Eles são os queridinhos do mercado, mas muita gente esquece que SUVs geralmente gastam mais combustível do que modelos como hatches e sedãs. Se você está de olho em um jipinho urbano e dá importância ao quanto seu automóvel bebe, em média, então vale ficar atento a este ranking.
Depois de mostrar os carros mais eficientes do mercado brasileiro, AutoPapo agora revela os SUVs mais econômicos, de acordo com a tabela atualizada do PBEV, do Inmetro.
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Seguimos nesta lista os mesmos critérios para o ranqueamento. O consumo médio com gasolina na cidade, segundo a tabela mais recente do Inmetro, é o número mais importante, enquanto o consumo na estrada (com o mesmo combustível fóssil) serve de desempate.
No caso dos SUVs mais econômicos, só consideramos as versões automáticas de modelos nacionais e importados. Isso porque, hoje, menos de 20% dos utilitários esportivos são vendidos com caixa manual.
Também não entraram modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves. Sem esquecer que no ranking estará sempre a versão mais econômica dentro da mesma linha. Independentemente do motor. Na relação, destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).
Vale destacar, mais uma vez, que o modo de dirigir e a região por onde o veículo trafega pode fazer com que o carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Ou seja: se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.
Design exibe linhas características da nova identidade da Chevrolet
Na lista geral dos 20 mais eficientes, o Tracker foi o único crossover a despontar no ranking, isso na sua configuração com câmbio manual, que faz 13,0 km/l na cidade com gasolina. Mas mesmo o automático se mostra o SUV mais econômico do país, com boa média de 11,9 km/l no ciclo urbano registrada pela versão de entrada com a transmissão AT de seis velocidades.
Muita gente torce o nariz para o WR-V e o taxa de “Fit bombado”. Pode ser, mas a verdade é que o crossover compacto segue a lógica de eficiência dos seus companheiros de plataforma (além do monovolume, o sedã City) e figura na segunda colocação entre os SUVs mais econômicos. Reestilizado no ano passado, o modelo usa sempre câmbio CVT e motor 1.5 aspirado.
Aos poucos, a gente engole os preconceitos para cima dos carros chineses. O crossover da JAC fica em terceiro entre os SUVs mais econômicos com câmbio automático. Claro que o fato de usar o 1.6 puramente a gasolina facilita as coisas para o T40, mas azar dos que são flex – ou então este ranking teria mais exceções do que regras. O modelo empatou no ciclo urbano com o Creta, porém desbanca o Hyundai do pódio no rodoviário por 0,1 km/l.
Eficiência não era o forte do modelo com o 1.6 16V, mas bastou colocar o 1.0 turbo na figura entre os quatro SUVs mais econômicos do país. O ciclo urbano fica em 11,6 km/l, contra 10,1 km/l que o aspirado de quatro cilindros registra. O modelo só não garantiu o pódio porque perdeu no consumo rodoviário para o T40 pelo mínimo possível.
Pode-se dizer que o crossover compacto é o 4×4 automático mais eficiente do país no ciclo urbano com gasolina. Com seu motor puramente a gasolina com turbocompressor, o S-Cross consegue uma média de 11,5 km/l na cidade e de 13,3 km/l, na estrada, e supera seu colega de vitrine Vitara e o Toyota Corolla Cross no critério de desempate.
Outro 4×4 entre os SUVs mais econômicos, e outro Suzuki. O Vitara usa o mesmo motor turbo do S-Cross, empata no consumo urbano com o companheiro de marca japonesa, mas perde quando o assunto é eficiência na estrada. Mesmo assim, na versão 4Sport supera o Corolla Cross. Detalhe é que a versão 4All, que não é mais vendida e não tinha 4×4, seria a terceira colocada neste ranking, com média de 11,6 km/l na cidade.
Lançado este ano, o utilitário esportivo médio da marca japa desponta entre os SUVs mais econômicos do país. Empata com a dupla da Suzuki na média na cidade com gasolina, porém, na estrada, faz 12,0 km/l com gasolina. Nada mal para um motor 2.0 quatro cilindros flex aspirado, muito ajudado em eficiência pela injeção direta.
O SUV da Honda está em ritmo de despedida do mercado, já que no ano que vem deixará de ser um compacto para ser um médio em sua segunda geração. Mesmo assim, marca presença entre os crossovers mais eficientes na sua versão turbo, com motor que só conhece gasolina. As configurações com o 1.8 16V fazem 11,0 km/l na aferição urbana.
