Notícia Renault Kardian recebe 4 estrelas, enquanto Sandero zera em teste de segurança do Latin NCAP

Dois modelos da passaram por testes de segurança do Latin NCAP, que foram divulgados nesta quarta-feira, 4. Enquanto o recebeu quatro estrelas (de cinco), o zerou na avaliação.

Renault Kardian​


O Kardian, fabricado no Brasil, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 83,41% de proteção para Ocupante Adulto, 82,92% para Ocupante Infantil, 47,96% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 83,78% para Assistência à Segurança.

O SUV foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).

“O Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral e poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando a proteção de pedestres e/ou adicionando AEB para usuários vulneráveis da estrada com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP”, afirma o programa de avaliação independente de carros novos para América Latina e Caribe.

kardian01.jpg

Renault Kardian em teste de segurança – Crédito: Divulgação/Latin NCAP




Renault Sandero​


O Sandero, produzido no Brasil, Argentina e Colômbia, obteve zero estrela. Ele, que oferece quatro airbags como padrão e Controle Eletrônico de Estabilidade como opcional, alcançou 32,83% em proteção para Ocupante Adulto, 61,22% em Ocupante Infantil, 46,30% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 0% em Assistência à Segurança.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres.

“O modelo não oferece função de limitação de velocidade, AEB, Sistemas de Suporte de Pista ou Detecção de Ponto Cego, nem mesmo como opcionais. O ESC obteve zero ponto, pois não é oferecido como equipamento padrão, embora a produção do modelo tenha sido atualizada para padrão. A unidade selecionada pelo Latin NCAP, adquirida em 2024, não oferecia ESC. Mesmo com o ESC, a pontuação do modelo teria sido de zero estrela, já que a caixa para adultos mostrou um desempenho ruim.”


O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com tecnologias de sistema de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems) que foram avaliadas e que apresentam bom desempenho.

“O progresso da Renault com o Kardian como um potencial substituto para a família Sandero é notável. Os esforços da Renault para melhorar o desempenho de segurança em modelos populares são bem recebidos pelo Latin NCAP e esperamos ter, em breve, o primeiro modelo cinco estrelas da marca no Latin NCAP”, ressalta Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, à imprensa.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:​

Renault​


O site MOTOR SHOW procurou a Renault do Brasil para abordar o desempenho do Sandero no teste. Em nota, o fabricante afirma que “não comenta os resultados do Latin NCAP”.

O post apareceu primeiro em .

 
Top