Os pacotes de assistentes ativos de segurança, chamados de ADAS, estão cada vez mais populares no Brasil. Porém vários recursos fazem parte desse conjunto, que por sua vez varia de modelo a modelo.
Cada marca possui seu pacote ADAS, algumas possuem variações diferentes dependendo do modelo. Alguns desses assistentes já são obrigatório em outros mercados, o que ajuda a explicar a popularização.
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O sistema de frenagem autônoma de emergência é um dos mais comuns (Foto: Hyundai | Divulgação)
A sigla ADAS significa Advanced Driver-Assistance System, ou sistemas avançados de assistência a direção. Esse nome é usado para os recursos que atuam diretamente no controle do carro para evitar um acidente ou reduzir os danos.
É diferente de recursos como o controle de estabilidade ou o ABS, que apenas facilitam o controle do carro mas ainda deixa toda a responsabilidade nas mãos do motorista. O ADAS pode intervir de forma autônoma.
Os principais recursos desse pacote são:
Alguns desses sistemas podem vir apenas na forma de alertas, como o de saída de faixa, o de colisão e o de tráfego cruzado. Nesse caso o carro só avisa do risco mas não corrige a trajetória.
O pacote mais completo de segurança da BYD vem no Dolphin Plus (Foto: BYD | Divulgação)
O carro mais barato da BYD com o pacote ADAS é o Dolphin Mini. A marca também oferece esses assistentes de segurança no Song Plus, Yuan Plus, Seal, Han, Tan e Shark.
A marca chinesa chama equipamentos de segurança passivos como “ADAS Pacote 1”, o que pode levar a erros. Controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com ABS e direção elétrica não fazem parte do pacote ADAS como a marca coloca em suas fichas técnicas, esse nome é usado apenas para auxílios ativos.
Os carros da BYD com leitor de placas emitem avisos sonoros caso o motorista ultrapasse o limite de velocidade. Diferente dos carros europeus que apenas mostram a informação no painel. Os pacotes da marca chinesa não são unificados pela gama, cada modelo possui seus assistentes.
O nome Max Drive indica que o carro possui os assistentes de segurança (Foto: CAOA Chery | Divulgação)
A Caoa Chery batizou seu pacote ADAS de Max Drive. Existem duas variações desses assistentes, que se diferenciam por poucos recursos.
O Spin estreou no Brasil a frenagem autônoma de emergência na linha da Chevrolet (Foto: Chevrolet | Divulgação)
A Chevrolet demorou a adotar o pacote ADAS na linha nacional. Até o início de 2024 sua linha trazia apenas os alertas, isso mudou com a chegada da frenagem autônoma de emergência no novo Spin.
O pacote da Fiat é simples, mas conta com assistentes importantes (Foto: Fiat | Divulgação)
A Fiat possui um pacote ADAS mais simples que equipa a Pulse, Fastback e Toro.
A Ranger possui o pacote ADAS mais completo em seu segmento (Foto: Ford | Divulgação)
Como a linha da Ford é importada, o pacote ADAS dela é mais recheado e alinhado com o resto do mundo. Na Ranger ele é um opcional para a versão topo de linha e também é o mais equipado em seu segmento.
A segurança é um dos destaques nos carros da GWM (Foto: GWM | Divulgação)
A GWM estreou no Brasil dando um destaque para a segurança de seus carros e mostrando testes estrangeiros para reforçar a qualidade nesse quesito. Tanto o hatch elétrico Ora 03 quanto o SUV híbrido Haval H6 contam com pacote ADAS.
Tanto os nacionais quanto os importados da Honda possuem o mesmo pacote ADAS (Foto: Honda | Divulgação)
A montadora japonesa batizou seu pacote ADAS de Honda Sensing. A linha 2025 alinhou ele com o resto da gama, passando a ser o mais equipado dentre os compactos.
Toda a gama vendida no Brasil possui os mesmos recursos no pacote ADAS, incluindo os importados. O esportivo Civic Type R é um dos poucos carros com câmbio manual a ter esse pacote no Brasil.
O HB20 é um dos poucos compactos com esses sistemas (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A Hyundai oferece o pacote ADAS no HB20, no Creta e nos importados Palisade e Ioniq5. No HB20 existe a versão Platinum Safety para quem deseja ter os assistentes e não quer levar a topo de linha Platinum Plus.