Reestilização caiu bem no Kicks
O Kicks passou por uma remodelação este ano e se garante entre os SUVs mais econômicos do país com motor conhecido, mas uma transmissão continuamente variável muito bem acertada – bebe menos que a solitária opção manual, que faz 10,9 km/l. Desta forma, o Nissan empata com o JAC T50 no consumo urbano registrado pelo Inmetro com gasolina, mas supera o rival chinês com folgas na eficiência na estrada.
A JAC emplaca seu segundo modelo na lista dos SUVs mais econômicos do país. O T50 foi reestilizado no fim do ano passado, ganhou desenho futurista, mas manteve o mesmo conjunto mecânico com um quatro cilindros aspirado a gasolina – igual ao do T40. O suficiente para figurar no top 10. No consumo na cidade, empata com o Kicks, mas a eficiência na estrada é baixa.
Consumo de combustível: você confia na etiqueta do Inmetro?
Fotos: Divulgação
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Depois de mostrar os carros mais eficientes do mercado brasileiro, AutoPapo agora revela os SUVs mais econômicos, de acordo com a tabela atualizada do PBEV, do Inmetro.
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Seguimos nesta lista os mesmos critérios para o ranqueamento. O consumo médio com gasolina na cidade, segundo a tabela mais recente do Inmetro, é o número mais importante, enquanto o consumo na estrada (com o mesmo combustível fóssil) serve de desempate.
No caso dos SUVs mais econômicos, só consideramos as versões automáticas de modelos nacionais e importados. Isso porque, hoje, menos de 20% dos utilitários esportivos são vendidos com caixa manual.
Também não entraram modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves. Sem esquecer que no ranking estará sempre a versão mais econômica dentro da mesma linha. Independentemente do motor. Na relação, destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).
Vale destacar, mais uma vez, que o modo de dirigir e a região por onde o veículo trafega pode fazer com que o carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Ou seja: se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.
1º Chevrolet Tracker – 11,9 km/l
Design exibe linhas características da nova identidade da Chevrolet
- Motor: 1.0 12V turboflex
- Câmbio: automático de seis marchas
- Gasolina cidade: 11,9 km/l
- Gasolina estrada: 13,7 km/l
- Etanol cidade: 8,2 km/l
- Etanol estrada: 9,6 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: B
Na lista geral dos 20 mais eficientes, o Tracker foi o único crossover a despontar no ranking, isso na sua configuração com câmbio manual, que faz 13,0 km/l na cidade com gasolina. Mas mesmo o automático se mostra o SUV mais econômico do país, com boa média de 11,9 km/l no ciclo urbano registrada pela versão de entrada com a transmissão AT de seis velocidades.
2º Honda WR-V – 11,7 km/l
- Motor: 1.5 16V flex
- Câmbio: automático CVT
- Gasolina cidade: 11,7 km/l
- Gasolina estrada: 12,4 km/l
- Etanol cidade: 8,1 km/l
- Etanol estrada: 8,8 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
Muita gente torce o nariz para o WR-V e o taxa de “Fit bombado”. Pode ser, mas a verdade é que o crossover compacto segue a lógica de eficiência dos seus companheiros de plataforma (além do monovolume, o sedã City) e figura na segunda colocação entre os SUVs mais econômicos. Reestilizado no ano passado, o modelo usa sempre câmbio CVT e motor 1.5 aspirado.
3º JAC T40 Plus – 11,6 km/l
- Motor: 1.6 16V a gasolina
- Câmbio: automático CVT com seis marchas virtuais
- Gasolina cidade: 11,6 km/l
- Gasolina estrada: 12,1 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
Aos poucos, a gente engole os preconceitos para cima dos carros chineses. O crossover da JAC fica em terceiro entre os SUVs mais econômicos com câmbio automático. Claro que o fato de usar o 1.6 puramente a gasolina facilita as coisas para o T40, mas azar dos que são flex – ou então este ranking teria mais exceções do que regras. O modelo empatou no ciclo urbano com o Creta, porém desbanca o Hyundai do pódio no rodoviário por 0,1 km/l.
4º Hyundai Creta – 11,6 km/l
- Motor: 1.0 12V turboflex
- Câmbio: automático de seis marchas
- Gasolina cidade: 11,6 km/l
- Gasolina estrada: 12,0 km/l
- Etanol cidade: 8,3 km/l
- Etanol estrada: 8,7 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
Eficiência não era o forte do modelo com o 1.6 16V, mas bastou colocar o 1.0 turbo na figura entre os quatro SUVs mais econômicos do país. O ciclo urbano fica em 11,6 km/l, contra 10,1 km/l que o aspirado de quatro cilindros registra. O modelo só não garantiu o pódio porque perdeu no consumo rodoviário para o T40 pelo mínimo possível.
