O ano de 2024 foi bastante positivo para a indústria automotiva brasileira. Ele começou com anúncios de investimentos vindos de todas as montadoras instaladas no país, graças aos incentivos do programa Mover. Ao todo foram 89 lançamentos de janeiro a dezembro.
Contamos apenas os modelos novos, reestilizações, trocas de gerações, versões inéditas e mudanças significativas como troca de motores. Mudanças de ano/modelo com apenas alterações em preços e pacote de equipamentos ficaram de fora.
VEJA TAMBÉM:
Como foram muitas novidades, listamos aqui uma retrospectiva de todos os lançamentos que ocorreram no Brasil em 2024. Em cada mês terá um link para uma matéria mais completa sobre o período.
Faróis em LED, airbags de cortina e outras novidades tornaram o Duster relevante novamente (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Os lançamentos em janeiro são raros, nesse mês as montadoras e os jornalistas tiram férias. A Renault foi a única com novidade, com uma atualização no Duster que trouxe equipamentos importantes.
O compacto elétrico chegou com muitas expectativas (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O início de 2024 foi marcado pela expectativa do lançamento do BYD Dolphin Mini. O compacto elétrico já estava gerando polêmicas antes de estrear.
A última minivan do mercado tomou um banho de loja que a deixou melhor que muita novidade (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O primeiro trimestre fechou com três novidades grandes: a Fiat Titano, uma atualização profunda do Chevrolet Spin e o lançamento do Renault Kardian. Esse terceiro foi premiado como carro do ano.
Ponteiras duplas do escapamento indicam a presença do motor furioso do Commander (Foto: Jeep | Divulgação)
Abril foi o mês dos face-lifts, a única geração nova mesmo foi a do Ford Mustang. Já na dupla da Jeep veio um motor 2.0 turbo a gasolina com muito desempenho.
O compacto elétrico sueco tem preço de SUV médio com motor a combustão (Foto: Volvo | Divulgação)
Em maio o mercado deu uma diminuída nas novidades, mas ainda assim tiveram lançamentos relevantes. O principal foi o face-lift do Volkswagen T-Cross, outros importante foi o Volvo EX30.
Os sedãs foram o destaque nesse mês (Foto: Nissan | Divulgação)
Em junho notamos uma briga entre duas chinesas grandes pela atenção do público. A GWM lançou uma versão plug-in de entrada do Haval H6, já a BYD estreou no segmento de sedãs.
A gama do Renegade foi reajustada para continuar competitivo (Foto: Jeep | Divulgação)
Uma das polêmicas geradas pelo BYD Dophin Mini em fevereiro foi ter apenas quatro lugares, isso foi resolvido em julho com uma versão homologada para levar três no banco traseiro.
A versão feita na Argentina adotou o motor turbo da Fiat (Foto: Peugeot | Divulgação)
O tão aguardado Peugeot 2008 produzido na Argentina chegou em agosto. Até então o SUV vinha apenas como importado da Europa e com motor elétrico, o modelo latino utiliza o 1.0 turbo Firefly.
Esse deve ter sido o carro com posicionamento mais agressivo que chegou em 2024 (Foto: Citroën | Divulgação)
Em setembro os destaques foram os carros elétricos. Foram quatro novos, desde um SUV compacto a um Chevrolet luxuoso que custa quase R$ 500 mil.
Grade, capas dos retrovisores, rodas e para-choque traseiro são em cinza escuro (Foto: Ford | Divulgação)
Outubro empatou com novembro com 13 lançamentos, foram os meses mais movimentados do ano. Aqui o destaque ficou para a Ford Ranger Black, versão de bom custo/benefício que ajudou o modelo a crescer nas vendas.
O compacto é o híbrido mais barato do Brasil (Foto: Fiat | Divulgação)
Mesmo com muitos lançamentos, a Fiat tomou as manchetes com as versões híbridas do Pulse e do Fastback. Esse sistema leve irá parar em outros carros da Stellantis nos próximos anos.
A Chevrolet encerrou o ano com o novo Equinox a combustão (Foto: Chevrolet | Divulgação)
O ano fechou com a Chevrolet lançando uma nova geração do Equinox e colocando injeção direta nos motores turbo nacionais. A Ram contribuiu lançando a versão de entrada da Rampage.
Contamos apenas os modelos novos, reestilizações, trocas de gerações, versões inéditas e mudanças significativas como troca de motores. Mudanças de ano/modelo com apenas alterações em preços e pacote de equipamentos ficaram de fora.
VEJA TAMBÉM:
Como foram muitas novidades, listamos aqui uma retrospectiva de todos os lançamentos que ocorreram no Brasil em 2024. Em cada mês terá um link para uma matéria mais completa sobre o período.
Janeiro
Faróis em LED, airbags de cortina e outras novidades tornaram o Duster relevante novamente (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Os lançamentos em janeiro são raros, nesse mês as montadoras e os jornalistas tiram férias. A Renault foi a única com novidade, com uma atualização no Duster que trouxe equipamentos importantes.
- Renault Duster Plus
Fevereiro
O compacto elétrico chegou com muitas expectativas (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O início de 2024 foi marcado pela expectativa do lançamento do BYD Dolphin Mini. O compacto elétrico já estava gerando polêmicas antes de estrear.
- Mercedes-Benz Classe E
- Honda CR-V
- Caoa Chery Tiggo 7 Sport
- Ford E-Transit
- BYD Dolphin Mini
- Citroën C3 Aircross 7 lugares
- BMW i5
Março
A última minivan do mercado tomou um banho de loja que a deixou melhor que muita novidade (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O primeiro trimestre fechou com três novidades grandes: a Fiat Titano, uma atualização profunda do Chevrolet Spin e o lançamento do Renault Kardian. Esse terceiro foi premiado como carro do ano.