A linha 2025 do Compass e do Commander estreou um pacote mais avançado (Foto: Jeep | Divulgação)
A linha 2025 dos Jeep Compass e Commander introduziram no Brasil o ADAS nível 2 da marca, com mais recursos. O Renegade segue com o pacote mais simples, que é de série a partir da versão Altitude.
Toda a linha de carros de passeio da Kia contam com os assistentes (Foto: Kia | Divulgação)
Toda a linha de carros de passeia da Kia oferece pacote ADAS. O do Stonic é mais simples, enquanto os modelos maiores oferecem mais recursos.
A nova Triton acompanha a Ranger na oferta dos assistentes ativos de segurança (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo
O pacote ADAS ainda é parco nas caminhonetes médias, a nova geração da Mitsubishi Triton seguiu a Ford Ranger na oferta desses assistentes. A marca japonesa também oferta essa segurança adicional em seus SUVs.
A japonesa oferece o Safety Shield em toda a linha (Foto: Nissan | Divulgação)
O pacote ADAS da Nissan se chama Safety Shield. Cada modelo possui uma variação dele, com o destaque para o Sentra que agora tem esses recursos de série em todas as versões.
O 208 e o 2008 têm como destaque o leitor de placas (Foto: Peugeot | Divulgação)
A Peugeot começou a oferecer o pacote ADAS com a atual geração do 208. Esses recursos vêm apenas na versão topo de linha GT, no SUV 2008 a situação é similar.
Com exceção da Big Horn, todas as versões da Rampage possuem o pacote (Foto: Ram | Divulgação)
A Ram Rampage estreou em três versões, todas elas trazendo o pacote ADAS. A nova versão de entrada Big Horn é a única sem esses recursos de segurança. Apesar de compartilhar muito com o Jeep Commander, a picape ainda não possui o ADAS nível 2 do SUV.
O Kardian estrou o pacote ADAS na linha nacional da marca (Foto: Renault | Divulgação)
Até o lançamento do Kardian, o único recurso ADAS da Renault no Brasil era o monitor de pontos cegos do Duster. Com o novo SUV compacto estrearam mais equipamentos.
A linha 2025 do Corolla e do Corolla Cross trouxe o controle de cruzeiro adaptativo com stop and go (Foto: Toyota | Divulgação)
A Toyota tornou o seu pacote ADAS Safety Sense padrão em quase toda linha de carros de passeio. Apenas nas versões de entrada do Corolla e do Yaris que ele não é incluído. Na linha Hilux ele vem apenas na SRX, no SW7 é de série nas versões de sete lugares.
Praticamente todos os carros automáticos da VW contam com frenagem autônoma de emergência (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Praticamente todos os carros da Volkswagen com câmbio automático contam com pacote ADAS, exceto o Polo. Nos SUVs T-Cross e Nivus a marca adotou apenas a frenagem autônoma de emergência e o controle de cruzeiro adaptativo como itens de série, o resto dos recursos são opcionais.
Cada marca possui seu pacote ADAS, algumas possuem variações diferentes dependendo do modelo. Alguns desses assistentes já são obrigatório em outros mercados, o que ajuda a explicar a popularização.
VEJA TAMBÉM:
O que é um pacote ADAS
O sistema de frenagem autônoma de emergência é um dos mais comuns (Foto: Hyundai | Divulgação)
A sigla ADAS significa Advanced Driver-Assistance System, ou sistemas avançados de assistência a direção. Esse nome é usado para os recursos que atuam diretamente no controle do carro para evitar um acidente ou reduzir os danos.
É diferente de recursos como o controle de estabilidade ou o ABS, que apenas facilitam o controle do carro mas ainda deixa toda a responsabilidade nas mãos do motorista. O ADAS pode intervir de forma autônoma.
Os principais recursos desse pacote são:
- Frenagem autônoma de emergência (AEB): freia o carro ao detectar um veículo parado à frente ou um pedestre;
- Assistente ativo de faixa (LKS): corrige a direção caso o veículo esteja saindo da faixa de rodagem sem sinalizar;
- Assistente de centralização na faixa: controla a direção para o que carro esteja no centro da faixa de rodagem e corrige as saídas;
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): mantém o carro na velocidade selecionada, mantém uma distância segura do carro à frente, reduz a velocidade quando ele freio e retoma para a velocidade selecionada quando a via fica livre. Diferente do cruise control comum, esse sistema atua nos freios durante descidas;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go: além das funções descritas acima, esse tipo de ACC freia o carro totalmente quando o veículo à frente para, sendo útil no trânsito urbano ou em engarrafamentos;
- Farol alto automático (AHB): comuta para o farol alto quando a iluminação for baixa e volta para o baixo caso apareça um carro à frente ou na contramão, evitando ofuscamentos;
- Monitor de ponto cego (BLIS): avisa através de uma luz que um veículo está no ponto cego, podendo emitir um aviso quando o motorista sinaliza que vai mudar de faixa;
- Leitor de placas: é autoexplicativo, lê as placas de velocidade e informa no painel o limite da via;
- Assistente de tráfego cruzado traseiro: monitora se algum carro vem perpendicularmente durante uma manobra de ré e freia caso exista risco de colisão;
- Alerta de colisão traseira: emite um alerta no interior de risco de colisão e aciona o pisca alerta para sinalizar o carro que está atrás.
