Renault explica quanto tempo antes do lançamento são feitas essas clínicas com clientes e como funcionam as etapas desse processo
Quando as montadoras fazem um lançamento, normalmente, realizam clínicas com alguns clientes para saber a aceitação do público, do visual ao preço. Se você tem curiosidade de saber como funcionam esses “testes clínicos”, a divulgou em detalhes cada etapa do processo.
Essas pesquisas são feitas três anos antes do lançamento do novo carro, o que, segundo a empresa, corresponde a quase metade do prazo de desenvolvimento de aproximadamente cinco anos. Normalmente são usados protótipos e, sempre que possível, as apresentações em diferentes países são feitas simultaneamente para ajudar no controle de sigilo das informações.
De acordo com Céline, gerente de Inteligência do Consumidor e especialista em tendências de mercado para o Renault Group, o objetivo é avaliar as reações dos potenciais clientes e suas opiniões, comparando o novo modelo com os concorrentes. Um ponto chave, por exemplo, é a aceitação do preço considerando as características e equipamentos do veículo.
“O teste clínico é um evento importante e bastante aguardado, não só pelo pessoal de projeto, mas por outras equipes também… Este é um momento da verdade e validação para um veículo em desenvolvimento”, afirma Céline.
De acordo com a empresa, o Renault Group realiza de cinco a dez testes clínicos a cada ano. “Se eu disser que a quase totalidade dos carros lançados em 2024 tiveram um protótipo testado durante uma apresentação em 2021, você já pode ter uma ideia da extensão do planejamento e do ritmo frenético que estamos vivendo atualmente”, completa.
Para a realização desses testes, há pelo menos oito semanas de preparação: da escolha dos participantes ao relatório de resultados. Até a disposição dos carros é avaliada para que não haja influência sobre os potenciais clientes. Os modelos são expostos juntos, como em um showroom, para oferecer, por exemplo, a percepção de proporções. São avaliadas todas as reações, sejam elas verbais ou não.
Os resultados são apresentados em até seis semanas, podendo levar à interrupção de um projeto ou ao adiamento do cronograma para incluir as correções necessárias. O Renault Group informa que, recentemente, antecipou essa etapa para ter mais tempo para implementar as medidas corretivas, seja para incluir um novo item como teto solar ou até para repensar o projeto de uma peça interna que não agradou.
E como é feita a seleção dos participantes? Em primeiro lugar, a participação pode ser voluntária e, inclusive, é possível se candidatar diretamente nos sites dos institutos na internet. Segundo a empresa, a seleção considera aqueles que mais se aproximam do público-alvo do produto quanto a idade, sexo, estado civil, profissão, local de residência, uso e relação com o carro, entre outros fatores. Também é avaliada a marca e o modelo do veículo que possuem. E, claro, todos são submetidos a severas exigências de confidencialidade.
Foto: Divulgação
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