A criatividade do brasileiro é ilimitada. O que atrapalha é que nem sempre a criatividade é para o bem, às vezes é para o mal. Quando o assunto é pneu, as fábricas de remold conseguiram do Inmetro a homologação do pneu remold, sem constar no flanco para qual tipo de automóvel aquela carcaça foi projetada.
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Então acontecem barbaridades pelo mercado brasileiro, porque você tem dois pneus aparentemente idênticos. Mesmo diâmetro, mesma largura, tudo igualzinho, mas a carcaça é outra. Uma foi feita para um carrinho de cachorro-quente, aquelas “picapinhas” Towner. O outro pode ter sido feito para um Porsche. Então, na hora da freada, antes de uma curva, ou na hora da curva, você vai ver o que acontece.
Outra criatividade quando se fala em pneu é o pneu frisado. Frisado? É! O que é isso? O pneu tem frisos, sulcos e tem uma borrachinha TWI que indica o desgaste do pneu. Quando o pneu vai gastando, gastando, gastando e a banda de rodagem atinge aquele tijolinho de borracha ali no fundo é sinal de que chega. Não dá para usar mais aquele pneu. Porque o sulco já chegou em 1,6 mm.
O que fazem alguns borracheiros? Aí vem a criatividade voltada para o mal. Pega um ferro com a ponta aquecida eletricamente e vai passando pelo sulco e vai aprofundando. Ele vai ficar com mais do que 1,6 mm, às vezes nem tinha 1,6 mm, ele já estava careca, quase careca mesmo. Torna a fazer o friso, torna a fazer o sulco mais profundo para dar a impressão de que o pneu ainda pode rodar mais.
Aparentemente pode. Qual o problema? Quando você aprofunda o sulco você já pode estar atingindo alguma parte estrutural do pneu, pode chegar nos fios de aço, pode chegar na lona que dá a estrutura. Enfim, o pneu não foi feito para receber o aumento do sulco. Os pneus de caminhões e ônibus sim, eles podem ser respingados. A partir daí é que surgiu a ideia de fazer no pneu de automóvel. Muito cuidado!
Pneu de veículos pesados são “ressulcáveis” e vem com essa inscrição na lateral (Foto: Shutterstock)
Você vai comprar um pneu desses que os borracheiros oferecem, procure aquele tijolinho, aquele toquinho de borracha no fundo do sulco. Se não tiver em lugar nenhum, já era!
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Outra criatividade quando se fala em pneu é o pneu frisado. Frisado? É! O que é isso? O pneu tem frisos, sulcos e tem uma borrachinha TWI que indica o desgaste do pneu. Quando o pneu vai gastando, gastando, gastando e a banda de rodagem atinge aquele tijolinho de borracha ali no fundo é sinal de que chega. Não dá para usar mais aquele pneu. Porque o sulco já chegou em 1,6 mm.
O que fazem alguns borracheiros? Aí vem a criatividade voltada para o mal. Pega um ferro com a ponta aquecida eletricamente e vai passando pelo sulco e vai aprofundando. Ele vai ficar com mais do que 1,6 mm, às vezes nem tinha 1,6 mm, ele já estava careca, quase careca mesmo. Torna a fazer o friso, torna a fazer o sulco mais profundo para dar a impressão de que o pneu ainda pode rodar mais.
Aparentemente pode. Qual o problema? Quando você aprofunda o sulco você já pode estar atingindo alguma parte estrutural do pneu, pode chegar nos fios de aço, pode chegar na lona que dá a estrutura. Enfim, o pneu não foi feito para receber o aumento do sulco. Os pneus de caminhões e ônibus sim, eles podem ser respingados. A partir daí é que surgiu a ideia de fazer no pneu de automóvel. Muito cuidado!
Pneu de veículos pesados são “ressulcáveis” e vem com essa inscrição na lateral (Foto: Shutterstock)
Você vai comprar um pneu desses que os borracheiros oferecem, procure aquele tijolinho, aquele toquinho de borracha no fundo do sulco. Se não tiver em lugar nenhum, já era!