Alguns desses sistemas podem vir apenas na forma de alertas, como o de saída de faixa, o de colisão e o de tráfego cruzado. Nesse caso o carro só avisa do risco mas não corrige a trajetória.
BYD
O pacote mais completo de segurança da BYD vem no Dolphin Plus (Foto: BYD | Divulgação)
O carro mais barato da BYD com o pacote ADAS é o Dolphin Mini. A marca também oferece esses assistentes de segurança no Song Plus, Yuan Plus, Seal, Han, Tan e Shark.
A marca chinesa chama equipamentos de segurança passivos como “ADAS Pacote 1”, o que pode levar a erros. Controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com ABS e direção elétrica não fazem parte do pacote ADAS como a marca coloca em suas fichas técnicas, esse nome é usado apenas para auxílios ativos.
Os carros da BYD com leitor de placas emitem avisos sonoros caso o motorista ultrapasse o limite de velocidade. Diferente dos carros europeus que apenas mostram a informação no painel. Os pacotes da marca chinesa não são unificados pela gama, cada modelo possui seus assistentes.
Pacote ADAS dos BYD Dolphin Plus, Seal e Tan
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Monitor de fadiga do motorista;
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Leitor de placas;
- Assistente ativo de faixa;
- Assistente de tráfego cruzado traseiro.
BYD Song Plus
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Monitor de fadiga do motorista;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Assistente ativo de faixa;
- Assistente de centralização na faixa.
BYD Yuan Plus
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Monitor de fadiga do motorista;
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Assistente ativo de faixa;
- Assistente de centralização na faixa.
BYD Shark
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Monitor de fadiga do motorista;
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Assistente ativo de faixa;
- Farol alto automático;
- Assistente de centralização na faixa.
Caoa Chery
O nome Max Drive indica que o carro possui os assistentes de segurança (Foto: CAOA Chery | Divulgação)
A Caoa Chery batizou seu pacote ADAS de Max Drive. Existem duas variações desses assistentes, que se diferenciam por poucos recursos.
Pacote ADAS do Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de saída de faixa;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Farol alto automático;
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Monitor de pontos cegos.
Tiggo 7 Pro e Tiggo 8
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de centralização em faixa;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Farol alto automático;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Monitor de pontos cegos;
- Alerta de colisão traseira.
Chevrolet
O Spin estreou no Brasil a frenagem autônoma de emergência na linha da Chevrolet (Foto: Chevrolet | Divulgação)
A Chevrolet demorou a adotar o pacote ADAS na linha nacional. Até o início de 2024 sua linha trazia apenas os alertas, isso mudou com a chegada da frenagem autônoma de emergência no novo Spin.
Pacote ADAS do Chevrolet Spin
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de colisão dianteiro;
- Monitor de ponto cego.
Chevrolet S10 e Trailblazer
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de colisão dianteiro;
- Monitor de ponto cego;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Alerta de saída de faixa.
Chevrolet Tracker
- Alerta de colisão dianteiro;
- Monitor de ponto cego.
Chevrolet Montana
- Monitor de ponto cego.
Chevrolet Equinox Turbo
- Frenagem autônoma de emergência;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem;
- Monitor de ponto cego com correção ativa;
- Assistente de permanência em faixa.
Fiat
O pacote da Fiat é simples, mas conta com assistentes importantes (Foto: Fiat | Divulgação)
A Fiat possui um pacote ADAS mais simples que equipa a Pulse, Fastback e Toro.
Pacote ADAS dos Fiat Pulse, Fastback e Toro
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de saída de faixa;
- Farol alto automático.
Ford
A Ranger possui o pacote ADAS mais completo em seu segmento (Foto: Ford | Divulgação)
Como a linha da Ford é importada, o pacote ADAS dela é mais recheado e alinhado com o resto do mundo. Na Ranger ele é um opcional para a versão topo de linha e também é o mais equipado em seu segmento.
