Conhecer os carros mais econômicos do país deixou de ser economia e virou quase sobrevivência em tempos de litro da gasolina a R$ 7. Qualquer quilômetro a mais e combustível a menos no consumo médio virou preciosidade para quem roda muito com o automóvel. Um importante aliado nessa busca é a tabela de eficiência energética do Inmetro.
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A edição 2021 do levantamento feito pelo instituto atrasou devido à pandemia e às interrupções de produção em muitas fábricas. Porém, a tabela acaba de ser atualizada, com novos modelos e novas classificações do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Aproveitamos para pesquisar os 20 carros mais econômicos do país. Mas, atenção aos critérios. Antes de tudo, consideramos apenas automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs, station-wagons e minivans), ou seja: picapes, vans e furgões não estão nesta lista. Também foram descartados modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves.
Além disso, destacamos o modelo sempre a opção mais econômica dentro da mesma linha. Em suma, nesta relação estará sempre a versão com os melhores resultados em comparação às demais configurações da gama, independentemente de motor e câmbio.
A ordem de importância foi determinada pelo consumo médio da tabela com gasolina na cidade. O ciclo rodoviário com o mesmo combustível serve como critério de desempate. De qualquer forma, na relação destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).
Bom sempre salientar que tais médias são aferidas pelas próprias marcas dentro de padrões estabelecidos pelo Inmetro. O instituto faz, ao longo do ano, testes próprios com modelos aleatórios para ver se as informações de consumo batem.
De qualquer forma, pode ser que o seu modo de dirigir e a região por onde você trafega faça com que o seu carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Desta forma, se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.
Confira, então, os carros mais econômicos do Brasil.
No consumo urbano com gasolina, não tem para ninguém. O Kwid é o carro mais econômicos do Brasil em 2021, graças a uma média de quase 15 km/l na cidade da versão Life. Mesmo com etanol, o consumo é interessante e passa dos 10 km/l, resultado de um carro bastante leve, aliviado em equipamentos e com motor tricilíndrico bem trabalhado.
O segundo modelo mais eficiente do país é um sedã. Com motor aspirado, o Onix Plus alcança médias com gasolina na cidade melhores que as de seu irmão hatch. Agora, na estrada, a GM pode bater no peito e dizer que tem o carro mais econômico do Brasil com incríveis 17,7 km com um litro de combustível fóssil.
É justo o Chevrolet Onix ser o carro mais vendido do país? Confira a avaliação em vídeo!
Bom salientar que as médias das versões turbinadas do Onix Plus não fizeram feio, não. Pelo contrário, não estão nessa lista por pouco: 13,7 km/l na cidade e 17,0 km/l, na estrada, com gasosa.
A variante hatch do compacto da General Motors fica pouca coisa atrás do irmão e fecha o pódio dos carros mais econômicos do Brasil. Palmas para o conjunto com um moderno motor três canecos, que vibra pouco e roda suave, e com câmbio manual, cuja sexta marcha funciona como um belo overdrive e colabora – mais uma vez – para o consumo rodoviário excelente.
O Onix aspirado ficou pouco à frente das configurações com propulsor turboflex. As médias destas opções turbinadas foram de, respectivamente, 13,5 km/l e 16,0 km/l, com gasolina.
O motor Firefly fez um bem danado à linha de compactos da marca italiana, a começar pelo Argo. O modelo anda bem e bebe pouco, ainda mais se comparado aos rivais da tal sub-categoria de hatches pequenos “premium”. Inclusive, empatou com o Onix na média urbana e ficou de fora do pódio justamente pela eficiência na estrada.
As versões do modelo com o 1.3 16V não fizeram feio, mas representam mais de um litro a cada quilômetro rodado. As médias de consumo aferidas do Ago com os motores maiores ficam em 12,8 e 14,7 km/l
Mais uma vez um sedã se dá melhor que o hatch entre os carros mais econômicos do Brasil. O HB20S usa motor três-cilindros que surpreende pelo desempenho nas acelerações e, mesmo assim, não bebe muito. Superou por apenas 0,1 km/l as novas variantes 1.0 turboflex manuais, que anotaram 13,6 km/l na cidade, mas que na estrada rendem melhor: 16,0 km/l.
Rodas de liga leve de 14 polegadas são opcionais
O pequenino Fiat empata com o sedã da marca sul-coreana no consumo urbano, mas perde no rodoviário – muito provavelmente em razão do esforço que o velho motor Fire oito válvulas tem de fazer em velocidades mais altas e trechos de serra simulados. De qualquer forma, é o modelo da marca italiana que desponta primeiro entre os carros mais econômicos do Brasil.
