em particular desníveis traiçoeiros de bueiros não realinhados para compensar a nova camada asfáltica. Isso sem contar o número enorme de lombadas que proliferam sem controle e fora das dimensões regulamentadas.

VEJA TAMBÉM:


A mais recente iniciativa de disciplinar a questão foi a Resolução nº 600 do Contran, de maio de 2016, quando se proibiu o uso de tachas, tachões e similares em vias públicas. Logo no artigo 1º há uma tentativa de frear a expansão descontrolada de lombadas.

“A ondulação transversal pode ser utilizada onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.”

Antigas e mesmo novas lombadas, contudo, estão fora dos padrões. E isso pode causar acidentes, além de aumento considerável no consumo de combustível e emissão de gases poluentes em razão de frenagens e acelerações desnecessárias.

A pintura sobre o obstáculo se desgasta ao longo do tempo e placas de sinalização estão muitas vezes mal colocadas ou mesmo inexistentes. Pacientes a bordo de ambulâncias sofrem com os solavancos. Danos em pneus, rodas e suspensões, além de desgaste maior dos freios, são outras consequências.

A partir de agora, buracos e obstáculos na pista como lombadas podem ser detectados e colocados em rede por alguns modelos Mercedes-Benz. Trata-se de uma evolução do sistema Car-2-X (em inglês, comunicação do carro para tudo em volta) da marca alemã. Desde 2016, três milhões de unidades do Classe S, nova geração do Classe C e, recentemente, do sedã elétrico EQS foram produzidas com o Car-2-X, disponível em mercados específicos.

A empresa desenvolveu um sistema que analisa o comportamento do veículo ao passar por irregularidades na pista. Para isso é necessário dispor de suspensões adaptativas (opcional, no Classe C) ou pneumáticas (de série, no Classe S e no EQS).

As variações podem ser captadas e enviadas em tempo real pela rede interconectada. Todos os veículos Car-2-X passam, então, a receber avisos de “cuidado com o buraco” e “atenção, redutor de velocidade”, de forma visual e sonora na tela multimídia, se o motorista habilitar esse tipo de informação.

É um recurso de ação colaborativa e de forma automática nos três modelos da marca. O sistema funciona com telefonia celular 4G, porém ficou mais rápido e confiável graças à tecnologia 5G, disponível na Europa, Estados Unidos, Japão, China e Coréia do Sul. A 5G chega aqui em 2022.

A Mercedes-Benz informou que ainda não tem previsão para Car-2-X no Brasil.

Alta Roda


QUEDA acentuada de , foi por falta de componentes eletrônicos, um fenômeno mundial. Fábricas estão paradas ou em ritmo extremamente lento ao redor do mundo. Em quase todos os países observaram-se recuos entre 20% e 30%. Aqui a diminuição em relação a agosto deste ano foi de 9% e de 32% frente a setembro de 2020. Fenabrave projeta que em 2021, com ajuda do bom desempenho de veículos pesados, o mercado total cresça apenas 4,8% sobre o ano passado.

GENERAL MOTORS anunciou nos EUA sua nova plataforma de atualização de softwares e sistemas eletrônicos de bordo em tempo real via internet. Batizado de Ultifi, a partir de 2023, vai facilitar a vida dos motoristas e gerar receitas que os fabricantes de veículos hoje entregam de graça às bigtechs do Vale do Silício. Tesla, como partiu do zero, foi a que mais avançou neste campo. Custos de manutenção de veículos, mesmo com motores a combustão, tendem também a ser menores.

MUSTANG ao oferecer maior desempenho e requinte frente aos concorrentes diretos. A Ford tem calibrado a oferta no mercado para manter certa exclusividade. O V-8 de aspiração natural, 5 litros e 483 cv obviamente não apresenta reações de um motor turbo, mas aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de cinco segundos indica que os fãs do modelo não se decepcionarão. Surpreendem as respostas precisas de direção e potência de frenagem para um carro de 1.814 kg.

GOVERNO do Estado de São Paulo, finalmente, diminuiu a alíquota de ICMS de 18% para 14,5% em modelos elétricos e híbridos novos. Assim, teve fim o desincentivo a esses veículos, que custam muito mais que modelos com motor a combustão em razão das baterias. Mas incentivo, de fato, não existe: alíquota do imposto é igual em ambos os casos. Os governos de vários países dão subsídios diretos a elétricos. Aqui como a carga fiscal é imensa, bastaria reduzi-la mesmo de forma simbólica.


O post apareceu primeiro em .

 
Top