Pacote ADAS da Ford Ranger
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Assistente ativo de tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- Assistente ativo faixa;
- Assistente de centralização em faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos.
Ford Territory
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Assistente ativo de tráfego cruzado traseiro;
- Assistente ativo faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos.
Ford Bronco Sport
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Assistente ativo de tráfego cruzado traseiro;
- Assistente ativo faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Leitor de placas.
Ford Maverick
- Frenagem autônoma de emergência;
- Farol alto automático;
GWM
A segurança é um dos destaques nos carros da GWM (Foto: GWM | Divulgação)
A GWM estreou no Brasil dando um destaque para a segurança de seus carros e mostrando testes estrangeiros para reforçar a qualidade nesse quesito. Tanto o hatch elétrico Ora 03 quanto o SUV híbrido Haval H6 contam com pacote ADAS.
Pacote ADAS do GWM Ora 03
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Assistente de manutenção em faixa;
- Assistente ativo de tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Desvio inteligente – afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cm;
- Leitor de placas.
GWM Haval H6
- Frenagem autônoma de emergência;
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Assistente ativo de tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- Assistente de centralização na faixa;
- Desvio inteligente –afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cm.
Honda
Tanto os nacionais quanto os importados da Honda possuem o mesmo pacote ADAS (Foto: Honda | Divulgação)
A montadora japonesa batizou seu pacote ADAS de Honda Sensing. A linha 2025 alinhou ele com o resto da gama, passando a ser o mais equipado dentre os compactos.
Toda a gama vendida no Brasil possui os mesmos recursos no pacote ADAS, incluindo os importados. O esportivo Civic Type R é um dos poucos carros com câmbio manual a ter esse pacote no Brasil.
Pacote ADAS de toda a linha Honda
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Assistente de permanência em faixa;
- Assistente de centralização na faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Farol alto automático.
Hyundai
O HB20 é um dos poucos compactos com esses sistemas (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A Hyundai oferece o pacote ADAS no HB20, no Creta e nos importados Palisade e Ioniq5. No HB20 existe a versão Platinum Safety para quem deseja ter os assistentes e não quer levar a topo de linha Platinum Plus.
Pacote ADAS do HB20
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de permanência em faixa;
- Assistente de centralização em faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Assistente de tráfego cruzado traseiro;
- Farol alto automático.
Creta
- Cruise control adaptativo com stop and go;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de permanência em faixa;
- Assistente de centralização em faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Assistente de tráfego cruzado traseiro;
- Farol alto automático.
Jeep
A linha 2025 do Compass e do Commander estreou um pacote mais avançado (Foto: Jeep | Divulgação)
A linha 2025 dos Jeep Compass e Commander introduziram no Brasil o ADAS nível 2 da marca, com mais recursos. O Renegade segue com o pacote mais simples, que é de série a partir da versão Altitude.
Pacote ADAS do Jeep Renegade
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de saída de faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Farol alto automático.
Jeep Compass e Commander
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de permanência em faixa;
- Assistente de centralização em faixa;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Leitor de placas;
- Assistente ativo de tráfego cruzado traseiro;
- Alerta de saída de faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Farol alto automático.
Kia
Toda a linha de carros de passeio da Kia contam com os assistentes (Foto: Kia | Divulgação)
Toda a linha de carros de passeia da Kia oferece pacote ADAS. O do Stonic é mais simples, enquanto os modelos maiores oferecem mais recursos.
Pacote ADAS do Kia Stonic
- Assistente de centralização na faixa;
- Assistente de permanência em faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Leitor de placas.
Kia Niro
- Assistente de centralização na faixa;
- Assistente de permanência em faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Farol alto automático;
- Assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Leitor de placas.
Kia Sportage e Carnival
- Assistente de centralização na faixa;
- Assistente de permanência em faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Farol alto automático;
- Assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Leitor de placas.
Mitsubishi
A nova Triton acompanha a Ranger na oferta dos assistentes ativos de segurança (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo
O pacote ADAS ainda é parco nas caminhonetes médias, a nova geração da Mitsubishi Triton seguiu a Ford Ranger na oferta desses assistentes. A marca japonesa também oferta essa segurança adicional em seus SUVs.
Pacote ADAS da Mitsubishi Triton e Pajero Sport
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Aviso de saída de faixa
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Sistema de prevenção de aceleração involuntária.
