Notícia São Paulo (SP) prorroga isenção de IPVA e rodízio para carros elétricos e híbridos

A popularização dos carros elétricos e híbridos no Brasil colocou no ar uma dúvida sobre os atuais benefícios fiscais que possuem, como a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do rodízio de veículos. A Câmara Municipal de São Paulo (SP) aprovou a continuidade desses benefícios na cidade até 2030.

Para ela ser efetivada ainda falta uma segunda votação pelos vereadores e da sanção do prefeito Ricardo Nunes. Nessa primeira votação ela foi aprovada com unanimidade.

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O justifica isso por ser um incentivo ao uso de carros menos poluentes. Ele não cria distinção sobre os tipos de carros híbridos e inclui também modelos movidos a hidrogênio.

A cidade de São Paulo possui a particularidade de abrir mão da sua parte do IPVA para os carros elétricos e híbridos. A isenção só não é total pois o governo do estado ainda cobra a sua parte.

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Com R$ 100 mil já é possível ir para casa com um elétrico (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Os donos de carros elétricos e híbridos possuem o direito de receber uma devolução de até 103 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) da porção municipal do IPVA, o que equivale a R$ 3.642,08. A alíquota total lá é de 4% do valor do veículo.

Essa isenção de IPVA e do rodízio de veículos em São Paulo iria terminar no dia 31 de dezembro de 2024.

A quantidade de pessoas beneficiadas por essa medida tende a crescer. Os principais fabricantes instalados no Brasil já anunciaram a produção local de carros híbridos flex, com um foco em sistemas de eletrificação leves em curto prazo.

Quem saiu na frente foi a Fiat, com o Pulse e o Fastback Hybrid. O primeiro parte de R$ 125.990 na versão Audace Hybrid. Também já temos carros elétricos no Brasil a partir de R$ 99.990 com o Renault Kwid E-Tech.

 
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