A Renault está resgatando seus clássicos em sua nova fase de carros elétricos. O novo 4 E-Tech presta homenagem ao antigo 4L, que foi o primeiro hatchback produzido em série e que vendeu mais de 8 milhões de unidades entre 1961 e 1994.
Assim como o modelo clássico, o novo Renault 4 E-Tech se destaca pelo interior espaçoso e prático. Ele mede 4,14 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos e aproveita bem esse espaço.
A Renault oferece diversas formas de personalizar o modelo (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)
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A Renault aponta que o porta-malas pode levar até 420 litros e possui abertura elétrica da tampa. Sob o assoalho ainda há um compartimento de 35 litros. Com o banco rebatido a plataforma de carga é de 2,20 m.
O Renault 4L original fez fama pela robustez e ainda é muito amado na Colômbia. O modelo atual lançado no Salão de Paris é classificado como SUV e traz vão livre de 18,1 cm para justificar isso. Nesse caso até damos uma colher de chá, o clássico encarava o fora de estrada melhor que muito utilitário moderno.
O visual retrô do Renault 4 E-Tech pega as principais linhas do modelo clássico: o recorte das portas, formato das janelas e faróis circulares. Ele é o primeiro carro da marca francesa a ter grade e logo iluminados.
O interior é moderno e bem trabalhado. A Renault brincou com as texturas e tecidos do 4 E-Tech, aplicou relevos no forro do teto e a estampa do painel muda conforme a versão. A alavanca do câmbio fica na coluna, liberando o console para levar objetos.
Duas opções de motorização serão disponíveis: uma com 122 cv e outra com 150 cv. A tração é sempre dianteira. O menos potente utiliza baterias de 40 kWh e possui autonomia de 300 km no ciclo WLTP, o mais potente usa baterias de 52 kWh e pode rodar até 402 km no ciclo europeu.
Esses pacotes de baterias do Renault 4 E-Tech utilizam composção de níquel, manganês e cobalto. Ela é mais leve que o modelo antigo usado pelo Zoe, ficando abaixo de 300 kg.
A carga completa, de 10 a 100%, em carregador de 11 kW é feita em 4h30min na configuração de bateria maior, no outro modelo é 1 hora mais rápido. A carga rápida de 15 a 80% num carregador de 80 kW é feita em 30 minutos independente da bateria.
O Renault 4 E-Tech está programado para chegar ao mercado europeu em 2025. O carro que vemos nas fotos já é o modelo de produção.
Assim como o modelo clássico, o novo Renault 4 E-Tech se destaca pelo interior espaçoso e prático. Ele mede 4,14 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos e aproveita bem esse espaço.
A Renault oferece diversas formas de personalizar o modelo (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)
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O interior é moderno e bem trabalhado. A Renault brincou com as texturas e tecidos do 4 E-Tech, aplicou relevos no forro do teto e a estampa do painel muda conforme a versão. A alavanca do câmbio fica na coluna, liberando o console para levar objetos.
Duas opções de motorização serão disponíveis: uma com 122 cv e outra com 150 cv. A tração é sempre dianteira. O menos potente utiliza baterias de 40 kWh e possui autonomia de 300 km no ciclo WLTP, o mais potente usa baterias de 52 kWh e pode rodar até 402 km no ciclo europeu.
Esses pacotes de baterias do Renault 4 E-Tech utilizam composção de níquel, manganês e cobalto. Ela é mais leve que o modelo antigo usado pelo Zoe, ficando abaixo de 300 kg.
A carga completa, de 10 a 100%, em carregador de 11 kW é feita em 4h30min na configuração de bateria maior, no outro modelo é 1 hora mais rápido. A carga rápida de 15 a 80% num carregador de 80 kW é feita em 30 minutos independente da bateria.
O Renault 4 E-Tech está programado para chegar ao mercado europeu em 2025. O carro que vemos nas fotos já é o modelo de produção.