As idas e vindas do anunciado primeiro carro 100% nacional não param. Após mudanças no conjunto mecânico, no desenho e no local da fábrica, o Lecar 459, sonho do empresário Flávio Assis, será produzido, pelo menos inicialmente, na China. A informação foi revelada em entrevista ao
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“A gente estuda produzir esse carro, inicialmente na China e depois vir para montagem em CKD no Brasil e, depois disso, passaremos a ter a fabricação completamente nacional”, explicou Assis. “Nossa promessa é ter os primeiros protótipos rodando no Brasil com ajuda chinesa entre março e abril de 2025. Carro na mão do dono será em agosto de 2026″, afirmou o empresário, sem revelar qual o nível de cooperação da “ajuda chinesa” e sequer quem será seu parceiro na empreitada.
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O autointitulado “Elon Musk brasileiro” ainda divulgou mais um modelo que será fabricado pela Lecar, uma picape com porte da Fiat Toro, batizada, curiosamente, de Cyber Campo.
“A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível. Farol, lanternas, volante, painel e banco. A ideia é ter um carro confortável tanto para o trabalho, quanto para o passeio ao final de semana”, explicou Assis.
Na enrevista ao g1, no entando, o empresário não esclareceu qual é a expectativa de vendas para o 459 e também não anunciou planos sobre redes de concessionárias para vendas e assistência técnica.
Flávio Assis ainda explicou na entrevista que adquiriu um carro elétrico da Tesla para que os engenheiros da Lecar pudessem desmontá-lo e entender como ele funciona. Mas para o “Elon Musk brasileiro”, isso não foi feito para copiar, mas para “pegar as melhores práticas”.
O Lecar 459 é um projeto do empresário Flávio Assis. Ele foi anunciado como um carro 100% elétrico, mas, em setembro, houve uma mudança e ele foi anunciado como um carro híbrido equipado com um conjunto Horse (parceria da Geely com a Renault) .
Esse conjunto na verdade combina motor 1.0 turbo de 122 cv, que é basicamente o mesmo bloco do Renault Kardian, a um módulo elétrico da brasileira WEG que atua como gerador.
Ou seja, o motor a combustão gira o gerador, a corrente produzida é armazenada nas baterias que alimentam o motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm de torque, fornecido pela chinesa HEPU Power. Ele será responsável pela tração do 459, que segundo a marca permitirá aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
Primeira versão do Lecar 459 era 100% elétrica
Flávio Assis anunciou, em 2022, o projeto e a produção em alta escala de um automóvel elétrico no Rio Grande do Sul, o Lecar 459. Porém, logo, logo mudou de ideia e disse que não é mais elétrico, que será um híbrido e também não mais no Rio Grande do Sul e nem no Espírito Santo, mas na China
A ideia inicial é que as primeiras unidades do Lecar já estivessem nas ruas ainda neste ano, mas, após essas sucessivas mudanças, o prazo mudou para 2026, quando os primeiros clientes receberão seus carros.
Vale destacar que, apesar de toda a incerteza sobre a viabilidade do projeto, o Lecar 459 já está em pré-venda, com um primeiro lote de 1.000 carros já disponibilizados, embora, em 27 de setembro, apenas 26 pessoas já haviam entrado na lista de espera, segundo informou Rodrigo Rumi, vice-presidente da Lecar, à CNN. Apesar da baixa procura, um otimista segundo lote de 1.000 unidades foi anunciado nesta semana.
“A gente estuda produzir esse carro, inicialmente na China e depois vir para montagem em CKD no Brasil e, depois disso, passaremos a ter a fabricação completamente nacional”, explicou Assis. “Nossa promessa é ter os primeiros protótipos rodando no Brasil com ajuda chinesa entre março e abril de 2025. Carro na mão do dono será em agosto de 2026″, afirmou o empresário, sem revelar qual o nível de cooperação da “ajuda chinesa” e sequer quem será seu parceiro na empreitada.
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O autointitulado “Elon Musk brasileiro” ainda divulgou mais um modelo que será fabricado pela Lecar, uma picape com porte da Fiat Toro, batizada, curiosamente, de Cyber Campo.
“A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível. Farol, lanternas, volante, painel e banco. A ideia é ter um carro confortável tanto para o trabalho, quanto para o passeio ao final de semana”, explicou Assis.
Na enrevista ao g1, no entando, o empresário não esclareceu qual é a expectativa de vendas para o 459 e também não anunciou planos sobre redes de concessionárias para vendas e assistência técnica.
Engenharia reversa
Flávio Assis ainda explicou na entrevista que adquiriu um carro elétrico da Tesla para que os engenheiros da Lecar pudessem desmontá-lo e entender como ele funciona. Mas para o “Elon Musk brasileiro”, isso não foi feito para copiar, mas para “pegar as melhores práticas”.
O que é o Lecar 459
O Lecar 459 é um projeto do empresário Flávio Assis. Ele foi anunciado como um carro 100% elétrico, mas, em setembro, houve uma mudança e ele foi anunciado como um carro híbrido equipado com um conjunto Horse (parceria da Geely com a Renault) .
Esse conjunto na verdade combina motor 1.0 turbo de 122 cv, que é basicamente o mesmo bloco do Renault Kardian, a um módulo elétrico da brasileira WEG que atua como gerador.
Ou seja, o motor a combustão gira o gerador, a corrente produzida é armazenada nas baterias que alimentam o motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm de torque, fornecido pela chinesa HEPU Power. Ele será responsável pela tração do 459, que segundo a marca permitirá aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
Histórico tortuoso
Primeira versão do Lecar 459 era 100% elétrica
Flávio Assis anunciou, em 2022, o projeto e a produção em alta escala de um automóvel elétrico no Rio Grande do Sul, o Lecar 459. Porém, logo, logo mudou de ideia e disse que não é mais elétrico, que será um híbrido e também não mais no Rio Grande do Sul e nem no Espírito Santo, mas na China
A ideia inicial é que as primeiras unidades do Lecar já estivessem nas ruas ainda neste ano, mas, após essas sucessivas mudanças, o prazo mudou para 2026, quando os primeiros clientes receberão seus carros.
Vale destacar que, apesar de toda a incerteza sobre a viabilidade do projeto, o Lecar 459 já está em pré-venda, com um primeiro lote de 1.000 carros já disponibilizados, embora, em 27 de setembro, apenas 26 pessoas já haviam entrado na lista de espera, segundo informou Rodrigo Rumi, vice-presidente da Lecar, à CNN. Apesar da baixa procura, um otimista segundo lote de 1.000 unidades foi anunciado nesta semana.