Um dos principais lançamentos do mercado automotivo em 2021, o New City da Honda chega às lojas completamente reprojetado. Pela primeira vez no Brasil, a gama terá, além do Sedan, o Hatchback. Com os dois modelos, o fabricante promete elevar os padrões do segmento, com tecnologias e equipamentos inéditos.
Na comparação com a geração atual, o New City está 94 mm mais comprido e 53 mm mais largo. A altura total, porém, ficou 8 mm mais baixa, para reforçar a ideia de esportividade. Na verdade, o design como um todo ficou mais dinâmico, graças à silhueta bem marcada e às linhas dos faróis e das lanternas traseiras, que trazem LEDs.
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Além do aspecto mais esportivo, a nova carroceria permitiu o aumento do espaço interno. De acordo com a Honda, os passageiros traseiros contam com acomodações mais confortáveis graças à adoção de bancos dianteiros com encostos mais finos, apoiados em trilhos mais espaçados: isso permitiu maior área para a região dos joelhos e dos pés. No sedan, o porta-malas continua sendo referência no segmento, com 519 litros.
Pela primeira vez, gama inclui configuração Hatchback
Carroceria do Sedan ficou mais carroceria longa, larga e baixa
Retrovisores foram recuados e fixados na porta, o que aumenta o campo de visão do motorista
Maiores mudanças começam após as portas dianteiras
Sedan e Hatchback trazem LED nas luzes de de posição e de freio traseiras
Versão Touring tem faróis full LED
Vincos formados pelos faróis e lanternas são elementos marcantes do design
Rodas de liga leve de 16 polegadas vêm em todas as versões
Por sua vez, o New City Hatchback “herda” do “irmão” Honda Fit o sistema Magic Seat, que permite rebater os bancos em quatro posições diferentes (Utility, Long, Tall e Refresh). Isso permite a acomodação de objetos e volumes com diferentes dimensões e formatos. No modo Utility, o espaço útil na cabine é de 1.168 litros, superando até os 1.045 litros de volume máximo do Fit. Com os assentos em posição normal, o porta-malas comporta 268 litros.
O New City da City chega em três versões (EX, EXL e Touring) na configuração Sedan, enquanto o Hatchback oferece as duas últimas opções (EXL e Touring). Externamente, toda a gama vem equipada com rodas de liga leve de 16 polegadas e com luzes de rodagem diurna (DRLs) em LEDs.
Entre os equipamentos, o destaque do New City é a adoção das tecnologias ativas de segurança, que a Honda chama de SENSING. O pacote, disponível na versão top de linha Touring, inclui controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, assistente de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista e comutação automática dos faróis alto e baixo.
Assista ao vídeo e veja o sistema Honda SENSING em ação:
No mais, todas as versões trazem assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração acionamento automático das luzes de emergência em frenagens fortes, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) e alerta de baixa pressão dos pneus. A partir da versão EXL, no modelo Sedan, e na Touring, no Hatchback, há ainda o LaneWatch, um assistente para reduzir o ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro.
A nova central multimídia, presente desde a versão EX, tem tela touch de 8 polegadas e compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay sem-fio. O equipamento de infotenimento vem de série em todas as versões do New City da Honda, assim como chave presencial com botão de partida do motor e ar-condicionado digital.
A versão EXL acrescenta sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas configurável, ar-condicionado automático e função de destravamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e faróis full-LED; no sedan, há ainda espelho retrovisor interno fotocrômico.
No hatch , versão Touring vem sempre com interior em couro preto
Todas as versões têm câmbio automático CVT
Central multimídia tem tela touch de 8 polegadas
Espaço na traseira é um dos destaques da gama
New City Touring sedã oferece interior claro para três opões de pintura
Com tudo rebatido o volume é maior que o do Fit, o desafio é passar os objetos maiores pela abertura menor
Sistema Magic Seat dá grande versatilidade ao interior do New City Hatchback
Painel traz tela de 7 polegadas configurável
Sob o capô, a maior novidade do New City da Honda é o motor 1.5 com novas tecnologias. Com bloco e cabeçote confeccionados em alumínio, a unidade tem injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote: o admissão tem variação no tempo de abertura. Há ainda o tradicional sistema i-VTEC, que permite a variação da abertura das válvulas de admissão.
