Listamos os cinco carros totalmente elétricos mais baratos do Brasil e seus valores de manutenção
Com o aumento de opções de veículos elétricos no mercado brasileiro, temas como autonomia, infraestrutura de carregamento, preço do produto, revenda de veículos eletrificados e o que fazer com o conjunto de baterias do carro, são popularmente discutidos.
Porém, uma dúvida que surge aos interessados em comprar um veículo totalmente elétrico, ou quem pensa em trocar de carro e coloca como opção este tipo de veículo, por ser um veículo que necessita de investimento mais alto se comparados à modelos que se “equivalem” com motor a combustão, é sobre o valor das manutenções. Mas, será que o preço das revisões também fica mais caro?
Em um veículo a combustão, levando em média suas manutenções a cada 10 mil km ou 1 ano, período de recomendação comum entre a grande maioria das montadoras, serviços como troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível são necessários.
Filtro de ar do motor, geralmente a cada 20 mil, mas há verificações em componentes do motor a combustão como um todo, como válvulas, sistema de sincronismo, sistema de exaustão, transmissão entre outros, que variam conforme o indicado.
Nos veículos totalmente elétricos as coisas mudam um pouco, pois serviços como a substituição do óleo de motor, filtros de motor e combustível, regulagem de válvulas, substituição da correia de sincronismo como as correias para sistemas auxiliares, não ocorrem, devido à ausência do motor a combustão.
Ou seja, a tendência é que a manutenção seja mais simples, pois outros sistemas, que também existem nos veículos a combustão como suspensão, sistema de freio, arrefecimento que nesse caso pode ser para o inversor e o conjunto de baterias do veículo, tem um período de manutenção mais longo.
Listamos os cinco carros elétricos mais baratos do Brasil e os valores para as seis primeiras revisões. Foi utilizado como base o período a cada 10.000 quilômetros ou 12 meses. Porém, BYD Dolphin Mini diferencia-se no período em questão da quilometragem, com indicação para cada 20.000 quilômetros, mas mantem o período por tempo de 12 meses. Outra exceção é o GWM Ora 03 Skin, com recomendações de revisão a cada 24.000 quilômetros ou 24 meses.
Renault Kwid E-Tech (99.990)
1ª revisão (10.000 km) – R$ 160,82
2ª revisão (20.000 km) – R$ 204,60
3ª revisão (30.000 km) – R$ 204,60
4ª revisão (40.000 km) – R$ 930,55
5ª revisão (50.000 km) – R$ 248,38
6ª revisão (60.000 km) – R$ 248,38
BYD Dolphin Mini (115.800)
1ª revisão (20.000 km) – R$ 370,00
2ª revisão (40.000 km) – R$ 1.030,00
3ª revisão (60.000 km) – R$ 370,00
4ª revisão (80.000 km) – R$ 1.030,00
5ª revisão (100.000 km) – R$ 600,00
6ª revisão (120.000 km) – R$ 1.030,00
Caoa Chery iCar (119.990)
1ª revisão (10.000 km) – R$ 177,16
2ª revisão (20.000 km) – R$ 281,16
3ª revisão (30.000 km) – R$ 545,17
4ª revisão (40.000 km) – R$ 819,62
5ª revisão (50.000 km) – R$ 177,16
6ª revisão (60.000 km) – R$ 649,17
JAC e-JS1 (129.900)
1ª revisão (10.000 km) – R$ 459,00
2ª revisão (20.000 km) – R$ 624,00
3ª revisão (30.000 km) – R$ 459,00
4ª revisão (40.000 km) – R$ 624,00
5ª revisão (50.000 km) – R$ 459,00
6ª revisão (60.000 km) – R$ 624,00
GWM Ora 03 Skin (150.000)
Obs: Os valores também são aplicados na versão GT
1ª revisão (24.000 km) – R$ 740,00
2ª revisão (48.000 km) – R$ 1.700,00
3ª revisão (72.000 km) – R$ 740,00
4ª revisão (96.000 km) – R$
5ª revisão (120.000 km) – R$
6ª revisão (144.000 km) – R$
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