A Honda lançou uma nova geração da Transalp no EICMA 2022, modelo que inclusive está sendo especulado para o mercado brasileiro. porém enquanto não contamos com a novidade por aqui, quem quiser uma terá que procurar a geração anterior que não foi tão famosa quanto sua “concorrente” XT 660, mas agradou muito quem a conheceu.
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A Honda XL 700V Transalp chegou no Brasil em sua 3ª geração (Foto: Honda | Divulgação)
Lançada nos em 1987, a Transalp nasceu com um motor 600 e foi comercializada no mercado norte-americano e europeu. No Brasil ela chegou em sua terceira geração e já com o famoso nome de Honda XL 700V Transalp ela foi comercializada entre os anos de 2011 e 2014.
Como fica claro em sua proposta visual, a big trail é um modelo muito cogitado para viajar devido ao seu motor V2 e também a posição de pilotagem, mas para comprar um modelo com mais de 10 anos o condutor deve ter alguns cuidados.
Um destaque é seu farol redondo (Foto: Honda | Divulgação)
A Honda XL 700V Transalp de terceira geração conta com um motor bicilíndrico em V arrefecido de forma líquida e capaz de entregar uma potência máxima de 60 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 6.12 kgfm a 6.000 rpm. Seu câmbio possui 5 velocidades e o modelo já contava com injeção eletrônica.
A parte estética da Transalp antiga é uma relação de amor e ódio. Alguns adoram a riqueza de detalhes e acabamento que a marca colocou neste modelo que mesmo não sendo o top de linha já era bem premium. Outros detestam a frente da moto que tem uma aparência de “ciclope” e a estética que mistura os anos 90 da Sahara com os anos 2010. Porém o que não dá para negar que tudo isso combina muito com a trilheira feita para rodovias.
Como qualquer modelo dos anos 2014, a Transalp se destacava mesmo nos freios ABS (que nesta também eram combinados). Suas luzes ainda eram halógenas e o painel tinha pontos positivos por ser completo, mas negativos por não ser totalmente digital e contar com o conta-giros analógico.
A Honda XL 700V Transalp conta com 200 mm de curso na suspensão dianteira e 175 mm na traseira. Os freios C-ABS têm 256 mm de diâmetro e pinças de 3 pistões na dianteira e na traseira, disco simples de 240 mm e pinça de pistão único.
Segundo a Tabela Fipe, a Honda XL 700V Transalp custa atualmente entre R$ 28.779 (2011) e R$ 32.628 (2014).
O consumo da Transalp é algo que pode pesar no bolso do consumidor, pois hoje já existem modelos da categoria mais econômicos. Ela tem uma média que pode variar entre 16 km/l e 20 km/l, dependendo do toque do piloto.
A Transalp ganhou uma nova geração mais potente em 2022 (Foto: Honda | Divulgação)
O que mais costuma incomodar o consumidor da Transalp é o impedimento de, em uma viagem, poder dar uma esticada maior e colocar a moto em um estado de overdrive (quando a última marcha é colocada para o modelo rodar mais suave), já que ela tem apenas 5 velocidades. Uma 6ª marcha seria o ideal para essa 700.
Outro ponto que costuma incomodar é a alta temperatura entre as pernas do piloto.
Além disso, por ser um modelo de mais de 10 anos, que não foi tão popular e que ficou apenas 4 anos em comercialização, a Honda XL 700V Transalp pode ser uma cilada para quem procura peças em qualquer oficina.
São vários os pontos positivos deste modelo e o principal hoje é o custo benefício. Sem problemas mecânicos que vão deixar o condutor desanimado, essa moto é uma boa opção para quem procura uma big trail confortável e com potência para encarar qualquer tipo de estrada.
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A Honda XL 700V Transalp chegou no Brasil em sua 3ª geração (Foto: Honda | Divulgação)
Lançada nos em 1987, a Transalp nasceu com um motor 600 e foi comercializada no mercado norte-americano e europeu. No Brasil ela chegou em sua terceira geração e já com o famoso nome de Honda XL 700V Transalp ela foi comercializada entre os anos de 2011 e 2014.
