Notícia Renault treina bombeiros contra incêndios em carros elétricos

Os vídeos de incêndios em carros elétricos viralizam nas redes socias, principalmente em páginas que militam contra esse tipo de veículo. No Brasil ainda não houveram casos desse incidente. A Renault realizou um treinamento com 5º Grupamento dos Bombeiros de São Paulo para prepará-los caso isso ocorra.

A principal diferença entre um incêndio em um carro elétrico para o de um veículo a combustão é na hora de controlar as chamas na bateria. Se esse componente pega fogo ou for o foco, as chamas irão perdurar até que todo o componente seja consumido.

Treinamento de incêndio em carros elétrico Renault bombeiros sp

Os bombeiros aprenderam a diferenciar um elétrico de um carro a combustão

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Durante o treinamento a Renault mostrou para os bombeiros os principais equipamentos dos carros elétricos e suas diferenças para os modelos a combustão. Os emblemas, ausência de escapamento e a tomada de recarga são os sinais mais fáceis de serem notados.

Também foi explicado que a bateria dos carros elétricos sempre terá alguma carga, mesmo se o indicador do painel indicar 0%. O chicote de alta tensão é sempre na cor laranja, para facilitar a indicação, e não deve ser cortado.

Se o carro elétrico pegar fogo, mas as chamas não forem provenientes das baterias, o controle deve ser feito da forma tradicional. Os cuidados adicionais devem ser tomados se a fonte de energia for envolvida.

Treinamento de incêndio em carros elétrico Renault bombeiros sp

Algumas soluções facilitam o controle das chamas nas baterias

O primeiro cuidado que o bombeiro deve tomar é encontrar o SD Switch, a tomada de serviço que faz a desconexão do sistema de alta tensão. Nos carros elétricos são indicados pontos onde podem ser cortados em caso de incêndio para facilitar o trabalho.

Um fator que pode iniciar o incêndio num carro elétrico é a fuga térmica. Isso ocorre em casos de superaquecimento, curto-circuito ou perfuração nas baterias. Os três passos para controlar o fogo são:

  • Resfriamento – o bombeiro joga água na bateria para reduzir sua temperatura até o fim da queima.
  • Queima controlada –o carro é colocado em um local seguro para aguardar a queima completa do pack de bateria.
  • Imersão – o veículo é submerso em água para anular a fuga térmica da bateria. Nos veículos elétricos da Renault, é possível inundar a estrutura da bateria por meio do Fireman Access, um disco de ruptura na parte superior do pacote de baterias, desenvolvido para uso dos bombeiros.

Em casos onde há o vazamento de eletrólitos, o que ocorre após um acidente, os bombeiros devem usar máscaras e luvas para evitar intoxicação.

Nos carros da Renault existe um acesso para bombeiros no pacote de baterias, que pode ser rompido pelo jato de água das mangueiras. Ele é feito de forma que a água possa ser levada diretamente para o interior da bateria e apagar o incêndio mais rápido que a imersão.

De acordo com o , foram registrados apenas 500 incêndios em carros elétricos em todo o mundo desde 2010. O órgão diz que a probabilidade de um veículo elétrico se incendiar é de 0,0012%, contra 0,1% de um veículo à combustão.

 
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