Notícia O preço da gasolina encareceu em 40% nos últimos 12 meses

O preço da gasolina sempre foi uma preocupação do brasileiro, mas os aumentos frequentes de 2021 deixou os trabalhadores ainda mais preocupados. Segundo a , em outubro de 2021 o valor da gasolina foi 40% maior que o valor de outubro de 2020.

De abril para outubro o aumento foi de 13%. Nesse período o etanol subiu ainda mais: 19%. A tendência é desses aumentos continuarem, já que os dados são anteriores ao aumento de 7% na refinaria anunciado pela Petrobras.

VEJA TAMBÉM:


Como comparação, o salário mínimo no Brasil em 2020 era de R$ 1.045, em 2021 subiu para R$ 1.100. Esse aumento de 5,26% do salário é quase oito vezes menor que o aumento da gasolina.

O que vem aumento o preço da gasolina em 2021?​


O AutoPapo já apurou sobre esses aumentos tão frequentes com mais detalhes e . Em resumo, são uma série de fatores encadeados que afetam o preço e um puxa o outro.

Começando pelo preço da gasolina bruta na refinaria, o Brasil alinhou esse preço ao valor internacional em dólar em 2016 com o Preço de Paridade de Importação (PPI). E graças a crise econômica que o país passa atualmente, o real está extremamente desvalorizado. Essa já é a justificativa da frequência dos aumentos.

Sobre esse preço que aumenta frequentemente são aplicados os impostos federais e estaduais. A alíquota deles não muda, mas como são aplicadas sobre um valor que está crescendo, o valor arrecadado é sempre maior.

Para a gasolina também existe a porcentagem de etanol presente nela. Atualmente a porcentagem do combustível vegetal na gasolina é de 27,5%. Para completar ainda existem os custos de distribuição e venda do combustível.


O post apareceu primeiro em .

 
Top