A Chevrolet atualizou seu motor turbinado de três cilindros para atender a norma de emissões Proconve L8. Tanto o 1.0 quanto o 1.2 sobrealimentados receberam injeção direta no Tracker e na
. O Onix deverá receber as mudanças em breve.
De acordo com a Chevrolet, as mudanças foram a adoção da injeção direta e atualizações no software de gerenciamento do motor. Isso garantiu a redução nas emissões e no consumo, com exceção do ciclo urbano da Montana.
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Antes que vocês perguntem, a Chevrolet manteve a correia dentada banhada a óleo nesses motores de três cilindros. O equipamento agora conta com garantia de 240 mil km, contanto que o proprietário siga o plano de manutenção corretamente e faça as revisões na rede autorizada.
Os maiores ganhos no 1.0 turbo da Chevrolet foram no torque. O motor anterior, sem injeção direta, entregava 116 cv com ambos combustíveis, o torque era de 16,3 kgfm na gasolina e 16,8 kgfm no etanol. Confira os dados após a atualização:
O motor 1.2 turbo da Chevrolet rompeu a barreira dos 140 cv com a injeção direta. Seu torque cresceu mais quando abastecido na gasolina, diminuindo a disparidade entre os combustíveis. Antes da atualização ele rendia 132 cv com gasolina e 133 cv com etanol, o torque ficava em 19,4 kgfm e 21,4 kgfm respectivamente.
O consumo da dupla melhorou em quase todas as situações (Foto: Chevrolet | Divulgação)
O Chevrolet Tracker melhorou o consumo após receber a injeção direta, seja com o 1.0 turbo ou com o 1.2 turbo. As melhorias chegam a 7,7% quando comparado ao modelo anterior.
A caminhonete da família ficou mais beberrona no ciclo urbano quando equipada com câmbio automático. O consumo subiu em 0,8% na gasolina e 2,5% com etanol. Em compensação, na rodovia ela chega a beber até 4,3% menos
A Chevrolet divulgou também a aceleração de zero a 100 km/h do Tracker e da Montana com injeção direta. Como era de se esperar, eles ficaram mais rápidos graças aos ganhos em potência em torque.
Começando pelo Tracker 1.0 turbo, o tempo para acelerar de zero a 100 km/h caiu de 11,8 s para 10,9 s. Com o 1.2 turbo a melhora foi de 11,1 s para 9,7 s.
Na Montana com câmbio manual o zero a 100 km/h caiu de 11,7 s para 10,9 s. Com câmbio automático a melhora foi de 10,1 s para 9,5 s.
A dupla com esse motor turbo atualizado com a injeção direta já está disponível na rede de concessionárias da Chevrolet. O Onix deverá receber as atualizações mecânicas em breve junto de um face-lift.
De acordo com a Chevrolet, as mudanças foram a adoção da injeção direta e atualizações no software de gerenciamento do motor. Isso garantiu a redução nas emissões e no consumo, com exceção do ciclo urbano da Montana.
VEJA TAMBÉM:
Antes que vocês perguntem, a Chevrolet manteve a correia dentada banhada a óleo nesses motores de três cilindros. O equipamento agora conta com garantia de 240 mil km, contanto que o proprietário siga o plano de manutenção corretamente e faça as revisões na rede autorizada.
Ficha técnica do motor 1.0 turbo Chevrolet
Os maiores ganhos no 1.0 turbo da Chevrolet foram no torque. O motor anterior, sem injeção direta, entregava 116 cv com ambos combustíveis, o torque era de 16,3 kgfm na gasolina e 16,8 kgfm no etanol. Confira os dados após a atualização:
Combustível | Potência | Torque |
---|---|---|
Gasolina | 117 cv | 18,3 kgfm |
Etanol | 121 cv | 18,9 kgfm |
Ficha técnica do motor 1.2 turbo Chevrolet
O motor 1.2 turbo da Chevrolet rompeu a barreira dos 140 cv com a injeção direta. Seu torque cresceu mais quando abastecido na gasolina, diminuindo a disparidade entre os combustíveis. Antes da atualização ele rendia 132 cv com gasolina e 133 cv com etanol, o torque ficava em 19,4 kgfm e 21,4 kgfm respectivamente.
Combustível | Potência | Torque |
---|---|---|
Gasolina | 139 cv | 22,4 kgfm |
Etanol | 141 cv | 22,9 kgfm |
Consumo dos Chevrolet Tracker e Montana com motor atualizado
O consumo da dupla melhorou em quase todas as situações (Foto: Chevrolet | Divulgação)
O Chevrolet Tracker melhorou o consumo após receber a injeção direta, seja com o 1.0 turbo ou com o 1.2 turbo. As melhorias chegam a 7,7% quando comparado ao modelo anterior.
Consumo Chevrolet Tracker 1.0 turbo
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Gasolina | 11,6 km/l | 13,7 km/l |
Etanol | 8 km/l | 9,8 km/l |
Consumo Chevrolet Tracker 1.2 turbo
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Gasolina | 11,2 km/l | 14,1 km/l |
Etanol | 7,7 km/l | 10 km/l |
Montana melhorou apenas na estrada
A caminhonete da família ficou mais beberrona no ciclo urbano quando equipada com câmbio automático. O consumo subiu em 0,8% na gasolina e 2,5% com etanol. Em compensação, na rodovia ela chega a beber até 4,3% menos
Consumo Chevrolet Montana 1.2 turbo manual
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Gasolina | 12,3 km/l | 13,7 km/l |
Etanol | 8,4 km/l | 9,7 km/l |
Consumo Chevrolet Montana 1.2 turbo automática
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Gasolina | 11 km/l | 13,5 km/l |
Etanol | 7,5 km/l | 9,7 km/l |
Desempenho melhorou
A Chevrolet divulgou também a aceleração de zero a 100 km/h do Tracker e da Montana com injeção direta. Como era de se esperar, eles ficaram mais rápidos graças aos ganhos em potência em torque.
Começando pelo Tracker 1.0 turbo, o tempo para acelerar de zero a 100 km/h caiu de 11,8 s para 10,9 s. Com o 1.2 turbo a melhora foi de 11,1 s para 9,7 s.
Na Montana com câmbio manual o zero a 100 km/h caiu de 11,7 s para 10,9 s. Com câmbio automático a melhora foi de 10,1 s para 9,5 s.
A dupla com esse motor turbo atualizado com a injeção direta já está disponível na rede de concessionárias da Chevrolet. O Onix deverá receber as atualizações mecânicas em breve junto de um face-lift.