- Fiat Titano
- Chevrolet Spin
- Renault Kardian
- Volkswagen Polo Robust
- Audi RS6 Avant
- BMW iX1 eDrive20
Abril
Ponteiras duplas do escapamento indicam a presença do motor furioso do Commander (Foto: Jeep | Divulgação)
Abril foi o mês dos face-lifts, a única geração nova mesmo foi a do Ford Mustang. Já na dupla da Jeep veio um motor 2.0 turbo a gasolina com muito desempenho.
- Chevrolet S10
- Jeep Compass Hurricane
- Jeep Commander Hurricane
- Chevrolet Trailblazer
- BYD Tan 2025 (Face-lift)
- Toyota Corolla Cross 2025 (Face-lift)
- Ford Mustang GT
Maio
O compacto elétrico sueco tem preço de SUV médio com motor a combustão (Foto: Volvo | Divulgação)
Em maio o mercado deu uma diminuída nas novidades, mas ainda assim tiveram lançamentos relevantes. O principal foi o face-lift do Volkswagen T-Cross, outros importante foi o Volvo EX30.
- Volvo EX30
- BMW 530e
- Audi A4 Quattro
- Audi A5 Quattro
- Volkswagen T-Cross 2025 (face-lift)
- Nissan Versa SR
Junho
Os sedãs foram o destaque nesse mês (Foto: Nissan | Divulgação)
Em junho notamos uma briga entre duas chinesas grandes pela atenção do público. A GWM lançou uma versão plug-in de entrada do Haval H6, já a BYD estreou no segmento de sedãs.
- GWM Haval H6 PHEV19
- Nissan Sentra 2025 (face-lift)
- BYD King
- Renault Kangoo
- Kia Carnival
- Mini Countryman SE
Julho
A gama do Renegade foi reajustada para continuar competitivo (Foto: Jeep | Divulgação)
Uma das polêmicas geradas pelo BYD Dophin Mini em fevereiro foi ter apenas quatro lugares, isso foi resolvido em julho com uma versão homologada para levar três no banco traseiro.
- BMW X2
- BYD Song Pro
- Mini Cooper S
- BYD Dolphin Mini 5 lugares
- Jeep Renegade Altitude, Sahara e Willys
Agosto
A versão feita na Argentina adotou o motor turbo da Fiat (Foto: Peugeot | Divulgação)
O tão aguardado Peugeot 2008 produzido na Argentina chegou em agosto. Até então o SUV vinha apenas como importado da Europa e com motor elétrico, o modelo latino utiliza o 1.0 turbo Firefly.
- Peugeot 2008 latino-americano
- Citroën C3 1.0 turbo
- Caoa Chery Tiggo 8 2025 (face-lift)
- Volkswagen Amarok 2025 (face-lift)
- Lexus RX 450h+
- Jeep Wrangler 2025 (face-lift)
- Jeep Gladiator 2025 (face-lift)
- Mercedes-AMG C63 S E Performance
- Hyundai Palisade
- Fiat Argo Endurance
- Kia EV5
Setembro
Esse deve ter sido o carro com posicionamento mais agressivo que chegou em 2024 (Foto: Citroën | Divulgação)
Em setembro os destaques foram os carros elétricos. Foram quatro novos, desde um SUV compacto a um Chevrolet luxuoso que custa quase R$ 500 mil.
- BYD Yuan Pro
- Peugeot 208 2025
- Mini Cooper E e Cooper SE
- Hyundai Ioniq 5
- Mitsubishi Pajero Sport 2025
- Chevrolet Blazer EV
- Audi Q7 2025 (face-lift)
- Citroën Basalt
- Audi Q8 2025 (face-lift)
Outubro
Grade, capas dos retrovisores, rodas e para-choque traseiro são em cinza escuro (Foto: Ford | Divulgação)
Outubro empatou com novembro com 13 lançamentos, foram os meses mais movimentados do ano. Aqui o destaque ficou para a Ford Ranger Black, versão de bom custo/benefício que ajudou o modelo a crescer nas vendas.
- Renault Kardian manual
- Hyundai Creta 2025 (face-lift)
- Volkswagen Nivus 2025 (face-lift)
- BYD Shark
- Zeekr 001
- Ram 1500 Hurricane 6
- Chevrolet Equinox EV
- JAC Hunter
- Peugeot E-2008 GT 2025
- Ford Ranger Black
- BMW M4 CS
- Honda City 2025 (face-lift)
- Lexus UX300h
Novembro
O compacto é o híbrido mais barato do Brasil (Foto: Fiat | Divulgação)
Mesmo com muitos lançamentos, a Fiat tomou as manchetes com as versões híbridas do Pulse e do Fastback. Esse sistema leve irá parar em outros carros da Stellantis nos próximos anos.
- Mitsubishi Triton
- Fiat Pulse Hybrid
- Fiat Fastback Hybrid
- Zeekr X
- Ram Rampage 2.2 diesel
- Volkswagen T-Cross Sense
- Volkswagen Virtus Sense
- Ford F-150
- BMW X2 M35i
- Mini Countryman JCW
- Porsche Macan elétrico
- BYD Song Premium
- Hyundai Tucson 2025 (face-lift)
Dezembro
A Chevrolet encerrou o ano com o novo Equinox a combustão (Foto: Chevrolet | Divulgação)
O ano fechou com a Chevrolet lançando uma nova geração do Equinox e colocando injeção direta nos motores turbo nacionais. A Ram contribuiu lançando a versão de entrada da Rampage.
- Chevrolet Equinox Turbo
- Ram Rampage Big Horn
- Chevrolet Tracker e Montana com injeção direta
- Mercedes-AMG GLC 63 S E Performance Coupé
- Mercedes-Benz Sprinter elétrica