Como fica claro em sua proposta visual, a big trail é um modelo muito cogitado para viajar devido ao seu motor V2 e também a posição de pilotagem, mas para comprar um modelo com mais de 10 anos o condutor deve ter alguns cuidados.
O que verificar antes da compra de uma XL 700V Transalp usada?
- Procedência;
- Estado de conservação;
- Histórico de ocorrências;
- Registros de manutenção no manual do proprietário;
- Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras;
- Avaliação de um mecânico;
O que verificar no ato da compra de uma Honda XL 700V Transalp?
- Marcas de queda;
- Bengala de suspensão;
- Condições das rodas;
- Freios;
- Kit relação;
- Estado do motor;
- Vazamentos;
- Situação das luzes;
- Bateria;
- Números dos documentos, chassis e motor (sites auxiliares como o Consultas Prime podem ajudar com a verificação)
- Aspectos gerais.
O que trocar quando comprar uma Honda Transalp usada?
- Óleo do motor;
- Filtros de ar e de óleo;
- fluído do radiador;
- Demais lubrificantes e líquidos (se necessário);
Ficha técnica da Honda XL 700V Transalp
- Confira as principais informações da ficha técnica da Transalp.
Um destaque é seu farol redondo (Foto: Honda | Divulgação)
Motor
A Honda XL 700V Transalp de terceira geração conta com um motor bicilíndrico em V arrefecido de forma líquida e capaz de entregar uma potência máxima de 60 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 6.12 kgfm a 6.000 rpm. Seu câmbio possui 5 velocidades e o modelo já contava com injeção eletrônica.
Design
A parte estética da Transalp antiga é uma relação de amor e ódio. Alguns adoram a riqueza de detalhes e acabamento que a marca colocou neste modelo que mesmo não sendo o top de linha já era bem premium. Outros detestam a frente da moto que tem uma aparência de “ciclope” e a estética que mistura os anos 90 da Sahara com os anos 2010. Porém o que não dá para negar que tudo isso combina muito com a trilheira feita para rodovias.
Tecnologia
Como qualquer modelo dos anos 2014, a Transalp se destacava mesmo nos freios ABS (que nesta também eram combinados). Suas luzes ainda eram halógenas e o painel tinha pontos positivos por ser completo, mas negativos por não ser totalmente digital e contar com o conta-giros analógico.
Suspensão e freios
A Honda XL 700V Transalp conta com 200 mm de curso na suspensão dianteira e 175 mm na traseira. Os freios C-ABS têm 256 mm de diâmetro e pinças de 3 pistões na dianteira e na traseira, disco simples de 240 mm e pinça de pistão único.
Quanto custa?
Segundo a Tabela Fipe, a Honda XL 700V Transalp custa atualmente entre R$ 28.779 (2011) e R$ 32.628 (2014).
Consumo
O consumo da Transalp é algo que pode pesar no bolso do consumidor, pois hoje já existem modelos da categoria mais econômicos. Ela tem uma média que pode variar entre 16 km/l e 20 km/l, dependendo do toque do piloto.
A Transalp ganhou uma nova geração mais potente em 2022 (Foto: Honda | Divulgação)
Pontos negativos da XL 700V Transalp usada
O que mais costuma incomodar o consumidor da Transalp é o impedimento de, em uma viagem, poder dar uma esticada maior e colocar a moto em um estado de overdrive (quando a última marcha é colocada para o modelo rodar mais suave), já que ela tem apenas 5 velocidades. Uma 6ª marcha seria o ideal para essa 700.
Outro ponto que costuma incomodar é a alta temperatura entre as pernas do piloto.
Além disso, por ser um modelo de mais de 10 anos, que não foi tão popular e que ficou apenas 4 anos em comercialização, a Honda XL 700V Transalp pode ser uma cilada para quem procura peças em qualquer oficina.
Pontos positivos da XL 700V Transalp usada
São vários os pontos positivos deste modelo e o principal hoje é o custo benefício. Sem problemas mecânicos que vão deixar o condutor desanimado, essa moto é uma boa opção para quem procura uma big trail confortável e com potência para encarar qualquer tipo de estrada.