Notícia Por que a antiga Honda Hornet saiu de linha?

A Honda Hornet deixou o mercado brasileiro no fim de 2014, dando lugar a sua irmã mais moderna CB 650F, uma substituição que não agradou muito os fãs de naked intermediárias. Muitos ainda ficam intrigados e até revoltados com a postura da japonesa pela retirada do modelo, mas fato é que há um motivo e que foi bem sensato na época.

VEJA TAMBÉM:


A Hornet ficou no Brasil por 10 anos. Sua chegada em 2004 veio alguns anos após a estreia mundial em 1998. Na época o modelo carburado foi desenvolvido para o mercado Europeu.

honda hornet 600 1 primeira geracao

A primeira geração da Hornet tinha o clássico farol redondo (Foto: Honda | Divulgação)

Em solo tropical ela manteve as características superesportivas, – mesmo sendo uma naked – com o motor herdado da CBR 600RR (ajustado para as ruas) capaz de até 96,5 cv a 12 mil rpm.

Em 2008 o modelo recebeu atualizações estéticas, ganhando uma bolha frontal que a caracterizaria, além de um sistema de freios combinados (CBS) junto do ABS, dentre outras melhorias. Ela também foi a primeira motocicleta Honda do Brasil equipada com injeção eletrônica. Em 2012 a vespa recebeu sua última geração.

  • O ano de 2009 marcou recorde de produção do modelo. Foram 7.271 unidades feitas na planta de Manaus, um número alto para uma moto intermediária.
honda hornet 600 9 2007

A segunda geração da vespa recebeu atualização muito características (Foto: Honda | Divulgação)

Porém, mesmo após recordes de produção, seguidos de queda, o modelo deixou o Brasil. Alguns ainda pensam que foi apenas um “tiro no pé” da montadora na tentativa de atualizar o line up e colocando a nova 650 no lugar, porém o realmente acabou com a Hornet foram as leis de emissão.

honda hornet 600 21 2011

A rabeta e a frente foram as mudanças mais expressivas da ultima geração da Hornet (Foto: Honda | Divulgação)

O Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) já estava instaurado no país e com o avanço das medidas de contenção de poluentes ficou inviável da marca manter a Hornet. Para isso, ela teria que mexer na motorização do modelo ou arranjar outra solução para que ela poluísse menos.

Em uma antiga entrevista com a Honda, o AutoPapo teve a posição da marca com o acontecimento da época.

Na ocasião, em 2014, o modelo foi descontinuado por conta das exigências mais rígidas com relação ao Programa de Controle da Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 4), sendo necessário adequar o lineup ofertado ao mercado no período,” afirmou a Honda.

Nova Honda Hornet

honda-cb750-hornet-branca-e-vermelha.jpeg

A nova Honda Hornet chega em duas variantes, uma 750 (Foto: Honda | Divulgação)
honda-cb1000-hornet.png

E outra 1000 (Foto: Honda | Divulgação)

Para a alegria do povo, a Hornet voltou ao mercado mundial em 2022. Atualizada com as leis de emissão, ela não agradou a todos, já que deixou para traz o motor quatro cilindros e passou a portar um bicilíndrico. Desde então o Brasil espera uma nova vespa, mas ainda sem nenhuma previsão da japonesa.

 
Top