As vendas em 2024 cresceram e o ritmo de lançamentos também. O ano foi marcado por boas novidades, estreias de marcas em determinados segmentos e, mais uma vez, a categoria de SUVs como destaque. São eles, a propósito, que dominam a lista de 10 carros mais legais lançados.
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Mas também tem picape nesse bolo de novidades do ano. E até modelos híbridos que prometem acelerar a eletrificação do setor automotivo nacional. Aproveite, e confira se você concorda com os 10 carros mais legais lançados em 2024. Se discorda de um ou de todos os modelos, conta para a gente nos comentários. Mas seja legal.
Confira os 10 carros mais legais lançados em 2024.
Renault Kardian marcou a nova fase da marca francesa no mercado latino (Foto: Renault | Divulgação)
O novo compacto da Renault não poderia ficar de fora dos 10 carros mais legais lançados no ano. O crossover – SUV ou hatch aventureiro, como você preferir – traz uma mudança de paradigmas para a marca francesa no país.
Esqueça a fase Dacia de carros baratos e simples da Renault. Apesar de ser a cara do Stepway europeu, o Kardian estreou aqui novo motor três cilindros turbo com bastante disposição, arquitetura modular moderna, nível de acabamento caprichado e acertos de carroceria e suspensão bem refinados.
Peugeot 2008 unificou a atual geração tanto nas a combustão como elétrica (Foto: Peugeot | Divulgação)
Demorou, mas finalmente a Peugeot deu atenção à categoria de SUVs compactos com a segunda geração do 2008. O carro já estaria entre os mais legais lançados em 2024 pelo design: diferente, ousado e arrojado. Some a isso uma dinâmica apurada e o motor 1.0 turbo que entrega desempenho de sobra.
A picape japonesa perdeu o nome L200 e chega bem mais moderna de olho o avanço das concorrentes (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
A picape média se atualizou para encarar a concorrência cada vez mais acirrada do segmento. No mesmo ano em que a Fiat lançou a Titano, a GM renovou a Chevrolet Silverado e a Volkswagen reestilizou a Amarok, a Mitsubishi tratou de montar uma geração nova da Triton em Goiás.
O modelo – que abandonou o termo L200 – também é equipado com novo motor 4N16, da família Super High Power (SHP). O 2.4 16V biturbo diesel proporciona 205 cv de potência e torque máximo de 47,9 kgfm entre 1.500 e 2.750 rpm.
Nissan Sentra é uma das últimas opções para quem busca um sedã médio (Foto: Murilo Góes | Nissan | Divulgação)
Tudo bem que foi só aquela reestilização de meia-vida, mas o Nissan Sentra é um dos carros mais legais do país e que foi lançado em sua linha 2025 este ano. O sedã é extremamente confortável e tem conjunto mecânico bastante competente, com o 2.0 16V de 140 cv aliado ao câmbio CVT.
Além disso, é equipado, inclusive, com itens de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e alerta de tráfego cruzado. O ambiente a bordo é caprichado e os bancos parecem te levar nas nuvens – não às nuvens.
Citroën Basalt, terceiro produto da nova família C3, é um dos carros mais legais de 2024 (Foto: GM | Divulgação)
A Stellantis conseguiu fazer um SUV-cupê bem resolvido em termos de design – sem parecer um monstrengo como ocorre em algumas marcas de luxo alemãs. Além disso, o Basalt debutou esse ano como o mais barato de sua subcategoria e um dos veículos automáticos mais acessíveis do país.
Com opções de motores aspirado e turbo, o Basalt ainda tem bom espaço no porta-malas. E questões de dirigibilidade e conforto um pouco melhores que seus irmãos de plataforma C3 e C3 Aircross.
Fiat Pulse T200 Hybrid deu início ao programa de eletrificação da Stellantis no Brasil sem pesar no bolso do consumidor (Foto: Fiat | Divulgação)
Ok, é só um conjunto híbrido-leve. Ou seja, o motor elétrico funciona como gerador e não traciona as rodas do crossover compacto da Fiat. Mas não deixa de ser um movimento da indústria em busca de eletrificação – e de atingir as metas de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos.
No Pulse – e também no Fastback – duas baterias de 12V auxiliam o motor 1.0 turbo de 130 cv com etanol e 125 cv, com gasolina, em determinadas situações. Desta forma, é o primeiro híbrido flex do mercado desde que a Toyota foi pioneira com o Corolla, em 2019.
