A Citröen já passou por bons momentos no Brasil, especialmente nas últimas décadas, quando lançou a primeira geração do C3, a minivan Xsara Picasso e o sedã C4 Pallas. Mas nos últimos anos a marca vem minguando em vendas. O lançamento do novo C3 busca reverter o cenário e aumentar a relevância da marca francesa no Brasil.
Um ponto essencial para isso foi ter colocado a engenharia sul-americana responsável pelo projeto. O é o primeiro de três carros da nova família que será apresentada nos próximos três anos, todos fabricados na América do Sul.
O teto colorido é um destaque do carro
Estilo aventureiro será um dos diferenciais do C3 na categoria
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Apesar de compartilhar o nome com o C3 lançado na Europa em 2016, o novo modelo brasileiro é bem diferente. O carro europeu é feito na plataforma PF1, a mesma da primeira geração do Peugeot 208, enquanto o brasileiro será feito na arquitetura CMP.
O segmento que o C3 irá concorrer é o dos hatches compactos. Nele, enfrentará os Volkswagen Polo, Fiat Argo, Renault Sandero, Toyota Yaris, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Enquanto o Peugeot 208 mira mais no topo, com interior mais sofisticado, o C3 vem em uma faixa mais baixa de preço com proposta mais utilitária.
O entre-eixos do novo Citroën de 2,54m é o mesmo do 208, porém a carroceria mede 3,98m – para ficar na faixa de impostos mais baixa do mercado indiano. O porta-malas de 315 litros é maior que o de quase todos rivais, perdendo apenas para o Sandero.
A plataforma CMP é a mesma do 208, porém simplificada para países emergentes
Apesar de medir menos de 4 metros de comprimento, o porta-malas está entre os maiores da categoria
Teto branco é uma opção bem vinda em um país tropical
O novo Citröen C3 é um hatchback, mas ele traz elementos visuais dos SUV para agradar ao público. Os vincos fortes nos para-lamas, o capô alto e as molduras em plástico preto por toda parte inferior do carro dão o ar de robustez.
Na dianteira está o conjunto ótico dividido em duas seções, que forma uma assinatura com as luzes diurnas em LED. Honrando a tradição de desenhos criativos da marca está a opção de teto em tom distinto da carroceria. Por enquanto, foram exibidos apenas as combinações de carroceria azul com teto branco e carroceria branca com teto laranja.
O estilo inspirado nos SUV fazem o C3 se destacar no segmento. Os concorrentes Argo, Sandero e HB20 possuem versões aventureiras, mas posicionadas mais ao topo da gama. A Citröen irá levar o estilo aventureiro a uma faixa de preço mais ampla na categoria, assim como o Renault Kwid fez entre os sub-compactos.
Painel digital e central multimídia de10 polegadas dão o tom de modernidade no interior
Faixa colorida do painel quebra a monotonia. Note os práticos suporte para smartphone e presilhas para o cabo
O espaço interno foi um ponto criticado no lançamento do Peugeot 208, mas a Citröen parece querer evitar essas criticas no novo C3. As colunas A mais verticais proporcionam um painel mais curto, o que resulta em um melhor aproveitamento do espaço interno.
Falando no painel, ele é um dos destaques do carro. O C3 foi projetado para mercados emergentes, mas isso não significa que o desenho do interior precisa ser simples. Uma faixa horizontal texturizada e colorida se destaca. Nas fotos divulgadas podemos ver essa faixa em azul ou laranja.
As saídas de ventilação contam com desenho diferenciado e o volante é multifuncional. A central multimídia de 10 polegadas fica no topo do painel, mas não teve detalhes sobre as funcionalidades. Na moldura dos botões do ar-condicionado existe um prático suporte para prender o cabo do carregador do celular.
O teto plano e as colunas A mais verticais ajudam no espaço interno
O fabricante programou o início das vendas do novo Citroën C3 para o primeiro trimestre de 2022. Incialmente ele deverá vir apenas com o motor 1.6 16v usado também no C4 Cactus. O motor 1.0 Firefly aspirado chegará mais tarde. O 1.3 aspirado e o 1.0 turbo também estão cotados para o futuro.
Sobre os preços, a nossa previsão é que o Citröen C3 fique abaixo do Peugeot 208, acompanhando os preços do Polo 1.6, do Argo 1.3 e do Onix Turbo.
