Um pneu é considerado careca, ao pé da letra, quando ele já está lisinho, sem nenhuma ranhura. Apesar de muitos motoristas dirigirem com os pneus assim, a legislação entende que, para se rodar em segurança, ele deve ter ranhuras de no mínimo 1,6 milímetro.
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Se tiver menos do que essa medida, o carro não pode rodar, por isso, existe no fundo dos sulcos o indicador de desgaste para que o condutor consiga identificar o momento de fazer a troca. Quando a banda de rodagem vai se desgastando e atinge esses indicadores, pneu deve ir para o lixo.
Mas, ainda há quem questione essa regra da legislação usando a Fórmula 1 como argumento. Essas pessoas indagam que na competição os pneus são lisinhos, não tem ranhura nenhuma e ainda performam bem em altas velocidades.
Sim, os pneus são bem lisinhos mas, em primeiro lugar, eles são produzidos com um composto de borracha especialíssimo, tão especial que não duram nem meia corrida. E em segundo lugar, na chuva, eles são imediatamente substituídos por pneus com ranhuras.
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Sim, os pneus são bem lisinhos mas, em primeiro lugar, eles são produzidos com um composto de borracha especialíssimo, tão especial que não duram nem meia corrida. E em segundo lugar, na chuva, eles são imediatamente substituídos por pneus com ranhuras.