Após um marasmo, a indústria automotiva brasileira voltou a crescer. Isso foi visto não apenas nas vendas como também nos lançamentos. O ano de 2024 foi movimentado e já começou com algumas estrias importantes.
Vamos fazer uma retrospectiva de 2024 com os lançamentos de cada mês. A exceção ficará nessa primeira edição pois janeiro teve apenas um modelo novo chegado às concessionárias.
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Os faróis em LED e os seis airbags tornaram o Duster mais relevante no mercado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O único lançamento de janeiro foi o Renault Duster Plus. O SUV compacto ganhou algumas melhorias pontuais que o tornou mais competitivo.
Ele recebeu faróis em LED, seis air-bags, novo console central com apoio de braço integrado, regulagem elétrica de altura dos faróis, entradas USB do tipo C, carregador de smartphone por indução e detalhes em laranja na versão Iconic.
Na mecânica ele seguiu com os conhecidos 1.6 aspirado e 1.3 turbo. O reforço na segurança foi bem-vindo em um carro com proposta familiar e apreciado pelo espaço interno.
O Classe E estreou novas tecnologias da marca no Brasil (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
O Classe E é o mostruário de tecnologias da Mercedes-Benz. A nova geração chegou ao Brasil trazendo como destaque a conectividade, que permite o proprietário monitorar o carro a distância pelo smartphone.
O sedã de luxo veio na versão E 300, com motor 2.0 turbo a gasolina auxiliado por um sistema híbrido leve de 48 volts. Ele atua em um segmento bastante nichado, mas que ainda possui público fiel.
O novo CR-V utiliza o eficiente sistema híbrido E:HEV desenvolvido pela Honda (Foto: Honda | Divulgação)
Os importados da Honda possuem um público fiel, que está sempre trocando o modelo antigo pelo novo. O novo foi lançado em fevereiro com motorização híbrida, utilizando o eficiente sistema E:HEV.
O SUV da marca japonesa conta com um interior bastante caprichado, que ajuda a justificar o valor. Seu visual discreto faz dele uma opção para quem busca conforto e não quer chamar atenção.
O preço de lançamento do Tiggo 7 Sport era similar ao de SUVs compactos, o valor subiu mas continua agressivo (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O segmento dos SUVs médios tem modelos com preço inicial acima de R$ 170 mil. A Caoa Chery começou 2024 chutando o pau da barraca ao lançar o Tiggo 7 Sport por R$ 134.990.
Esse preço era similar ao de modelos compactos em versões mais simples. Além de ser um carro maior, o Tiggo 7 Sport ainda traz um pacote de equipamentos bem servido e bom acabamento. Hoje ele parte de R$ 146.990, ainda é bem menos que os rivais diretos.
O furgão elétrico estava rodando em testes, agora está disponível para a venda junto da versão chassi (Foto: Ford | Divulgação)
A Ford trouxe o E-Transit em 2023 para avaliar com frotistas parceiros. Em fevereiro de 2024 o furgão elétrico foi lançado com uma gama completa, que inclui a versão chassi-cabine.
A autonomia no ciclo do Inmetro fica em 193 km, o foco desses utilitários é realizar entregas urbanas.
O Dolphin Mini gerou polêmica antes de ser lançado devido a especulações sobre seu preço, hoje ele é o elétrico mais vendido do Brasil (Foto: BYD | Divulgação)
Desde o início do ano de 2024, esse foi o lançamento mais aguardado. Nas vésperas da estreia do BYD Dolphin Mini teve influencers dizendo que custaria R$ 100 mil e na campanha de lançamento teria R$ 10 mil de descontos. Isso aumentou ainda mais as expectativas, principalmente após outras montadoras reduzirem os preços de seus elétricos.
O preço final foi de R$ 115.800, um valor agressivo para o que o Dolphin Mini oferece, mas ainda assim decepcionou quem acreditou nos influencers. Passada toda essa celeuma do lançamento, o compacto da BYD engrenou nas vendas e tomou o posto de carro elétrico mais vendido do país.
A versão com terceira fileira de assentos chegou às lojas depois do modelo de 5 lugares (Foto: Citroën | Divulgação)
A Citroën lançou toda a família do C3 Aircross no mesmo evento, em 2023. Mas as concessionárias receberam primeiro o modelo de cinco lugares, a versão com a terceira fileira de assentos começou a ser vendida apenas em janeiro de 2024.
Esse SUV compacto é o carro de sete lugares mais barato do Brasil e conta com motor 1.0 turbo de 130 cv. Seu único rival é a longeva minivan Chevrolet Spin, que foi atualizada no mês seguinte.
Nova geração do Série 5 veio apenas como elétrico nesse primeiro momento (Foto: BMW | Divulgação)
A BMW lançou o i5 em fevereiro para marcar a chegada do novo Série 5 ao país. O sedã executivo vem apenas na versão esportiva M60, com autonomia de 391 km no ciclo do Inmetro.
