Notícia Renault Kardian Evolution manual é o SUV que diverte como hatch

O Renault Kardian estreou em três versões: Evolution, Techno e Première Edition, todas com câmbio EDC de dupla embreagem. Agora o modelo de entrada recebeu a opção de câmbio manual de seis marchas, sem mudanças no pacote de equipamentos e partindo de R$ 106.990.

O motor 1.0 turbo não recebeu mudanças na calibração. Ele produz 120 cv com gasolina ou 125 cv com etanol. O torque fica em 20,4 kgfm (G) ou 22,4 kgfm (E), o maior dentre os carros com essa cilindrada.


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A caixa manual é inédita no Brasil e se chama , não é a mesma que foi usada por Sandero R.S., Duster e Megane. Ela é produzida pela Horse em Portugal e equipa também os modelos atuais da Renault na Europa.

Renault Kardian Evolution manual é versão de entrada, mas não é ‘pelado’​

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Os faróis são full-LED
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Faróis de neblina, detalhes em prateado no para-choque e no rack de teto são apenas para a topo de linha
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O teto em preto também é exclusivo do modelo mais caro
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Câmera de ré e sensor de estacionamento estão presentes

A versão Evolution do Renault Kardian é a única sem os sistemas de segurança ativa ADAS e sem o freio de estacionamento eletrônico. Dentre os cortes de equipamentos, esses são os mais significativos.

Isso significa que o ar-condicionado automático, o painel digital, a central multimídia, os faróis full-LED, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, os 6 airbags e o cruise control foram mantidos.

Dentre as ausências no Kardian Evolution estão os faróis de neblina, o carregador de smartphone por indução e as rodas de liga leve. O modelo de entrada usa rodas de aço aro 16 com calotas que simulam bem uma de alumínio. Uma característica estranha é ter a função one touch no vidro elétrico do motorista apenas.

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As rodas são de aço estampado com cinco raios e calotas que escondem bem isso
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O motor rende 125 cv e 22,4 kgfm

O acabamento em tecido possui padronagem diferente das outras versões e passa uma sensação de qualidade. O material também é visto nos puxadores das portas dianteiras.

O Renault Kardian Evolution se destaca em seu segmento pelo espaço interno generoso. O banco traseiro acomoda dois adultos sem apertos. O porta-malas também é um destaque positivo, com capacidade para 358 litros.

Versão manual é mais rápida, mas ficou bem acertada​

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A mudança na cabine está aqui, sai o pequeno seletor da caixa de dupla embreagem e entra essa alavanca
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O console elevado com freio de estacionamento eletrônico é a partir do Kardian Techno
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Painel digital e central multimídia são de série

O câmbio manual de seis marchas que a Renault lançou com o Kardian Evolution possui um bom escalonamento. A sexta marcha é uma overdrive, que mantém os giros baixos em rodovias e ajuda na economia de combustível.

Os engates são precisos e justos, porém o curso não é curtinho como nas caixas da Honda e da Volkswagen. Ainda assim, está entre as melhores disponíveis no mercado.

Na ficha técnica o Kardian Evolution manual é mais lento que os irmãos com caixa de dupla embreagem. O motivo está nas trocas praticamente instantâneas da EDC e nas menores perdas mecânicas.

O consumo é pior também. Mas o motorista pode usar o modo Eco para deixar a programação do motor e do acelerador mais voltados para a eficiência. Confira a tabela com as médias das duas versões segundo o Inmetro:

Consumo do Renault Kardian 2025​

VersãoCidadeEstrada
Kardian 1.0 turbo manual12,3 km/l (G) 8,4 km/l (E)14 km/l (G) 9,7 km/l (E)
Kardian 1.0 turbo EDC13,1 km/l (G) 9 km/l (E)13,9 km/l (G) 9,7 (E)
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Os bancos dianteiros possuem apoio bom
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Dois adultos, mesmo altos, vão bem na traseira

No percurso que fizemos durante o evento de lançamento foi possível pegar o trânsito engarrafado de São Paulo (SP) e rodovias. A embreagem com acionamento leve ajudou no anda e para da cidade, onde mal conseguimos passar da terceira marcha.

O sistema start/stop está presente e dá a partida assim que se pisa na embreagem, mas pode ser desativado através de um botão. Um detalhe curioso é que caso o motor morra, ele dá a partida só de pisar na embreagem, não precisa girar a chave.

O teste drive com o Kardian Evolution manual reforçou a boa impressão que tivemos com o acerto de suspensão. O SUV compacto possui um grande vão livre de 20,9 cm, mas a estabilidade é boa e o carro está sempre na mão. Em pisos irregulares há uma boa filtragem.

Essas impressões positivas ao volante junto do bom câmbio manual deixou no ar uma vontade de ver um Kardian R.S. (ou Alpine) equipado com o 1.3 turbo do Duster. A Renault não dá pistas sobre a existência desse hipotético rival para o Pulse Abarth. Pelo menos o Evolution de entrada já consegue agradar aos entusiastas.

 
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