Suponha que você esteja dirigindo a uma velocidade um pouco mais elevada e surge um obstáculo à frente que te obriga a uma freada de emergência.
Essa é uma situação que deixa muitos motoristas, até os mais experientes, em dúvida. “Eu apenas piso firme no pedal do freio, ou devo também usar o freio-motor, reduzindo o câmbio para uma marcha mais forte, ajudando assim a parar o carro?”
Essa dúvida é resolvida com o seguinte raciocínio: quando se aperta para valer o pedal, o sistema de freio tem tamanha potência de redução da velocidade que faz até arrastar as rodas, caso não haja o ABS.
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Então, é obviamente desnecessária qualquer outra ação do motorista para reforçar o sistema de freios.
E inútil usar também o freio-motor nessa situação.
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Essa dúvida é resolvida com o seguinte raciocínio: quando se aperta para valer o pedal, o sistema de freio tem tamanha potência de redução da velocidade que faz até arrastar as rodas, caso não haja o ABS.
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