5º Suzuki S-Cross – 11,5 km/l
- Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
- Câmbio: automático de seis marchas
- Gasolina cidade: 11,5 km/l
- Gasolina estrada: 13,3 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: C
Pode-se dizer que o crossover compacto é o 4×4 automático mais eficiente do país no ciclo urbano com gasolina. Com seu motor puramente a gasolina com turbocompressor, o S-Cross consegue uma média de 11,5 km/l na cidade e de 13,3 km/l, na estrada, e supera seu colega de vitrine Vitara e o Toyota Corolla Cross no critério de desempate.
6º Suzuki Vitara – 11,5 km/l
- Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
- Câmbio: automático de seis marchas
- Gasolina cidade: 11,5 km/l
- Gasolina estrada: 12,9 km/l
- Classificação categoria: B
- Classificação geral: C
Outro 4×4 entre os SUVs mais econômicos, e outro Suzuki. O Vitara usa o mesmo motor turbo do S-Cross, empata no consumo urbano com o companheiro de marca japonesa, mas perde quando o assunto é eficiência na estrada. Mesmo assim, na versão 4Sport supera o Corolla Cross. Detalhe é que a versão 4All, que não é mais vendida e não tinha 4×4, seria a terceira colocada neste ranking, com média de 11,6 km/l na cidade.
7º Toyota Corolla Cross – 11,5 km/l
- Motor: 2.0 16V flex
- Câmbio: automático CVT com 10 marchas virtuais
- Gasolina cidade: 11,5 km/l
- Gasolina estrada: 12,8 km/l
- Etanol cidade: 8,0 km/l
- Etanol estrada: 9,0 km/l
- Classificação categoria: A
- Classificação geral: C
Lançado este ano, o utilitário esportivo médio da marca japa desponta entre os SUVs mais econômicos do país. Empata com a dupla da Suzuki na média na cidade com gasolina, porém, na estrada, faz 12,0 km/l com gasolina. Nada mal para um motor 2.0 quatro cilindros flex aspirado, muito ajudado em eficiência pela injeção direta.
8º Honda HR-V – 11,4 km/l
- Motor: 1.5 16V turbo a gasolina
- Câmbio: automático CVT com 7 marchas virtuais
- Gasolina cidade: 11,4 km/l
- Gasolina estrada: 12,6 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
O SUV da Honda está em ritmo de despedida do mercado, já que no ano que vem deixará de ser um compacto para ser um médio em sua segunda geração. Mesmo assim, marca presença entre os crossovers mais eficientes na sua versão turbo, com motor que só conhece gasolina. As configurações com o 1.8 16V fazem 11,0 km/l na aferição urbana.
9º Nissan Kicks – 11,3 km/l
Reestilização caiu bem no Kicks
- Motor: 1.6 16V flex
- Câmbio: automático CVT
- Gasolina cidade: 11,3 km/l
- Gasolina estrada: 13,6 km/l
- Etanol cidade: 7,6 km/l
- Etanol estrada: 9,3 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
O Kicks passou por uma remodelação este ano e se garante entre os SUVs mais econômicos do país com motor conhecido, mas uma transmissão continuamente variável muito bem acertada – bebe menos que a solitária opção manual, que faz 10,9 km/l. Desta forma, o Nissan empata com o JAC T50 no consumo urbano registrado pelo Inmetro com gasolina, mas supera o rival chinês com folgas na eficiência na estrada.
10º JAC T50 Plus
- Motor: 1.6 16V a gasolina
- Câmbio: automático CVT com seis marchas virtuais
- Gasolina cidade: 11,3 km/l
- Gasolina estrada: 11,5 km/l
- Classificação categoria: C
- Classificação geral: C
A JAC emplaca seu segundo modelo na lista dos SUVs mais econômicos do país. O T50 foi reestilizado no fim do ano passado, ganhou desenho futurista, mas manteve o mesmo conjunto mecânico com um quatro cilindros aspirado a gasolina – igual ao do T40. O suficiente para figurar no top 10. No consumo na cidade, empata com o Kicks, mas a eficiência na estrada é baixa.
Consumo de combustível: você confia na etiqueta do Inmetro?
Fotos: Divulgação
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