SUV compacto pode chegar aos R$ 169,9 mil
O chegou ao Brasil em 2016 com um visual já arrojado para época. Pois bem, 8 anos se passaram e o SUV compacto foi perdendo espaço para novos players, que traziam mais modernidade, o que refletiu nas vendas do utilitário esportivo. Isto posto, a marca francesa, que está sob o guarda-chuva da Stellantis, atualizou o crossover com uma nova geração para deixá-lo competitivo, Para isso, a novidade fez um mix com desenho francês, produção na argentina e motor T200 brasileiro para voltar a ser atraente em um segmento bastante disputado.
Claro, a Revista Carro, que já tinha avaliado o crossover no lançamento, destaca alguns pontos positivos e negativos do novo Peugeot 2008. De cara é preciso dizer que design é diferenciado e alinhado com o vendido na Europa, a motorização 1.0 turbo de 130 cv deve por fim com os memes contra o modelo nas redes sociais, só que o preço salgado, chegando aos R$ 169,9 mil, e a falta de alguns equipamentos de ADAS, como controle de cruzeiro adaptativo podem afastar clientes.
Visual moderno é ponto alto
Sem dúvida o visual do novo Peugeot 2008, lançado em agosto de 2024, é um ponto positivo, visto que está alinhado com a versão europeia, além de fugir do desenho quadrado dos rivais do segmento, o que faz chamar atenção nas ruas brasileiras. Ademais, também há iluminação Full LED, inclusive na seta.
Se por fora é bonito, dentro, embora haja bastante plástico rígido, tem o famoso i-Cockpit da Peugeot, que traz uma ergonomia diferenciada com volante menor e um elevado painel de instrumentos em 3D, único do segmento. A central multimídia também é exclusiva e está mais rápida e sem engasgos como acontece com o 208. Com isso, é mais fácil controlar o ar-condicionado digital nela e, também, conectar o Android Auto e Apple CarPlay com ou sem cabo com poucos toques na tela. Outro ponto a destacar é o teto solar panorâmico que abre por completo, sendo apenas a tampa de controle de luminosidade manual, assim como acontece no hatch da marca. A câmera de ré também foi melhorada e agora conta com uma resolução com mais qualidade.
Aproveitamento de espaço não é uma vantagem
O Peugeot 2008 tem o mesmo porte de alguns concorrentes com seus 4,30 metros de comprimento, o que é 14 cm mais longo do que o anterior, 1,77 metro de largura, o que é 3 cm mais largo do que a primeira geração, 1,58m de altura mas o entre eixos de 2,61m é ínfimo. Portanto, se por um lado quem vai sentado no banco traseiro ganha espaço para os ombros, perde espaço para esticar as pernas e pode até bater a cabeça no teto se a pessoa passar os 1,80 metro de altura.
O porta-malas também é um ponto que deixa a desejar, pois tem apenas 374 litros, fazendo que o dono do veículo saiba “brincar de Lego” para encaixar as malas de todos os passageiros.
Faltou equipamentos ADAS
A versão avaliada pela Revista Carro durante uma semana foi a 2008 GT, que sai por R$ 169.990, e conta com alertas de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas e detector de fadiga. Todavia, pelo preço elevado e, também, pelos rivais, o SUV da Peugeot deixa a desejar por não ter controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo, o que o deixaria ainda mais seguro. Ou seja, desde o lançamento ele já ficou R$ 20 mil mais caro e não é o mais equipado do segmento.
Motor T200 para acabar com os memes
Como é de conhecimento de todos que estão nas redes sociais, é natural ver memes com a Peugeot, em relação a mecânica. Pois bem, ao optar pelo motor T200 da Stellantis, que também está presente nos Fiat Pulse, Fastback e Strada, além dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, assim como o 208, há um conjunto mecânico confiável e que também entrega uma boa potência.
Claro, a marca deve desagradar seus fãs ao não utilizar mais o famoso 1.6 THP. Agora, o crossover tem apenas o 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Inclusive, a Revista O Mecânico já fez uma análise complete com o diagnóstico elétrico desse conjunto motriz, bem como informou, qual o lubrificante correto para usar no motor desse veículo, que não utiliza correia dentada banhada a óleo, mas sim, uma corrente de comando, conferindo menos manutenção. Ademais, a transmissão é automática do tipo CVT, que simula sete velocidades, também presente nos outros veículos da Stellantis, conferindo ainda mais confiabilidade ao utilitário esportivo ,que é fabricado em El Palomar, na Argentina.
Preço salgado
O é vendido na versão de entrada Active por R$ 139,9 mil, na Allure por R$ 149,9 mil e GT por R$ 169,9 mil. Isto posto, é mais caro do que os principais rivais, que mudaram recentemente, como o , que tem preço entre R$ 119,9 mil e R$ 180,6 mil. Destaco, que o modelo da Volks com controle de cruzeiro adaptativo é oferecido por R$ 148,9 mil. Outro player dessa categoria que mudou há pouco tempo foi o , que agora não tem um visual polêmico, só que manteve a mecânica engraçada 1.0 TGDi de 120 cv, que sim, é menos potente do que o 2008, só que é mais equipado com ADAS e tem preços entre R$ 141,8 mil e R$ 189,9 mil, lembrando a versão topo de gama tem motor 1.6 TGDI de até 193 cv.
Ademais, a categoria de SUVs compactos conta com outros jogadores como , atualizado recentemente, , que vai ganhar novo visual e motor turbo em 2025, , que já teve a nova versão vista camuflada rodando pelo país, além do , , , , , , entre outros.
Vale a pena pagar R$ 169,9 mil?
Dito tudo isso, se o cliente quer um visual moderno, que anda bem tanto na cidade quanto na estrada e que tenha uma mecânica confiável como o motor T200, o Peugeot 2008 será uma boa escolha. Agora, saiba que não terá todos os equipamentos de segurança e que o espaço interno vai deixar a desejar para quem tem uma família grande.
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