A Ram revelou em 2024 o visual das grandalhonas 2500 e 3500 para poder rodar com elas em testes sem usar disfarces. Agora a montadora norte-americana realizou o lançamento de fato dessa reestilização nos EUA.
Mesmo com a chegada da irmã menor 1500, da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado, os modelos 2500 e 3500 da Ram ainda são as caminhonetes grandes mais vendidas no Brasil. O lançamento desse face-lift no Brasil é dado como certo, com o portal apontando que chegará por aqui no segundo semestre.
Os faróis passaram a ser divididos
Fora a dianteira nova, as mudanças foram discretas
Com a atualização as versões passaram a ter uma personalidade mais forte
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As maiores mudanças visuais nesse face-lift estão na dianteira. Agora todas as grades possuem uma curva na base, que virou a marca registrada da marca. Os faróis passaram a ser divididos, com quatro projetores de LED para cada lado.
O interior seguiu o que vimos na Ram 1500, já que as cabines são compartilhadas. O destaque fica para a nova geração da central multimídia vertical e a opção para uma segunda tela exclusiva para o passageiro.
A Ram 2500 e a 3500 seguem oferecendo o seis cilindros em linha Cummins 6.7. Nos EUA existe a opção pelo motor V8 6.4 Hemi a gasolina, o último da família.
A cabine segue o que vimos na nova 1500
A tela para o passageiro é uma das novidades
O que interessa para nós é o motor turbodiesel. A versão “básica” dele produz 365 cv e 110 kgfm, a mais forte, chamada de High Output, rende 436 cv e 148,6 kgfm. A Ram sempre importou para cá a versão menos potente, que já dá conta do recado pois não possui concorência.
A principal mudança nesse trem de força foi a adoção da , que ajuda na partida a frio. O antigo câmbio automático de seis marchas deu lugar a caixa de 8 marchas da ZF, que já era usada com os motores a gasolina.
Esse câmbio novo ajudou a baixar a aceleração de zero a 96 km/h de 8 segundos para 6,9 segundos. Isso é apenas um exemplo de como as marchas adicionais ajudaram, ter mais relações também melhorou o comportamento quando carregada ou rebocando.
O motor Cummins agora usa vela de aquecimento para ajudar na partida a frio
O câmbio de 8 marchas ajudou no desempenho e a rebocar
Segundo a Ram, a capacidade máxima de reboque é de 16,6 toneladas. Antes a 3500 só era homologada para a maior capacidade com relação de diferencial mais curta, agora com a caixa de 8 marchas ela também possui a capacidade com uma relação mais longa.
Além da 2500 e da 3500 voltadas para o público generalista, a Ram lançou essas melhorias para os caminhões 4500 e 5500. Esses modelos são vendidos na configuração chassi-cabine e não contam com os modelos de luxo.
Versões mais pesadas, para uso comercial como caminhões, também receberam as melhorias
Atualmente o Brasil recebe a Ram 2500 na versão Laramie, a 3500 vem na Laramie e na Limited Longhorn. Elas se diferenciam por aqui com a primeira usando molas helicoidais na traseira e a segunda com feixe de molas. Capacidades de carga e de reboque também mudam.
Se a Ford e a Chevrolet não decidirem lançar modelos maiores com motor diesel, as novas picapes gigantes da Ram tem tudo para manter na liderança.
Mesmo com a chegada da irmã menor 1500, da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado, os modelos 2500 e 3500 da Ram ainda são as caminhonetes grandes mais vendidas no Brasil. O lançamento desse face-lift no Brasil é dado como certo, com o portal apontando que chegará por aqui no segundo semestre.
Os faróis passaram a ser divididos
Fora a dianteira nova, as mudanças foram discretas
Com a atualização as versões passaram a ter uma personalidade mais forte
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As maiores mudanças visuais nesse face-lift estão na dianteira. Agora todas as grades possuem uma curva na base, que virou a marca registrada da marca. Os faróis passaram a ser divididos, com quatro projetores de LED para cada lado.
O interior seguiu o que vimos na Ram 1500, já que as cabines são compartilhadas. O destaque fica para a nova geração da central multimídia vertical e a opção para uma segunda tela exclusiva para o passageiro.
A Ram 2500 e a 3500 seguem oferecendo o seis cilindros em linha Cummins 6.7. Nos EUA existe a opção pelo motor V8 6.4 Hemi a gasolina, o último da família.
A cabine segue o que vimos na nova 1500
A tela para o passageiro é uma das novidades
O que interessa para nós é o motor turbodiesel. A versão “básica” dele produz 365 cv e 110 kgfm, a mais forte, chamada de High Output, rende 436 cv e 148,6 kgfm. A Ram sempre importou para cá a versão menos potente, que já dá conta do recado pois não possui concorência.
A principal mudança nesse trem de força foi a adoção da , que ajuda na partida a frio. O antigo câmbio automático de seis marchas deu lugar a caixa de 8 marchas da ZF, que já era usada com os motores a gasolina.
Esse câmbio novo ajudou a baixar a aceleração de zero a 96 km/h de 8 segundos para 6,9 segundos. Isso é apenas um exemplo de como as marchas adicionais ajudaram, ter mais relações também melhorou o comportamento quando carregada ou rebocando.
O motor Cummins agora usa vela de aquecimento para ajudar na partida a frio
O câmbio de 8 marchas ajudou no desempenho e a rebocar
Segundo a Ram, a capacidade máxima de reboque é de 16,6 toneladas. Antes a 3500 só era homologada para a maior capacidade com relação de diferencial mais curta, agora com a caixa de 8 marchas ela também possui a capacidade com uma relação mais longa.
Além da 2500 e da 3500 voltadas para o público generalista, a Ram lançou essas melhorias para os caminhões 4500 e 5500. Esses modelos são vendidos na configuração chassi-cabine e não contam com os modelos de luxo.
Versões mais pesadas, para uso comercial como caminhões, também receberam as melhorias
Atualmente o Brasil recebe a Ram 2500 na versão Laramie, a 3500 vem na Laramie e na Limited Longhorn. Elas se diferenciam por aqui com a primeira usando molas helicoidais na traseira e a segunda com feixe de molas. Capacidades de carga e de reboque também mudam.
Se a Ford e a Chevrolet não decidirem lançar modelos maiores com motor diesel, as novas picapes gigantes da Ram tem tudo para manter na liderança.