Fotos: Citröen | Divulgação
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Um ponto essencial para isso foi ter colocado a engenharia sul-americana responsável pelo projeto. O é o primeiro de três carros da nova família que será apresentada nos próximos três anos, todos fabricados na América do Sul.
O teto colorido é um destaque do carro
Estilo aventureiro será um dos diferenciais do C3 na categoria
VEJA TAMBÉM:
Base mais moderna que a do Citröen C3 europeu
Apesar de compartilhar o nome com o C3 lançado na Europa em 2016, o novo modelo brasileiro é bem diferente. O carro europeu é feito na plataforma PF1, a mesma da primeira geração do Peugeot 208, enquanto o brasileiro será feito na arquitetura CMP.
O segmento que o C3 irá concorrer é o dos hatches compactos. Nele, enfrentará os Volkswagen Polo, Fiat Argo, Renault Sandero, Toyota Yaris, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Enquanto o Peugeot 208 mira mais no topo, com interior mais sofisticado, o C3 vem em uma faixa mais baixa de preço com proposta mais utilitária.
O entre-eixos do novo Citroën de 2,54m é o mesmo do 208, porém a carroceria mede 3,98m – para ficar na faixa de impostos mais baixa do mercado indiano. O porta-malas de 315 litros é maior que o de quase todos rivais, perdendo apenas para o Sandero.
Estilo de aventureiro urbano
A plataforma CMP é a mesma do 208, porém simplificada para países emergentes
Apesar de medir menos de 4 metros de comprimento, o porta-malas está entre os maiores da categoria
Teto branco é uma opção bem vinda em um país tropical
O novo Citröen C3 é um hatchback, mas ele traz elementos visuais dos SUV para agradar ao público. Os vincos fortes nos para-lamas, o capô alto e as molduras em plástico preto por toda parte inferior do carro dão o ar de robustez.
Na dianteira está o conjunto ótico dividido em duas seções, que forma uma assinatura com as luzes diurnas em LED. Honrando a tradição de desenhos criativos da marca está a opção de teto em tom distinto da carroceria. Por enquanto, foram exibidos apenas as combinações de carroceria azul com teto branco e carroceria branca com teto laranja.
O estilo inspirado nos SUV fazem o C3 se destacar no segmento. Os concorrentes Argo, Sandero e HB20 possuem versões aventureiras, mas posicionadas mais ao topo da gama. A Citröen irá levar o estilo aventureiro a uma faixa de preço mais ampla na categoria, assim como o Renault Kwid fez entre os sub-compactos.
Interior do Citroën C3 se destaca
Painel digital e central multimídia de10 polegadas dão o tom de modernidade no interior
Faixa colorida do painel quebra a monotonia. Note os práticos suporte para smartphone e presilhas para o cabo
O espaço interno foi um ponto criticado no lançamento do Peugeot 208, mas a Citröen parece querer evitar essas criticas no novo C3. As colunas A mais verticais proporcionam um painel mais curto, o que resulta em um melhor aproveitamento do espaço interno.
Falando no painel, ele é um dos destaques do carro. O C3 foi projetado para mercados emergentes, mas isso não significa que o desenho do interior precisa ser simples. Uma faixa horizontal texturizada e colorida se destaca. Nas fotos divulgadas podemos ver essa faixa em azul ou laranja.
As saídas de ventilação contam com desenho diferenciado e o volante é multifuncional. A central multimídia de 10 polegadas fica no topo do painel, mas não teve detalhes sobre as funcionalidades. Na moldura dos botões do ar-condicionado existe um prático suporte para prender o cabo do carregador do celular.
Quando o novo C3 chega ao mercado?
O teto plano e as colunas A mais verticais ajudam no espaço interno
O fabricante programou o início das vendas do novo Citroën C3 para o primeiro trimestre de 2022. Incialmente ele deverá vir apenas com o motor 1.6 16v usado também no C4 Cactus. O motor 1.0 Firefly aspirado chegará mais tarde. O 1.3 aspirado e o 1.0 turbo também estão cotados para o futuro.
Sobre os preços, a nossa previsão é que o Citröen C3 fique abaixo do Peugeot 208, acompanhando os preços do Polo 1.6, do Argo 1.3 e do Onix Turbo.
Fotos: Citröen | Divulgação
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