Todos os carros produzidos a partir do dia 1º de janeiro de 2025 devem atender às normas do Proconve L8, com modelos novos que atendem à norma antiga podendo ser vendidos até março. A Stellantis ainda havia modelos defasados em sua gama, mas serão todos regularizados.
Alguns deles precisaram de mudanças simples, como foi o caso do motor 1.3 Firefly aspirado. Ele equipa os Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada, a partir de 2025 ele perdeu 0,1 kgfm de torque junto do novo acerto. São 13,6 kgfm no etanol e 13,1 kgfm na gasolina, a potência se manteve em 107 cv e 98 cv respectivamente.
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O motor que foi mais afetado foi o 1.3 turbo T270. Segundo o portal , ele agora é homologado com 176 cv no etanol, mas o torque de 27,5 kgfm foi mantido. Antes esse motor rendia 185 cv.
Por enquanto foi confirmada essa perda de potência apenas para os carros da Jeep: Renegade, Compass e Commander. A Fiat Toro também está com 176 cv, as versões Abarth do Fastback e do Pulse poderão ter calibragem diferente.
Os furgões médios trocaram um 1.5 diesel e vão usar o 2.2 diesel da PSA (Foto: Fiat | Divulgação)
O novo motor 2.2 turbodiesel Multijet de 200 cv e 45,5 kgfm que estreou na Ram Rampage 2025 veio para substituir o 2.0. Isso significa que o Jeep Commader também receberá essa unidade mais potente. O que ainda é incerto é sobre o uso dele no Compass e na Fiat Toro.
O trio de vans médias Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy trocaram o motor 1.5 turbodiesel por um 2.2, mas não é o Multijet. Trata-se de uma versão amansada do Blue HDi utilizado pelas vans maiores e a Fiat Titano, entregando 150 cv e 37,7 kgfm.
O Fiorino agora usa o 1.3 Firefly e ganhou também a direção elétrica (Foto: Fiat | DIvulgação)
A Fiat ainda usava o antigo motor Fire no Mobi, no Fiorino e no Peugeot Partner Rapid. Ele não foi homologado para o Proconve L8 e será sucedido pelo Firefly.
O Fiat Mobi receberá o Firefly 1.0 de três cilindros, que já foi opcional no compacto. Além de ficar mais forte, ele irá ganhar direção com assistência elétrica.
Os irmão Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid usarão o 1.3 Firefly aspirado. A dupla ganhará junto a direção elétrica e o monitoramento de pressão dos pneus.
Alguns deles precisaram de mudanças simples, como foi o caso do motor 1.3 Firefly aspirado. Ele equipa os Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada, a partir de 2025 ele perdeu 0,1 kgfm de torque junto do novo acerto. São 13,6 kgfm no etanol e 13,1 kgfm na gasolina, a potência se manteve em 107 cv e 98 cv respectivamente.
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O motor que foi mais afetado foi o 1.3 turbo T270. Segundo o portal , ele agora é homologado com 176 cv no etanol, mas o torque de 27,5 kgfm foi mantido. Antes esse motor rendia 185 cv.
Por enquanto foi confirmada essa perda de potência apenas para os carros da Jeep: Renegade, Compass e Commander. A Fiat Toro também está com 176 cv, as versões Abarth do Fastback e do Pulse poderão ter calibragem diferente.
Motores turbodiesel ficaram mais potentes
Os furgões médios trocaram um 1.5 diesel e vão usar o 2.2 diesel da PSA (Foto: Fiat | Divulgação)
O novo motor 2.2 turbodiesel Multijet de 200 cv e 45,5 kgfm que estreou na Ram Rampage 2025 veio para substituir o 2.0. Isso significa que o Jeep Commader também receberá essa unidade mais potente. O que ainda é incerto é sobre o uso dele no Compass e na Fiat Toro.
O trio de vans médias Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy trocaram o motor 1.5 turbodiesel por um 2.2, mas não é o Multijet. Trata-se de uma versão amansada do Blue HDi utilizado pelas vans maiores e a Fiat Titano, entregando 150 cv e 37,7 kgfm.
Motor Fire foi aposentado
O Fiorino agora usa o 1.3 Firefly e ganhou também a direção elétrica (Foto: Fiat | DIvulgação)
A Fiat ainda usava o antigo motor Fire no Mobi, no Fiorino e no Peugeot Partner Rapid. Ele não foi homologado para o Proconve L8 e será sucedido pelo Firefly.
O Fiat Mobi receberá o Firefly 1.0 de três cilindros, que já foi opcional no compacto. Além de ficar mais forte, ele irá ganhar direção com assistência elétrica.
Os irmão Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid usarão o 1.3 Firefly aspirado. A dupla ganhará junto a direção elétrica e o monitoramento de pressão dos pneus.