O Logan se garante na sétima posição entre os carros mais econômicos do Brasil com uma boa performance na cidade com combustível fóssil. Bem à frente das variantes com o 1.6 16V, que anotaram 11,9 km/l, quando com câmbio manual, e 10,9 km/l, com a caixa automática CVT.
Mais um sedã se dando bem para cima do seu original hatch. O Voyage é mais econômico que o Gol – pouca coisa, mas é. São 13,4 km/l na cidade com gasolina, segundo o Inmetro. Bom salientar que essa média foi obtida nas versões equipadas com rodas aro 14” – as com aro 15” marcaram 13,1 km/l, na gasolina. E as 1.6 ficaram abaixo dos 12 km/l no consumo urbano.
O hatch da linha HB20 empatou com outros três modelos no consumo urbano com gasolina. Mas levou a melhor na eficiência rodoviária, com 14,9 km/l. O motor 1.0 mais eficiente é o aspirado, só que o turbo também mandou bem, com média de 13,2 km/l na cidade e 15,1 km/l, na estrada.
O compacto que por décadas foi o mais vendido do país prova que é bom ainda em consumo ao figurar entre os 10 carros mais econômicos do Brasil. Aqui, as médias também foram obtidas nas configurações com rodas aro 14”, assim como aconteceu com o Voyage. Curiosamente, o Gol é mais econômico que o sedã na média urbana com etanol.
O Sandero hoje só é vendido nesta versão Zen com motor 1.0 tricilíndrico que aparece na 11ª colocação entre os carros mais econômicos do Brasil. O consumo urbano com gasolina acima dos 13 km/l é bom e termina empatado com o do Gol e do HB20, mas ficou atrás no desempenho na estrada com o mesmo combustível.
O compacto da Toyota pode se vangloriar de ser o automático mais econômico do país. É o primeiro com esse tipo de câmbio a figurar nesta lista, e com a caixa CVT se mostra mais eficiente que a variante com transmissão manual de seis marchas, que faz 12,1 km/l na cidade, com gasolina.
O Cronos com motor 1.3 Firefly garante seu lugar entre os carros mais econômicos do Brasil. O três-volumes da Fiat empatou com o Yaris Sedan no consumo urbano, mas superou bem o rival na média rodoviária, com mais de 1 litro poupado de diferença no quilômetro rodado na estrada.
O Tracker não é só o SUV mais eficiente do país, como também o carro com motor turbo mais econômico do Brasil. Empata no consumo na cidade com dois sedãs compactos, e ganha do Yaris na aferição rodoviária. Isso com câmbio manual de seis marchas – nas opções automáticas do crossover, a média urbana é de 11,9 km/l.
Aqui, o sedã perde para o hatch e muda a lógica dos carros mais econômicos do Brasil. Isso porque esta versão mais bem classificada usa motor maior e mais potente, 1.5. Mesmo assim, fica pouca coisa atrás. Detalhe é que no rodoviário, o Yaris Sedan supera o seu irmão.
A velha geração do Onix figura bacana entre os 10 carros mais econômicos do Brasil, apesar do motor quatro cilindros bastante datado. E assim como na nova geração do compacto, o consumo rodoviário surpreende, mais uma vez beneficiado pela caixa manual de seis marchas muito bem acertada.
O carro mais vendido do Brasil não poderia deixar de estar no ranking
O veterano hatch empata com seu irmão sedã na eficiência urbana com gasolina, mas perde justamente na estrada. No etanol, contudo, o Joy leva a melhor por pouca coisa na média aferida para a cidade.
Tudo bem que o sedã está prestes a ganhar nova geração e que esta versão manual é a que menos vende. Mas não tem jeito, é a mais eficiente para figurar entre os carros mais econômicos do Brasil. Porém, fica ligado porque as variantes com o câmbio automático CVT ficam o mínimo atrás no consumo urbano com gasolina: 12,3 km/l.
Honda Fit LX 1.5 AT
No caso do monovolume da Honda, são as versões automáticas, com câmbio continuamente variável, que mandam melhor. Os 12,3 km/l na cidade com gasosa ficam pouca coisa atrás do parente de plataforma City, mas superam bem a única derivação manual do Fitl, que registra 11,6 km/l. É outro carro, porém, em fim de carreira.
