Notícia Pneu: errado conferir apenas as medidas

Componentes de reposição de um automóvel tem pelos preços variáveis no mercado, mas tudo depende também da qualidade e das características. Bom exemplo é no momento de comprar pneu de reposição.

E um dos enganos de quem o compra é achar que basta encontrar o pneu com a medida correta. Se o pneu do carro for, por exemplo, 175×65 R15, outro que tenha exatamente estas medidas vai caber na roda. Mas nem sempre é o indicado para aquele modelo.


Antes de comprar um pneu, verifique no seu original, que está no carro ou indicado no manual, as outras indicações na banda lateral. Todas muito importantes para a segurança.

– Tem um número (97, por exemplo) que indica o peso que ele deve suportar.

– Outra indicação é a letra (Y, por exemplo) que indica a velocidade máxima daquele pneu.

– E também o DOT, os dígitos que indicam semana e ano que ele foi produzido. Se o DOT é 1321, significa ele ter sido produzido na 13ª semana de 2021. Faça as contas, pois a durabilidade máxima é de seis anos. Se ele já tiver três ou quatro anos de fabricação, não o adquira, pois vai durar apenas dois ou três anos em boas condições.

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Finalmente, no Brasil não é obrigatório, mas alguns pneus de exportação registam uma durabilidade referencial, em relação a um padrão que é 100. É o “treadwear”, que varia de 80 a 600. Quanto maior, melhor…

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