Mitsubishi Eclipse Cross
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Farol alto automático;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Aviso de saída de faixa
- Sistema de prevenção de aceleração involuntária.
Nissan
A japonesa oferece o Safety Shield em toda a linha (Foto: Nissan | Divulgação)
O pacote ADAS da Nissan se chama Safety Shield. Cada modelo possui uma variação dele, com o destaque para o Sentra que agora tem esses recursos de série em todas as versões.
Pacote ADAS do Nissan Versa
- Monitor de pontos cegos;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem autônoma de emergência.
Nissan Kicks
- Monitor de pontos cegos;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Alerta de mudança de faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem autônoma de emergência.
Nissan Sentra
- Monitor de pontos cegos;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Alerta de mudança de faixa;
- Assistente de permanência em faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem autônoma de emergência.
Nissan Frontier
- Alerta de colisão dianteiro;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Monitor de pontos cegos;
- Assistente de permanência em faixa;
- Farol alto automático.
Peugeot
O 208 e o 2008 têm como destaque o leitor de placas (Foto: Peugeot | Divulgação)
A Peugeot começou a oferecer o pacote ADAS com a atual geração do 208. Esses recursos vêm apenas na versão topo de linha GT, no SUV 2008 a situação é similar.
Pacote ADAS dos Peugeot 208 e 2008
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Leitor de placas;
- Farol alto automático;
- Assistente de permanência em faixa.
Peugeot E-2008 GT
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Leitor de placas;
- Farol alto automático;
- Assistente de permanência em faixa.
Ram
Com exceção da Big Horn, todas as versões da Rampage possuem o pacote (Foto: Ram | Divulgação)
A Ram Rampage estreou em três versões, todas elas trazendo o pacote ADAS. A nova versão de entrada Big Horn é a única sem esses recursos de segurança. Apesar de compartilhar muito com o Jeep Commander, a picape ainda não possui o ADAS nível 2 do SUV.
Pacote ADAS da Ram Rampage
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Assistente de permanência em faixa;
- Farol alto automático;
- Monitor de tráfego cruzado traseiro.
Renault
O Kardian estrou o pacote ADAS na linha nacional da marca (Foto: Renault | Divulgação)
Até o lançamento do Kardian, o único recurso ADAS da Renault no Brasil era o monitor de pontos cegos do Duster. Com o novo SUV compacto estrearam mais equipamentos.
Pacote ADAS do Renault Kardian
- Frenagem autônoma de emergência;
- Monitor de pontos cegos;
- Controle de cruzeiro adapativo.
Renault Duster
- Monitor de pontos cegos.
Toyota
A linha 2025 do Corolla e do Corolla Cross trouxe o controle de cruzeiro adaptativo com stop and go (Foto: Toyota | Divulgação)
A Toyota tornou o seu pacote ADAS Safety Sense padrão em quase toda linha de carros de passeio. Apenas nas versões de entrada do Corolla e do Yaris que ele não é incluído. Na linha Hilux ele vem apenas na SRX, no SW7 é de série nas versões de sete lugares.
Pacote ADAS do Toyota Yaris
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de saída de faixa.
Toyota Corolla e Corolla Cross
- Cruise control adaptativo com stop and go;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Farol alto automático;
- Assistente de permanência em faixa;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Monitor de pontos cegos.
Toyota Hilux e SW4
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de saída de faixa.
Volkswagen
Praticamente todos os carros automáticos da VW contam com frenagem autônoma de emergência (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Praticamente todos os carros da Volkswagen com câmbio automático contam com pacote ADAS, exceto o Polo. Nos SUVs T-Cross e Nivus a marca adotou apenas a frenagem autônoma de emergência e o controle de cruzeiro adaptativo como itens de série, o resto dos recursos são opcionais.
Pacote ADAS do Volkswagen Virtus
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Frenagem pós colisão.
Pacote ADAS do Volkswagen Nivus
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de permanência em faixa;
- Assistente de centralização na faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem pós colisão.
Volkswagen T-Cross
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de permanência em faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Frenagem pós colisão.
Volkswagen Taos
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Frenagem pós colisão;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Farol alto automático;
- Monitor de pontos cegos.
Volkswagen Amarok
- Alerta de colisão;
- Alerta de saída de faixa.
Volkswagen Jetta GLI
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Assistente de permanência em faixa;
- Assistente de centralização na faixa;
- Monitor de pontos cegos;
- Assistente de tráfego cruzado traseiro;
- Farol alto automático;
- Frenagem pós colisão.