Renault Stepway
A marca francesa trata o Stepway como um produto à parte da linha Sandero. Desta forma, o hatch aventureiro se garante entre os 20 carros mais econômicos do Brasil com o motor 1.6 da família SCe. E é o último, entre os automóveis de passeio, a ficar nos 12 km/l na média com gasolina, de acordo com o Inmetro. Depois dele, só tem ciclo urbano abaixo dos 12 km/l.
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A edição 2021 do levantamento feito pelo instituto atrasou devido à pandemia e às interrupções de produção em muitas fábricas. Porém, a tabela acaba de ser atualizada, com novos modelos e novas classificações do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Aproveitamos para pesquisar os 20 carros mais econômicos do país. Mas, atenção aos critérios. Antes de tudo, consideramos apenas automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs, station-wagons e minivans), ou seja: picapes, vans e furgões não estão nesta lista. Também foram descartados modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves.
Além disso, destacamos o modelo sempre a opção mais econômica dentro da mesma linha. Em suma, nesta relação estará sempre a versão com os melhores resultados em comparação às demais configurações da gama, independentemente de motor e câmbio.
Os 20 carros mais econômicos do Brasil
A ordem de importância foi determinada pelo consumo médio da tabela com gasolina na cidade. O ciclo rodoviário com o mesmo combustível serve como critério de desempate. De qualquer forma, na relação destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).
Bom sempre salientar que tais médias são aferidas pelas próprias marcas dentro de padrões estabelecidos pelo Inmetro. O instituto faz, ao longo do ano, testes próprios com modelos aleatórios para ver se as informações de consumo batem.
De qualquer forma, pode ser que o seu modo de dirigir e a região por onde você trafega faça com que o seu carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Desta forma, se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.
Confira, então, os carros mais econômicos do Brasil.
1º Renault Kwid
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 14,9 km/l
- Gasolina estrada: 15,6 km/l
- Etanol cidade: 10,3 km/l
- Etanol estrada: 10,8 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
No consumo urbano com gasolina, não tem para ninguém. O Kwid é o carro mais econômicos do Brasil em 2021, graças a uma média de quase 15 km/l na cidade da versão Life. Mesmo com etanol, o consumo é interessante e passa dos 10 km/l, resultado de um carro bastante leve, aliviado em equipamentos e com motor tricilíndrico bem trabalhado.
2º Chevrolet Onix Plus
- Motor: 1.0 12 flex
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 14,3 km/l
- Gasolina estrada: 17,7 km/l
- Etanol cidade: 10,1 km/l
- Etanol estrada: 12,5 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O segundo modelo mais eficiente do país é um sedã. Com motor aspirado, o Onix Plus alcança médias com gasolina na cidade melhores que as de seu irmão hatch. Agora, na estrada, a GM pode bater no peito e dizer que tem o carro mais econômico do Brasil com incríveis 17,7 km com um litro de combustível fóssil.
É justo o Chevrolet Onix ser o carro mais vendido do país? Confira a avaliação em vídeo!
Bom salientar que as médias das versões turbinadas do Onix Plus não fizeram feio, não. Pelo contrário, não estão nessa lista por pouco: 13,7 km/l na cidade e 17,0 km/l, na estrada, com gasosa.
3º Chevrolet Onix
- Motor: 1.0 12 flex
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 13,9 km/l
- Gasolina estrada: 16,7 km/l
- Etanol cidade: 9,9 km/l
- Etanol estrada: 11,7 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
A variante hatch do compacto da General Motors fica pouca coisa atrás do irmão e fecha o pódio dos carros mais econômicos do Brasil. Palmas para o conjunto com um moderno motor três canecos, que vibra pouco e roda suave, e com câmbio manual, cuja sexta marcha funciona como um belo overdrive e colabora – mais uma vez – para o consumo rodoviário excelente.
O Onix aspirado ficou pouco à frente das configurações com propulsor turboflex. As médias destas opções turbinadas foram de, respectivamente, 13,5 km/l e 16,0 km/l, com gasolina.
4º Fiat Argo
- Motor: 1.0 6V
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade:13,9 km/l
- Gasolina estrada: 15,1 km/l
- Etanol cidade: 9,8 km/l
- Etanol estrada: 10,7 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O motor Firefly fez um bem danado à linha de compactos da marca italiana, a começar pelo Argo. O modelo anda bem e bebe pouco, ainda mais se comparado aos rivais da tal sub-categoria de hatches pequenos “premium”. Inclusive, empatou com o Onix na média urbana e ficou de fora do pódio justamente pela eficiência na estrada.
