A Scania apresentou uma série de novidades para a sua linha de caminhões para o mercado europeu: além dos novos motores, a montadora agora passa a ofertar retrovisores digital. Eles são câmeras de vídeo de alta resolução substituindo os espelhos convencionais.
Diferente dos outros caminhões que já possuem esse opcional, a optou por posicionar a câmera abaixo da janela lateral.
VEJA TAMBÉM:
Essa escolha se deve ao fato do motorista conseguir manter uma “conexão entre o que a câmera vê e que motorista vai ver ao olhar para a tela, tornando algo mais natural e instintiva em comparação com o posicionamento da câmera em outro lugar”.
Scania resgata a denominação SUPER no novo modelo
O sistema conta com 2 câmeras angulares de cada lado, diminuindo o ponto cego
Cada câmera instalada do lado do caminhão conta com duas lentes diferentes e angulares, aumentando o campo de visão do motorista e diminuindo o ponto cego, no qual, independentemente da combinação (caminhão + implemento), o caminhoneiro vai conseguir ver o final do implemento, o que facilita em manobras na hora da carga e descarga.
Ainda de acordo com a montadora, nos períodos noturnos, a câmera melhora a visibilidade e quando um carro ou caminhão está atrás ou até mesmo ultrapassando, o dispositivo é capaz de suavizar a luz, evitando assim um brilho em excesso nas telas instaladas dentro da cabine.
Já em condições de chuva, neve ou neblina, a câmera tem um sistema de aquecimento que mantém as lentes em pleno funcionamento.
Dentro da cabine, o retrovisor de câmera conta com 2 telas de 12,3 polegadas instaladas no pilar A do caminhão. As telas contam com uma divisão de imagem. A parte superior mostra a câmera angular mais aberta, essa para facilitar nas manobras, e a parte inferior, sendo a maior, mostra a segunda câmera, essa menos angular.
Tela de 12,3 polegadas de alta resolução instalada no pilar A do caminhão
O opcional está disponível para a maioria dos modelos da Série NTG provavelmente para as séries G, P, R e S.
Vídeo mostra os espelhos digitais em ação:
Se você é um leitor da nossa coluna de pesados, deve lembrar do nosso , e entre elas estava as câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Atualmente, os modelos que já contam com essa tecnologia são:
Mercedes-Benz Actros Mirror Can: único modelo com a tecnologia de retrovisores digitais vendido no Brasil
DAF_XG+ Mirror CAM conta com 3 câmeras, sendo uma em cada lateral mais uma na frente que mostra toda a frente
No caso da MAN, o sistema ganhou o nome de OptiView
O post apareceu primeiro em .
Diferente dos outros caminhões que já possuem esse opcional, a optou por posicionar a câmera abaixo da janela lateral.
VEJA TAMBÉM:
Essa escolha se deve ao fato do motorista conseguir manter uma “conexão entre o que a câmera vê e que motorista vai ver ao olhar para a tela, tornando algo mais natural e instintiva em comparação com o posicionamento da câmera em outro lugar”.
Scania resgata a denominação SUPER no novo modelo
O sistema conta com 2 câmeras angulares de cada lado, diminuindo o ponto cego
Cada câmera instalada do lado do caminhão conta com duas lentes diferentes e angulares, aumentando o campo de visão do motorista e diminuindo o ponto cego, no qual, independentemente da combinação (caminhão + implemento), o caminhoneiro vai conseguir ver o final do implemento, o que facilita em manobras na hora da carga e descarga.
Ainda de acordo com a montadora, nos períodos noturnos, a câmera melhora a visibilidade e quando um carro ou caminhão está atrás ou até mesmo ultrapassando, o dispositivo é capaz de suavizar a luz, evitando assim um brilho em excesso nas telas instaladas dentro da cabine.
Já em condições de chuva, neve ou neblina, a câmera tem um sistema de aquecimento que mantém as lentes em pleno funcionamento.
Dentro da cabine, o retrovisor de câmera conta com 2 telas de 12,3 polegadas instaladas no pilar A do caminhão. As telas contam com uma divisão de imagem. A parte superior mostra a câmera angular mais aberta, essa para facilitar nas manobras, e a parte inferior, sendo a maior, mostra a segunda câmera, essa menos angular.
Tela de 12,3 polegadas de alta resolução instalada no pilar A do caminhão
O opcional está disponível para a maioria dos modelos da Série NTG provavelmente para as séries G, P, R e S.
Vídeo mostra os espelhos digitais em ação:
Os caminhões que já possuem retrovisor de câmera
Se você é um leitor da nossa coluna de pesados, deve lembrar do nosso , e entre elas estava as câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Atualmente, os modelos que já contam com essa tecnologia são:
Mercedes-Benz Actros Mirror Can: único modelo com a tecnologia de retrovisores digitais vendido no Brasil
DAF_XG+ Mirror CAM conta com 3 câmeras, sendo uma em cada lateral mais uma na frente que mostra toda a frente
No caso da MAN, o sistema ganhou o nome de OptiView
O post apareceu primeiro em .