Vamos fazer uma retrospectiva de 2024 com os lançamentos de cada mês. A exceção ficará nessa primeira edição pois janeiro teve apenas um modelo novo chegado às concessionárias.
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Renault Duster Plus
Os faróis em LED e os seis airbags tornaram o Duster mais relevante no mercado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O único lançamento de janeiro foi o Renault Duster Plus. O SUV compacto ganhou algumas melhorias pontuais que o tornou mais competitivo.
Ele recebeu faróis em LED, seis air-bags, novo console central com apoio de braço integrado, regulagem elétrica de altura dos faróis, entradas USB do tipo C, carregador de smartphone por indução e detalhes em laranja na versão Iconic.
Na mecânica ele seguiu com os conhecidos 1.6 aspirado e 1.3 turbo. O reforço na segurança foi bem-vindo em um carro com proposta familiar e apreciado pelo espaço interno.
Mercedes-Benz Classe E
O Classe E estreou novas tecnologias da marca no Brasil (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
O Classe E é o mostruário de tecnologias da Mercedes-Benz. A nova geração chegou ao Brasil trazendo como destaque a conectividade, que permite o proprietário monitorar o carro a distância pelo smartphone.
O sedã de luxo veio na versão E 300, com motor 2.0 turbo a gasolina auxiliado por um sistema híbrido leve de 48 volts. Ele atua em um segmento bastante nichado, mas que ainda possui público fiel.
Honda CR-V
O novo CR-V utiliza o eficiente sistema híbrido E:HEV desenvolvido pela Honda (Foto: Honda | Divulgação)
Os importados da Honda possuem um público fiel, que está sempre trocando o modelo antigo pelo novo. O novo foi lançado em fevereiro com motorização híbrida, utilizando o eficiente sistema E:HEV.
O SUV da marca japonesa conta com um interior bastante caprichado, que ajuda a justificar o valor. Seu visual discreto faz dele uma opção para quem busca conforto e não quer chamar atenção.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport
O preço de lançamento do Tiggo 7 Sport era similar ao de SUVs compactos, o valor subiu mas continua agressivo (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O segmento dos SUVs médios tem modelos com preço inicial acima de R$ 170 mil. A Caoa Chery começou 2024 chutando o pau da barraca ao lançar o Tiggo 7 Sport por R$ 134.990.
Esse preço era similar ao de modelos compactos em versões mais simples. Além de ser um carro maior, o Tiggo 7 Sport ainda traz um pacote de equipamentos bem servido e bom acabamento. Hoje ele parte de R$ 146.990, ainda é bem menos que os rivais diretos.
Ford E-Transit
O furgão elétrico estava rodando em testes, agora está disponível para a venda junto da versão chassi (Foto: Ford | Divulgação)
A Ford trouxe o E-Transit em 2023 para avaliar com frotistas parceiros. Em fevereiro de 2024 o furgão elétrico foi lançado com uma gama completa, que inclui a versão chassi-cabine.
A autonomia no ciclo do Inmetro fica em 193 km, o foco desses utilitários é realizar entregas urbanas.
BYD Dolphin Mini
O Dolphin Mini gerou polêmica antes de ser lançado devido a especulações sobre seu preço, hoje ele é o elétrico mais vendido do Brasil (Foto: BYD | Divulgação)
Desde o início do ano de 2024, esse foi o lançamento mais aguardado. Nas vésperas da estreia do BYD Dolphin Mini teve influencers dizendo que custaria R$ 100 mil e na campanha de lançamento teria R$ 10 mil de descontos. Isso aumentou ainda mais as expectativas, principalmente após outras montadoras reduzirem os preços de seus elétricos.
O preço final foi de R$ 115.800, um valor agressivo para o que o Dolphin Mini oferece, mas ainda assim decepcionou quem acreditou nos influencers. Passada toda essa celeuma do lançamento, o compacto da BYD engrenou nas vendas e tomou o posto de carro elétrico mais vendido do país.
Citroën C3 Aircross de 7 lugares
A versão com terceira fileira de assentos chegou às lojas depois do modelo de 5 lugares (Foto: Citroën | Divulgação)
A Citroën lançou toda a família do C3 Aircross no mesmo evento, em 2023. Mas as concessionárias receberam primeiro o modelo de cinco lugares, a versão com a terceira fileira de assentos começou a ser vendida apenas em janeiro de 2024.
Esse SUV compacto é o carro de sete lugares mais barato do Brasil e conta com motor 1.0 turbo de 130 cv. Seu único rival é a longeva minivan Chevrolet Spin, que foi atualizada no mês seguinte.
BMW i5
Nova geração do Série 5 veio apenas como elétrico nesse primeiro momento (Foto: BMW | Divulgação)
A BMW lançou o i5 em fevereiro para marcar a chegada do novo Série 5 ao país. O sedã executivo vem apenas na versão esportiva M60, com autonomia de 391 km no ciclo do Inmetro.