Contran divulga novos prazos pra renovação da CNH, que estavam suspensos, além de cronograma para registro e transferência de veículos
Conforme publicado no Diário Oficial da União, a Deliberação Contran 243 retoma os prazos para , além de restabelecer os prazos para registro, licenciamento e transferência de propriedade de veículos. A nova deliberação revoga assim a portaria 208 e a Resolução no. 828, de 8/04/2021.
Vale lembrar que os prazos para renovação de CNHs desde março de 2020 em função da pandemia de Covid-19. Agora, eles já foram retomados, com um novo cronograma que contempla as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, procurando assim evitar filas. O condutor, porém, pode antecipar o processo no momento que achar mais oportuno, independentemente do novo calendário de renovação.
Veja o cronograma abaixo:
No caso de registro de veículo, um veículo novo adquirido entre 26 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021 deve ser registrado e licenciado até 31 de dezembro de 2021.
Já quanto à transferência de veículo, um veículo comprado entre 12 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021 deve ser transferido até 31 de dezembro de 2021.
Vale reforçar que o processo de renovação de CNH pode ser feito de forma online pelo portal do Detran ( ), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital. Caso opte pela renovação presencial, deve fazer o agendamento da data no portal do Poupatempo ( no posto que deseja ser atendido.
Para as categorias C, D ou E, primeiro deve-se marcar o exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas. Já os condutores com CNH categorias A e B devem agendar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran, enquanto os profissionais que exercem atividade remunerada também precisam fazer o exame psicológico.
No caso do Detran.SP, a taxa de emissão do documento é de R$ 107, já incluindo o envio pelos Correios. É possível ainda optar pela CNH no formato digital, válida em todo o país e disponibilizada pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) para Android e iOS.
Foto: Divulgação/Arquivo
The post appeared first on .