Ford Ranger Black chega para ampliar a gama da picape norte-americana (Foto: Ford | Divulgação)
A nova Ranger já foi um dos carros mais legais lançados em 2023. E, em 2024, ainda conseguiu ter uma versão bacana. A opção Black tem apelo genuinamente urbano, câmbio automático, bom recheio e preço competitivo de R$ 220 mil. Usa motor menos potente e tração 4×2, mas isso é mais que suficiente para sua proposta.
Jeep Compass recebeu motor Hurricane 4 que elevou a potência do SUV para 272 cv (Foto: Jeep | Divulgação)
O SUV médio mais vendido do país não pode ser mais acusado de oferecer desempenho manco. A Stellantis passou a equipar versões do Compass com o novo motor 2.0 de 272 cv. De quebra, ganhou versões acessíveis para garantir a liderança na categoria e ser um dos carros mais legais lançados em 2024.
BYD Shark é a primeira picape média híbrida do mercado, que utiliza três motores elétricos combinado com uma unidade a combustão (Foto: BYD | Divulgação)
A BYD fez uns 482 lançamentos em 2024, mas um dos carros mais legais foi a Shark. A primeira picape média híbrida do mercado também estreou como a mais potente da categoria. São 437 cv combinados pelo motor de combustão aliado a outro elétrico.
A maioria dos números também joga a favor da picape. Desempenho de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, autonomia em modo puramente elétrico de 100 km e consumo de 24,6 km/l na cidade. Só a capacidade de carga de 790 kg é bem menor que a das rivais.
Novo Huyndai Creta corrigiu as linhas polêmicas e adicionou novos conteúdos (Foto: Hyundai | Divulgação)
Depois da frente polêmica, a Hyundai adotou um desenho moderno, arrojado e mais unânime no Creta. O remodelado SUV ainda recebeu novas calibragens na suspensão e o motor mais potente da categoria de compactos: o 1.6 16V turbo a gasolina da linha Gamma II com 193 cv.
Além de ser um dos carros mais legais lançados em 2024, o Creta também se manteve como um dos SUVs mais vendidos do país. Especialmente no varejo, onde lidera os emplacamentos.
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Mas também tem picape nesse bolo de novidades do ano. E até modelos híbridos que prometem acelerar a eletrificação do setor automotivo nacional. Aproveite, e confira se você concorda com os 10 carros mais legais lançados em 2024. Se discorda de um ou de todos os modelos, conta para a gente nos comentários. Mas seja legal.
Confira os 10 carros mais legais lançados em 2024.
1. Renault Kardian foi um dos carros mais legais lançados em 2024
Renault Kardian marcou a nova fase da marca francesa no mercado latino (Foto: Renault | Divulgação)
O novo compacto da Renault não poderia ficar de fora dos 10 carros mais legais lançados no ano. O crossover – SUV ou hatch aventureiro, como você preferir – traz uma mudança de paradigmas para a marca francesa no país.
Esqueça a fase Dacia de carros baratos e simples da Renault. Apesar de ser a cara do Stepway europeu, o Kardian estreou aqui novo motor três cilindros turbo com bastante disposição, arquitetura modular moderna, nível de acabamento caprichado e acertos de carroceria e suspensão bem refinados.
2. Peugeot 2008
Peugeot 2008 unificou a atual geração tanto nas a combustão como elétrica (Foto: Peugeot | Divulgação)
Demorou, mas finalmente a Peugeot deu atenção à categoria de SUVs compactos com a segunda geração do 2008. O carro já estaria entre os mais legais lançados em 2024 pelo design: diferente, ousado e arrojado. Some a isso uma dinâmica apurada e o motor 1.0 turbo que entrega desempenho de sobra.
3. Mitsubishi Triton
A picape japonesa perdeu o nome L200 e chega bem mais moderna de olho o avanço das concorrentes (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
A picape média se atualizou para encarar a concorrência cada vez mais acirrada do segmento. No mesmo ano em que a Fiat lançou a Titano, a GM renovou a Chevrolet Silverado e a Volkswagen reestilizou a Amarok, a Mitsubishi tratou de montar uma geração nova da Triton em Goiás.
O modelo – que abandonou o termo L200 – também é equipado com novo motor 4N16, da família Super High Power (SHP). O 2.4 16V biturbo diesel proporciona 205 cv de potência e torque máximo de 47,9 kgfm entre 1.500 e 2.750 rpm.
