Notícia Peugeot 208 recebe duas estrelas em teste de segurança

crash test Peugeot 208 Latin NCAP


Com novo protocolo, Peugeot 208 tem resultado baixo nos testes de impacto do Latin NCap; estrutura do habitáculo foi considerada instável




O Latin NCap divulgou hoje (10) mais uma bateria de resultados dos testes de impacto, sendo a penúltima deste ano. Foram avaliados o fabricado na Argentina, com quatro airbags de série, além do Hyundai Tucson fabricado na Coreia do Sul, porém, testado no modelo antigo que já não é mais oferecido em nosso mercado.

Dotado de dois airbags frontais, dois laterais de corpo e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), o 208 recebeu duas estrelas, com números de proteção de: 52% para adultos, 55% para crianças, 54% para pedestres e 56% para Sistemas de Assistência à Segurança.

No geral, o modelo apresentou desempenho aceitável no impacto frontal e no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. Porém, segundo a entidade que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e Caribe, o 208 mostrou estrutura do habitáculo instável no teste de colisão frontal, inclusive na área dos pés. “A área dos pés foi considerada instável, bem como a estrutura; não sendo capaz de suportar cargas maiores”, afirma o Latin NCap.

crash test Peugeot 208 Latin NCAP


No teste de impacto lateral, a proteção foi considerada boa, porém, o teste de impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não possui airbags laterais de cabeça de série, o que reduziu a sua nota final.

O órgão também criticou a segurança para crianças. O veículo teve pontuação baixa devido à falta do interruptor de desconexão do airbag no banco do passageiro dianteiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

No primeiro teste, o dummy (boneco de testes) de três anos sofreu deslocamento excessivo para a frente durante o impacto, porque o encosto do banco traseiro saiu fora de posição por não estar devidamente travado. Segundo o Latin NCap, a Peugeot tomou ações para reduzir o problema: foram feitas mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto está mal engatado e o sistema de encosto traseiro foi revisado. Com isso, o veículo foi testado novamente, com o encosto do banco traseiro devidamente travado durante o teste. Na segunda tentativa, a cabeça do dummy ficou protegida, resultando em melhor pontuação.

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCap.

Confira o vídeo do teste:




Hyundai Tucson testado não é mais vendido


Curiosamente, o segundo modelo que teve os resultados divulgados já não é mais comercializado em nosso mercado. Segundo o Latin NCap, o modelo foi adquirido em fevereiro de 2021 e as representações oficiais da marca em três países diferentes alegaram que faltavam pelo menos dois anos para que o novo Tucson chegasse à América Latina.

Explicada a situação, o modelo fabricado na Coreia do Sul e equipado com dois airbags frontais recebeu zero estrela pelo novo protocolo do Latin NCap. As notas finais são: 51% para adultos, 4% para crianças, 50% para pedestres e 7% nos Sistemas de Assistência à Segurança. Em sua avaliação, o SUV teve um bom desempenho em impacto frontal e lateral, mas perdeu pontos por não trazer airbags laterais padrão para a cabeça. A estrutura do habitáculo e a área dos pés também foram consideradas estáveis.

Nos testes com crianças, o modelo apresentou desempenho baixo por trazer cinto de dois pontos na posição do banco central traseiro e por não recomendar o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para testes. Já para pedestres, a proteção em geral foi média, com proteção pobre para a coxa e baixa para a cabeça.

Confira o vídeo do teste:




Fotos: Divulgação

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