O resultado é uma potência máxima é de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina. Quando abastecido com o combustível fóssil, o New City da Honda tem a maior potência do segmento, superando os concorrentes. O torque é de 15,8 kgfm com o primeiro combustível e de 1,5,5 kgfm com o segundo, sempre a 4.600 rpm. Outra vantagem é que a injeção direta dispensa o uso de sistemas auxiliares de partida a frio.
Toda a linha vem de série com um câmbio automático do tipo CVT. Esse sistema tem relações continuamente variáveis, mas simula sete marchas: o motorista pode trocá-las por meio de paddle shifts no volante. Além do mais, quando o motorista pisa fundo, a central eletrônica faz as mudanças nos pontos fixos, para aumentar a esportividade. Já em descidas, a transmissão aplica o efeito do freio-motor.
Motor 1.5 desenvolve 126 cv de potência
Além do ganho em desempenho, o conjunto mecânico permitiu redução no consumo de combustível. Tanto o Sedan quanto o Hatchback são classificados com nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) em suas respectivas categorias. Confira os índices:
A Honda já iniciou a pré-venda do New City Sedan: as vendas começam em janeiro próximo. Quanto ao New City Hatchback, os valores só serão revelados em janeiro, quando ocorrerá a pré-venda: a chegada do modelo às lojas está prevista para março. Confira os preços das três versões do Sedan:
*Valores válidos em todo território nacional, exceto estado de São Paulo.
A Honda oferece seis opções de cores para o New City Sedan: Branco Tafetá (sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Na versão Touring com as pinturas Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior vem em couro claro. Nas demais cores, o revestimento é preto.
A paleta de cores do New City Hatchback tem duas opções a mais, ambas perolizadas: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno. O interior é sempre preto. A Honda oferte 3 anos de garantia para a gama, sem limite de quilometragem.
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Na comparação com a geração atual, o New City está 94 mm mais comprido e 53 mm mais largo. A altura total, porém, ficou 8 mm mais baixa, para reforçar a ideia de esportividade. Na verdade, o design como um todo ficou mais dinâmico, graças à silhueta bem marcada e às linhas dos faróis e das lanternas traseiras, que trazem LEDs.
VEJA TAMBÉM:
Além do aspecto mais esportivo, a nova carroceria permitiu o aumento do espaço interno. De acordo com a Honda, os passageiros traseiros contam com acomodações mais confortáveis graças à adoção de bancos dianteiros com encostos mais finos, apoiados em trilhos mais espaçados: isso permitiu maior área para a região dos joelhos e dos pés. No sedan, o porta-malas continua sendo referência no segmento, com 519 litros.
Pela primeira vez, gama inclui configuração Hatchback
Carroceria do Sedan ficou mais carroceria longa, larga e baixa
Retrovisores foram recuados e fixados na porta, o que aumenta o campo de visão do motorista
Maiores mudanças começam após as portas dianteiras
Sedan e Hatchback trazem LED nas luzes de de posição e de freio traseiras
Versão Touring tem faróis full LED
Vincos formados pelos faróis e lanternas são elementos marcantes do design
Rodas de liga leve de 16 polegadas vêm em todas as versões
Por sua vez, o New City Hatchback “herda” do “irmão” Honda Fit o sistema Magic Seat, que permite rebater os bancos em quatro posições diferentes (Utility, Long, Tall e Refresh). Isso permite a acomodação de objetos e volumes com diferentes dimensões e formatos. No modo Utility, o espaço útil na cabine é de 1.168 litros, superando até os 1.045 litros de volume máximo do Fit. Com os assentos em posição normal, o porta-malas comporta 268 litros.
Equipamentos do New City da Honda
O New City da City chega em três versões (EX, EXL e Touring) na configuração Sedan, enquanto o Hatchback oferece as duas últimas opções (EXL e Touring). Externamente, toda a gama vem equipada com rodas de liga leve de 16 polegadas e com luzes de rodagem diurna (DRLs) em LEDs.