4. Nissan Sentra
Nissan Sentra é uma das últimas opções para quem busca um sedã médio (Foto: Murilo Góes | Nissan | Divulgação)
Tudo bem que foi só aquela reestilização de meia-vida, mas o Nissan Sentra é um dos carros mais legais do país e que foi lançado em sua linha 2025 este ano. O sedã é extremamente confortável e tem conjunto mecânico bastante competente, com o 2.0 16V de 140 cv aliado ao câmbio CVT.
Além disso, é equipado, inclusive, com itens de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e alerta de tráfego cruzado. O ambiente a bordo é caprichado e os bancos parecem te levar nas nuvens – não às nuvens.
5. Citroën Basalt
Citroën Basalt, terceiro produto da nova família C3, é um dos carros mais legais de 2024 (Foto: GM | Divulgação)
A Stellantis conseguiu fazer um SUV-cupê bem resolvido em termos de design – sem parecer um monstrengo como ocorre em algumas marcas de luxo alemãs. Além disso, o Basalt debutou esse ano como o mais barato de sua subcategoria e um dos veículos automáticos mais acessíveis do país.
Com opções de motores aspirado e turbo, o Basalt ainda tem bom espaço no porta-malas. E questões de dirigibilidade e conforto um pouco melhores que seus irmãos de plataforma C3 e C3 Aircross.
6. Fiat Pulse Bio-Hybrid
Fiat Pulse T200 Hybrid deu início ao programa de eletrificação da Stellantis no Brasil sem pesar no bolso do consumidor (Foto: Fiat | Divulgação)
Ok, é só um conjunto híbrido-leve. Ou seja, o motor elétrico funciona como gerador e não traciona as rodas do crossover compacto da Fiat. Mas não deixa de ser um movimento da indústria em busca de eletrificação – e de atingir as metas de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos.
No Pulse – e também no Fastback – duas baterias de 12V auxiliam o motor 1.0 turbo de 130 cv com etanol e 125 cv, com gasolina, em determinadas situações. Desta forma, é o primeiro híbrido flex do mercado desde que a Toyota foi pioneira com o Corolla, em 2019.
7. Ford Ranger Black
Ford Ranger Black chega para ampliar a gama da picape norte-americana (Foto: Ford | Divulgação)
A nova Ranger já foi um dos carros mais legais lançados em 2023. E, em 2024, ainda conseguiu ter uma versão bacana. A opção Black tem apelo genuinamente urbano, câmbio automático, bom recheio e preço competitivo de R$ 220 mil. Usa motor menos potente e tração 4×2, mas isso é mais que suficiente para sua proposta.
8. Jeep Compass
Jeep Compass recebeu motor Hurricane 4 que elevou a potência do SUV para 272 cv (Foto: Jeep | Divulgação)
O SUV médio mais vendido do país não pode ser mais acusado de oferecer desempenho manco. A Stellantis passou a equipar versões do Compass com o novo motor 2.0 de 272 cv. De quebra, ganhou versões acessíveis para garantir a liderança na categoria e ser um dos carros mais legais lançados em 2024.
9. BYD Shark
BYD Shark é a primeira picape média híbrida do mercado, que utiliza três motores elétricos combinado com uma unidade a combustão (Foto: BYD | Divulgação)
A BYD fez uns 482 lançamentos em 2024, mas um dos carros mais legais foi a Shark. A primeira picape média híbrida do mercado também estreou como a mais potente da categoria. São 437 cv combinados pelo motor de combustão aliado a outro elétrico.
A maioria dos números também joga a favor da picape. Desempenho de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, autonomia em modo puramente elétrico de 100 km e consumo de 24,6 km/l na cidade. Só a capacidade de carga de 790 kg é bem menor que a das rivais.
10. Hyundai Creta
Novo Huyndai Creta corrigiu as linhas polêmicas e adicionou novos conteúdos (Foto: Hyundai | Divulgação)
Depois da frente polêmica, a Hyundai adotou um desenho moderno, arrojado e mais unânime no Creta. O remodelado SUV ainda recebeu novas calibragens na suspensão e o motor mais potente da categoria de compactos: o 1.6 16V turbo a gasolina da linha Gamma II com 193 cv.
Além de ser um dos carros mais legais lançados em 2024, o Creta também se manteve como um dos SUVs mais vendidos do país. Especialmente no varejo, onde lidera os emplacamentos.