Com 13 lançamentos, o mês de outubro empatou com novembro como os que tiveram maior volume de novidades no mercado. E foram carros de grande relevância, como veremos a seguir.
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Painel digital e central multimídia são de série (Foto: Renault | Divulgação)
O Kardian foi o lançamento mais importante da Renault no Brasil nos últimos anos e trouxe nova plataforma e novo motor para o país. Quando estreou no início do ano a única opção de câmbio era o de dupla embreagem, igualmente inédito.
Em outubro a versão de entrada Evolution ganhou a opção de um câmbio manual de seis marchas, o que fez dele o mais barato que o rival Fiat Pulse 1.3 aspirado. Essa caixa também é nova, vem importada da Europa e pode ser usada também com motores mais potentes que o 1.0 turbo.
O SUV ficou menos polêmico e ganhou opção de motor mais forte (Foto: Hyundai | Divulgação)
Mesmo sendo criticado pelo desenho estranho, o Hyundai Creta é o carro mais vendido do Brasil no varejo. A linha 2025 veio com um face-lift que deixou o SUV compacto alinhado com a gama internacional da marca e deixou o estilo menos controverso.
Dentre as novidades veio também um interior redesenhado e novos equipamentos. No topo da gama sai o motor 2.0 aspirado e entra um 1.6 turbo, que faz do Creta o SUV compacto mais potente do Brasil.
Para muitos esse é o carro mais bonito da VW, por isso a marca mexeu pouco (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Ao contrário do Creta, era praticamente uma unanimidade que o desenho do Volkswagen Nivus era bonito e bem resolvido. Por isso, a montadora foi cuidadosa no face-lift do SUV cupê.
Sua dianteira ficou mais limpa e elegante e na traseira veio a união das lanternas por um filete de LED. Os faróis dianteiros na versão Highline também possuem esse recurso. O motor 200 TSI ganhou um acerto para emitir menos que ajudou a reduzir o consumo. Já a versão GTS foi confirmada para 2025, junto da Sense.
A marca diz que pretende conquistar o agro, mas a proposta é a mais urbana do segmento (Foto: BYD | Divulgação)
A BYD deve ter sido a marca com a maior quantidade de lançamentos de carros novos no Brasil. A Shark foi sua entrada no concorrido segmento das caminhonetes médias.
O modelo chinês aposta no lado carro de passeio desses veículos. Seu sistema híbrido plug-in promete grande autonomia e a suspensão traseira independente não tem calibração para levar 1 tonelada como as rivais.
O carro é um perua elétrica de luxo, mas a marca é desconhecida no Brasil (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O grupo Geely é o atual dono da Volvo e criou a marca de luxo Zeekr para ficar acima da sueca. Essa divisão estreou no Brasil com a perua 001, que entrega grande autonomia e um padrão de acabamento no interior que justifica o preço. Cabe ao público decidir entre uma marca desconhecida ou as renomadas.
Visualmente, a linha 2025 basicamente recebeu nova grade frontal, com o emblema reposicionado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A Stellantis aposentou o motor V8 Hemi, com exceção de uma versão específica para veículos comerciais. Isso afetou a Ram 1500 vendida no Brasil, que usava o 5.7 de 400 cv.
O sucessor desse motor foi lançado no Brasil em outubro com uma reestilização da 1500. O novo Hurricane 6 é um seis cilindros em linha biturbo que entrega 426 cv. É a picape mais potente disponível no Brasil.
O irmão menor do Blazer EV traz mesmo padrão de tecnologia no interior, mas com proposta mais familiar (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O Chevrolet Equinox EV é o irmão menor do Blazer EV. Ele se difere por ter tração integral e uma proposta menos esportiva, mas por dentro o padrão de tecnologia e acabamento é similar.
Ela oferece bons atributos para o segmento (Foto: JAC | Divulgação)
Enquanto a BYD aposta numa picape de passeio, o lançamento da JAC nesse segmento tem pegada mais tradicional. A Hunter possui motor turbodiesel, câmbio automático da ZF de 8 marchas, pacote de equipamentos recheado a maior capacidade de carga do segmento e preço agressivo.