As versões do modelo com o 1.3 16V não fizeram feio, mas representam mais de um litro a cada quilômetro rodado. As médias de consumo aferidas do Ago com os motores maiores ficam em 12,8 e 14,7 km/l
5º Hyundai HB20S
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,7 km/l
- Gasolina estrada: 15,7 km/l
- Etanol cidade: 9,6 km/l
- Etanol estrada: 11,1 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
Mais uma vez um sedã se dá melhor que o hatch entre os carros mais econômicos do Brasil. O HB20S usa motor três-cilindros que surpreende pelo desempenho nas acelerações e, mesmo assim, não bebe muito. Superou por apenas 0,1 km/l as novas variantes 1.0 turboflex manuais, que anotaram 13,6 km/l na cidade, mas que na estrada rendem melhor: 16,0 km/l.
6º Fiat Mobi
Rodas de liga leve de 14 polegadas são opcionais
- Motor: 1.0 8V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,7 km/l
- Gasolina estrada: 15,3 km/l
- Etanol cidade: 9,7 km/l
- Etanol estrada: 10,7 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
O pequenino Fiat empata com o sedã da marca sul-coreana no consumo urbano, mas perde no rodoviário – muito provavelmente em razão do esforço que o velho motor Fire oito válvulas tem de fazer em velocidades mais altas e trechos de serra simulados. De qualquer forma, é o modelo da marca italiana que desponta primeiro entre os carros mais econômicos do Brasil.
7º Renault Logan
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,6 km/l
- Gasolina estrada: 14,2 km/l
- Etanol cidade: 9,3 km/l
- Etanol estrada: 10,0 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
O Logan se garante na sétima posição entre os carros mais econômicos do Brasil com uma boa performance na cidade com combustível fóssil. Bem à frente das variantes com o 1.6 16V, que anotaram 11,9 km/l, quando com câmbio manual, e 10,9 km/l, com a caixa automática CVT.
8º Volkswagen Voyage
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,4 km/l
- Gasolina estrada: 15,2 km/l
- Etanol cidade: 8,9 km/l
- Etanol estrada: 10,6 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
Mais um sedã se dando bem para cima do seu original hatch. O Voyage é mais econômico que o Gol – pouca coisa, mas é. São 13,4 km/l na cidade com gasolina, segundo o Inmetro. Bom salientar que essa média foi obtida nas versões equipadas com rodas aro 14” – as com aro 15” marcaram 13,1 km/l, na gasolina. E as 1.6 ficaram abaixo dos 12 km/l no consumo urbano.
9º Hyundai HB20
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,3 km/l
- Gasolina estrada: 14,9 km/l
- Etanol cidade: 9,5 km/l
- Etanol estrada: 10,5 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O hatch da linha HB20 empatou com outros três modelos no consumo urbano com gasolina. Mas levou a melhor na eficiência rodoviária, com 14,9 km/l. O motor 1.0 mais eficiente é o aspirado, só que o turbo também mandou bem, com média de 13,2 km/l na cidade e 15,1 km/l, na estrada.
10º Volkswagen Gol
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,3 km/l
- Gasolina estrada: 14,4 km/l
- Etanol cidade: 9,1 km/l
- Etanol estrada: 10,1 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O compacto que por décadas foi o mais vendido do país prova que é bom ainda em consumo ao figurar entre os 10 carros mais econômicos do Brasil. Aqui, as médias também foram obtidas nas configurações com rodas aro 14”, assim como aconteceu com o Voyage. Curiosamente, o Gol é mais econômico que o sedã na média urbana com etanol.
11º Renault Sandero
- Motor: 1.0 12V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,3 km/l
- Gasolina estrada: 13,9 km/l
- Etanol cidade: 9,0 km/l
- Etanol estrada: 9,6 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
O Sandero hoje só é vendido nesta versão Zen com motor 1.0 tricilíndrico que aparece na 11ª colocação entre os carros mais econômicos do Brasil. O consumo urbano com gasolina acima dos 13 km/l é bom e termina empatado com o do Gol e do HB20, mas ficou atrás no desempenho na estrada com o mesmo combustível.
12º Toyota Yaris
- Motor: 1.3 16V flex
- Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
- Gasolina cidade: 13,1 km/l
- Gasolina estrada: 14,2 km/l
- Etanol cidade: 9,0 km/l
- Etanol estrada: 9,9 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
O compacto da Toyota pode se vangloriar de ser o automático mais econômico do país. É o primeiro com esse tipo de câmbio a figurar nesta lista, e com a caixa CVT se mostra mais eficiente que a variante com transmissão manual de seis marchas, que faz 12,1 km/l na cidade, com gasolina.