Entre os equipamentos, o destaque do New City é a adoção das tecnologias ativas de segurança, que a Honda chama de SENSING. O pacote, disponível na versão top de linha Touring, inclui controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, assistente de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista e comutação automática dos faróis alto e baixo.
Assista ao vídeo e veja o sistema Honda SENSING em ação:
No mais, todas as versões trazem assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração acionamento automático das luzes de emergência em frenagens fortes, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) e alerta de baixa pressão dos pneus. A partir da versão EXL, no modelo Sedan, e na Touring, no Hatchback, há ainda o LaneWatch, um assistente para reduzir o ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro.
A nova central multimídia, presente desde a versão EX, tem tela touch de 8 polegadas e compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay sem-fio. O equipamento de infotenimento vem de série em todas as versões do New City da Honda, assim como chave presencial com botão de partida do motor e ar-condicionado digital.
A versão EXL acrescenta sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas configurável, ar-condicionado automático e função de destravamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e faróis full-LED; no sedan, há ainda espelho retrovisor interno fotocrômico.
No hatch , versão Touring vem sempre com interior em couro preto
Todas as versões têm câmbio automático CVT
Central multimídia tem tela touch de 8 polegadas
Espaço na traseira é um dos destaques da gama
New City Touring sedã oferece interior claro para três opões de pintura
Com tudo rebatido o volume é maior que o do Fit, o desafio é passar os objetos maiores pela abertura menor
Sistema Magic Seat dá grande versatilidade ao interior do New City Hatchback
Painel traz tela de 7 polegadas configurável
Motor e câmbio aprimorados
Sob o capô, a maior novidade do New City da Honda é o motor 1.5 com novas tecnologias. Com bloco e cabeçote confeccionados em alumínio, a unidade tem injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote: o admissão tem variação no tempo de abertura. Há ainda o tradicional sistema i-VTEC, que permite a variação da abertura das válvulas de admissão.
O resultado é uma potência máxima é de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina. Quando abastecido com o combustível fóssil, o New City da Honda tem a maior potência do segmento, superando os concorrentes. O torque é de 15,8 kgfm com o primeiro combustível e de 1,5,5 kgfm com o segundo, sempre a 4.600 rpm. Outra vantagem é que a injeção direta dispensa o uso de sistemas auxiliares de partida a frio.
Toda a linha vem de série com um câmbio automático do tipo CVT. Esse sistema tem relações continuamente variáveis, mas simula sete marchas: o motorista pode trocá-las por meio de paddle shifts no volante. Além do mais, quando o motorista pisa fundo, a central eletrônica faz as mudanças nos pontos fixos, para aumentar a esportividade. Já em descidas, a transmissão aplica o efeito do freio-motor.
Motor 1.5 desenvolve 126 cv de potência
Além do ganho em desempenho, o conjunto mecânico permitiu redução no consumo de combustível. Tanto o Sedan quanto o Hatchback são classificados com nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) em suas respectivas categorias. Confira os índices:
Configuração | Consumo urbano (km/l) | Consumo rodoviário (km/l) |
---|---|---|
Honda New City Hatchback | 9,1 (etanol) 13,3 (gasolina) | 10,5 (e) 14,8 (g) |
Honda New City Sedan | 9,2 (e); 13,1 (g) | 10,5 (e); 15,2 (g) |
Preços do New City da Honda
A Honda já iniciou a pré-venda do New City Sedan: as vendas começam em janeiro próximo. Quanto ao New City Hatchback, os valores só serão revelados em janeiro, quando ocorrerá a pré-venda: a chegada do modelo às lojas está prevista para março. Confira os preços das três versões do Sedan:
Versão | Preço |
---|---|
Honda New City EX | R$ 108.300* |
Honda New City EXL | R$ 114.700* |
Honda New City Touring | R$ 123.100* |
*Valores válidos em todo território nacional, exceto estado de São Paulo.
A Honda oferece seis opções de cores para o New City Sedan: Branco Tafetá (sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Na versão Touring com as pinturas Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior vem em couro claro. Nas demais cores, o revestimento é preto.
A paleta de cores do New City Hatchback tem duas opções a mais, ambas perolizadas: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno. O interior é sempre preto. A Honda oferte 3 anos de garantia para a gama, sem limite de quilometragem.
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