O elétrico ganhou mais autonomia e potência (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A Peugeot não desistiu de vender seus elétricos no Brasil. O E-2008 GT voltou com o mesmo face-lift que foi adotado na versão a combustão. Junto disse veio um ganho em potência e autonomia
É a Ranger mais barata, traz um bom pacote de equipamentos e visual diferenciado (Foto: Ford | Divulgação)
A nova geração da Ford Ranger estreou com sucesso no Brasil, graças as versões de topo com moto V6 diesel. Em outubro veio o lançamento de uma versão focada no custo/benefício para incomodar rivais que apostam no preço baixo, como a Fiat Titano e a Mitsubishi L200 Trition.
A Ranger Black substituiu a XLS 4×2 na gama. Ela conta com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de 6 marchas. O estilo escurecido segue o que muitos compradores fazem após tirar sua caminhonete da concessionária. Já o preço é mesmo de concorrentes em versão de trabalho com câmbio manual.
Essa versão virá em tiragem limitada de 35 unidades (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A BMW do Brasil trouxe a versão CS do M4 em uma tiragem limitada de 35 unidades. Esse modelo é mais potente, com 550 cv, e também traz peças em fibra de carbono para baixar o peso. Quem pagou R$ 1,4 milhão e pretende pilotar o carro, vai se divertir muito.
Maiores mudanças foram no pacote de equipamentos, que contam com itens únicos no segmento (Foto: Honda | Divulgação)
A nova geração do Honda City estreou em 2021 e já recebeu um leve face-lift. O lançamento foi focado em trazer novos equipamentos ao compacto, mas no exterior vieram novas rodas e uma diferenciação visual maior entre o sedã e o hatch na dianteira.
Dentre os destaques estão o pacote ADAS Honda Sensing aprimorado com a função Stop and Go no cruise control adaptativo, freio de estacionamento eletrônico nas versões de topo, ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphone por indução.
O modelos de entrada da marca ficou mais eficiente e barato (Foto: Lexus | Divulgação)
O é o carro de entrada da marca. O lançamento para a linha 2025 foi o novo sistema híbrido, que é mais potente e eficiente. O preço também foi reduzido, passando a custar R$ 299.990.
VEJA TAMBÉM:
Renault Kardian Manual
Painel digital e central multimídia são de série (Foto: Renault | Divulgação)
O Kardian foi o lançamento mais importante da Renault no Brasil nos últimos anos e trouxe nova plataforma e novo motor para o país. Quando estreou no início do ano a única opção de câmbio era o de dupla embreagem, igualmente inédito.
Em outubro a versão de entrada Evolution ganhou a opção de um câmbio manual de seis marchas, o que fez dele o mais barato que o rival Fiat Pulse 1.3 aspirado. Essa caixa também é nova, vem importada da Europa e pode ser usada também com motores mais potentes que o 1.0 turbo.
Hyundai Creta 2025
O SUV ficou menos polêmico e ganhou opção de motor mais forte (Foto: Hyundai | Divulgação)
Mesmo sendo criticado pelo desenho estranho, o Hyundai Creta é o carro mais vendido do Brasil no varejo. A linha 2025 veio com um face-lift que deixou o SUV compacto alinhado com a gama internacional da marca e deixou o estilo menos controverso.
Dentre as novidades veio também um interior redesenhado e novos equipamentos. No topo da gama sai o motor 2.0 aspirado e entra um 1.6 turbo, que faz do Creta o SUV compacto mais potente do Brasil.
Volkswagen Nivus 2025
Para muitos esse é o carro mais bonito da VW, por isso a marca mexeu pouco (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Ao contrário do Creta, era praticamente uma unanimidade que o desenho do Volkswagen Nivus era bonito e bem resolvido. Por isso, a montadora foi cuidadosa no face-lift do SUV cupê.
Sua dianteira ficou mais limpa e elegante e na traseira veio a união das lanternas por um filete de LED. Os faróis dianteiros na versão Highline também possuem esse recurso. O motor 200 TSI ganhou um acerto para emitir menos que ajudou a reduzir o consumo. Já a versão GTS foi confirmada para 2025, junto da Sense.
BYD Shark
A marca diz que pretende conquistar o agro, mas a proposta é a mais urbana do segmento (Foto: BYD | Divulgação)
A BYD deve ter sido a marca com a maior quantidade de lançamentos de carros novos no Brasil. A Shark foi sua entrada no concorrido segmento das caminhonetes médias.