13º Fiat Cronos
- Motor: 1.3 16V flex
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,0 km/l
- Gasolina estrada: 15,6 km/l
- Etanol cidade: 9,0 km/l
- Etanol estrada: 11,0 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O Cronos com motor 1.3 Firefly garante seu lugar entre os carros mais econômicos do Brasil. O três-volumes da Fiat empatou com o Yaris Sedan no consumo urbano, mas superou bem o rival na média rodoviária, com mais de 1 litro poupado de diferença no quilômetro rodado na estrada.
14º Chevrolet Tracker
- Motor: 1.0 turboflex
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 13,0 km/l
- Gasolina estrada: 14,8 km/l
- Etanol cidade: 9,0 km/l
- Etanol estrada: 10,4 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O Tracker não é só o SUV mais eficiente do país, como também o carro com motor turbo mais econômico do Brasil. Empata no consumo na cidade com dois sedãs compactos, e ganha do Yaris na aferição rodoviária. Isso com câmbio manual de seis marchas – nas opções automáticas do crossover, a média urbana é de 11,9 km/l.
15º Toyota Yaris Sedan
- Motor: 1.5 16V flex
- Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
- Gasolina cidade: 13,0 km/l
- Gasolina estrada: 14,5 km/l
- Etanol cidade: 9,0 km/l
- Etanol estrada: 10,6 km/l
- Classificação categoria:
- Classificação geral:
Aqui, o sedã perde para o hatch e muda a lógica dos carros mais econômicos do Brasil. Isso porque esta versão mais bem classificada usa motor maior e mais potente, 1.5. Mesmo assim, fica pouca coisa atrás. Detalhe é que no rodoviário, o Yaris Sedan supera o seu irmão.
16º Chevrolet Joy Plus
- Motor: 1.0 8V flex
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 12,8 km/l
- Gasolina estrada: 15,3 km/l
- Etanol cidade: 8,7 km/l
- Etanol estrada: 10,6 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
A velha geração do Onix figura bacana entre os 10 carros mais econômicos do Brasil, apesar do motor quatro cilindros bastante datado. E assim como na nova geração do compacto, o consumo rodoviário surpreende, mais uma vez beneficiado pela caixa manual de seis marchas muito bem acertada.
17º Chevrolet Joy
O carro mais vendido do Brasil não poderia deixar de estar no ranking
- Motor: 1.0 8V flex
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 12,8 km/l
- Gasolina estrada: 14,7 km/l
- Etanol cidade: 8,8 km/l
- Etanol estrada: 10,3 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: B
O veterano hatch empata com seu irmão sedã na eficiência urbana com gasolina, mas perde justamente na estrada. No etanol, contudo, o Joy leva a melhor por pouca coisa na média aferida para a cidade.
18º Honda City
- Motor: 1.5 16V
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 12,4 km/l
- Gasolina estrada: 14,6 km/l
- Etanol cidade: 8,6 km/l
- Etanol estrada: 10,3 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
Tudo bem que o sedã está prestes a ganhar nova geração e que esta versão manual é a que menos vende. Mas não tem jeito, é a mais eficiente para figurar entre os carros mais econômicos do Brasil. Porém, fica ligado porque as variantes com o câmbio automático CVT ficam o mínimo atrás no consumo urbano com gasolina: 12,3 km/l.
19º Honda Fit
Honda Fit LX 1.5 AT
- Motor: 1.5 16V
- Câmbio: automático CVT
- Gasolina cidade: 12,3 km/l
- Gasolina estrada: 14,1 km/l
- Etanol cidade: 8,3 km/l
- Etanol estrada: 9,9 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
No caso do monovolume da Honda, são as versões automáticas, com câmbio continuamente variável, que mandam melhor. Os 12,3 km/l na cidade com gasosa ficam pouca coisa atrás do parente de plataforma City, mas superam bem a única derivação manual do Fitl, que registra 11,6 km/l. É outro carro, porém, em fim de carreira.
20º Renault Stepway
Renault Stepway
- Motor: 1.6 16V
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade:12,0 km/l
- Gasolina estrada: 12,1 km/l
- Etanol cidade: 8,3 km/l
- Etanol estrada: 8,5 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
A marca francesa trata o Stepway como um produto à parte da linha Sandero. Desta forma, o hatch aventureiro se garante entre os 20 carros mais econômicos do Brasil com o motor 1.6 da família SCe. E é o último, entre os automóveis de passeio, a ficar nos 12 km/l na média com gasolina, de acordo com o Inmetro. Depois dele, só tem ciclo urbano abaixo dos 12 km/l.
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