GM detalha tecnologia por trás do turbocompressor duplo em seu novo superesportivo
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: GM/Divulgação
O ainda não está à venda mas não há dúvidas de que a General Motors traz muita tecnologia embarcada em seu novo superesportivo com mais de 1.000cv. A GM divulgou que seu novo Corvette ZR1 2025 terá uma turbina BorgWarner inspirada pela NASA com uma tecnologia inédita até o momento.
O Chevrolet Corvette ZR1 usará duas turbinas associadas ao motor V8 já conhecido. Produzidas pela Borg Warner cada uma das peças terá um emblema especial: o desenho do foguete Gemini que é uma homenagem à colaboração da fabricante de turbinas à NASA na década de 1960.
A General Motors já confirmou que o V8 do Corvette ZR1 terá nada menos que 1.064cv com 114kgfm de torque graças à sobrealimentação. O motor V8 é o mesmo do Corvette Z06 com virabrequim do tipo plano e o mesmo bloco.
Turbina com nova tecnologia
O compressor usa uma carcaça do tipo ventilada e as pás da turbina tem medidas especiais que melhoram sua eficiência. O tubo do escape do tipo integrado garante que os dutos tenham o mesmo comprimento, aumentando ainda mais o desempenho e refinando o som do escapamento.
Na parte tecnológica cada turbina tem um sensor de velocidade de passagem de ar em formato de lâmina montado no compressor, fornecendo dados em tempo real sobre a velocidade do turbo para o sistema de computador do carro.
Essa inovação permite que o ZR1 utilize 100% da capacidade sem o risco de danos a longo prazo e com mais performance. Um sistema patenteado de rolamento de esferas reduz o tempo de resposta, aumenta a durabilidade e mantém o funcionamento mais silencioso.
The post appeared first on .