O modelo chinês aposta no lado carro de passeio desses veículos. Seu sistema híbrido plug-in promete grande autonomia e a suspensão traseira independente não tem calibração para levar 1 tonelada como as rivais.
Zeekr 001
O carro é um perua elétrica de luxo, mas a marca é desconhecida no Brasil (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O grupo Geely é o atual dono da Volvo e criou a marca de luxo Zeekr para ficar acima da sueca. Essa divisão estreou no Brasil com a perua 001, que entrega grande autonomia e um padrão de acabamento no interior que justifica o preço. Cabe ao público decidir entre uma marca desconhecida ou as renomadas.
Ram 1500 Hurricane 6
Visualmente, a linha 2025 basicamente recebeu nova grade frontal, com o emblema reposicionado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A Stellantis aposentou o motor V8 Hemi, com exceção de uma versão específica para veículos comerciais. Isso afetou a Ram 1500 vendida no Brasil, que usava o 5.7 de 400 cv.
O sucessor desse motor foi lançado no Brasil em outubro com uma reestilização da 1500. O novo Hurricane 6 é um seis cilindros em linha biturbo que entrega 426 cv. É a picape mais potente disponível no Brasil.
Chevrolet Equinox EV
O irmão menor do Blazer EV traz mesmo padrão de tecnologia no interior, mas com proposta mais familiar (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O Chevrolet Equinox EV é o irmão menor do Blazer EV. Ele se difere por ter tração integral e uma proposta menos esportiva, mas por dentro o padrão de tecnologia e acabamento é similar.
JAC Hunter
Ela oferece bons atributos para o segmento (Foto: JAC | Divulgação)
Enquanto a BYD aposta numa picape de passeio, o lançamento da JAC nesse segmento tem pegada mais tradicional. A Hunter possui motor turbodiesel, câmbio automático da ZF de 8 marchas, pacote de equipamentos recheado a maior capacidade de carga do segmento e preço agressivo.
Peugeot E-2008 GT 2025
O elétrico ganhou mais autonomia e potência (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A Peugeot não desistiu de vender seus elétricos no Brasil. O E-2008 GT voltou com o mesmo face-lift que foi adotado na versão a combustão. Junto disse veio um ganho em potência e autonomia
Ford Ranger Black
É a Ranger mais barata, traz um bom pacote de equipamentos e visual diferenciado (Foto: Ford | Divulgação)
A nova geração da Ford Ranger estreou com sucesso no Brasil, graças as versões de topo com moto V6 diesel. Em outubro veio o lançamento de uma versão focada no custo/benefício para incomodar rivais que apostam no preço baixo, como a Fiat Titano e a Mitsubishi L200 Trition.
A Ranger Black substituiu a XLS 4×2 na gama. Ela conta com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de 6 marchas. O estilo escurecido segue o que muitos compradores fazem após tirar sua caminhonete da concessionária. Já o preço é mesmo de concorrentes em versão de trabalho com câmbio manual.
BMW M4 CS
Essa versão virá em tiragem limitada de 35 unidades (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A BMW do Brasil trouxe a versão CS do M4 em uma tiragem limitada de 35 unidades. Esse modelo é mais potente, com 550 cv, e também traz peças em fibra de carbono para baixar o peso. Quem pagou R$ 1,4 milhão e pretende pilotar o carro, vai se divertir muito.
Honda City 2025
Maiores mudanças foram no pacote de equipamentos, que contam com itens únicos no segmento (Foto: Honda | Divulgação)
A nova geração do Honda City estreou em 2021 e já recebeu um leve face-lift. O lançamento foi focado em trazer novos equipamentos ao compacto, mas no exterior vieram novas rodas e uma diferenciação visual maior entre o sedã e o hatch na dianteira.
Dentre os destaques estão o pacote ADAS Honda Sensing aprimorado com a função Stop and Go no cruise control adaptativo, freio de estacionamento eletrônico nas versões de topo, ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphone por indução.
Lexus UX300h
O modelos de entrada da marca ficou mais eficiente e barato (Foto: Lexus | Divulgação)
O é o carro de entrada da marca. O lançamento para a linha 2025 foi o novo sistema híbrido, que é mais potente e eficiente. O preço também foi reduzido, passando a custar R$ 299.990.