A Honda havia prometido 10 novas motos para o ano de 2024, porém já com suas novidades encerradas ela conseguiu entregar 8 modelos no período – 9 se considerarmos que uma nova AVD já foi anunciada para 2025. Cada um destes modelos recebeu importantes atualizações estéticas, mecânicas, de segurança e outras, que vão reforçar o line up da marca para o próximo ano.
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Honda XRE 300 Sahara (Foto: Honda | Divulgação)
Lançada no fim de 2023 (mas com entrada no mercado em 2024), a nova 300 da japonesa chegou como uma nova geração que faz um crossover entre a querida XRE 300 e a antiga Sahara.
A nova Honda a chegou com o mesmo motor da 300F Twister, mas ajustado para a trilheira. Com isso ela passou a ter 25,2 cv de potência a 7.500 rpm (0,5 cv a mais que a Twister) e 2,74 kgfm de torque (0,14 a mais que a 300F). A mudança que proporcionou isso foi a saída do antigo DOHC, com comando simples no cabeçote.
Além disso e dos vários ajustes que a moto sofreu em todo seu corpo, como nas estética, amortecedores e chassi (que foi feito na base das motos de enduro CRF) o modelo veio também com tecnologia de carregamento por USB.
Honda POP 110i ES (Foto: Honda | Divulgação)
A nova foi o primeiro lançamento dentro do ano de 2024. Mantendo uma estética parecida, a grande mudança do modelo foi o fim do manete de embreagem. Agora com um câmbio automatizado rotativo inspirado no que a Biz possui, basta pisar para frente para passar a marcha e para trás para reduzir.
Outra mudança importante foi o fim da partida por pedal e a adesão do mais cômodo botão de partida elétrica.
O motor da Honda Pop 110i ES também foi ajustado e ficou um pouco mais potente, com 8,43 cv e 0,94 kgfm.
Honda Elite 125 (Foto: Honda | Divulgação)
Também com uma reformulada na parte estética, a 2ª geração da acomodou todas as luzes próximas ao “pescoço” da scooter. A plataforma para acomodar os pés ficou maior, mas perdeu o ângulo diagonal que servia para esticar um pouco as pernas. Já o garupa recebeu um apoio particular para seus pés.
Outra novidade é que o bocal de abastecimento não fica mais sob o banco, mas no fim da rabeta da moto.
O motor do modelo também mudou e passou a contar com o ISS – Idling Stop System – um sistema que desliga o motor em paradas mais prolongadas. Para ligá-lo basta acelerar e sair normalmente. Sua potência agora é de 8,2 cv e o torque de 1,06 kgfm.
Honda XR 300L Tornado (Foto: Honda | Divulgação)
A voltou totalmente nova após mais de 14 anos longe do mercado brasileiro. Retomando com uma pegada mais cross para o mercado das 250/300 da marca, essa pequena confortou muito os consumidores que desejavam um modelo de banco mais fino e reto.
A nova trail da Honda sofreu vários ajustes nas suspensões e ficou até mais alta na dianteira, atingindo 227 mm de curso. Em termos de motor, mesmo usando o mesmo 293,5 cm³ que a Sahara, ela perdeu um pouco de potência e sua máxima passa a ser de 24,3 cv.
Honda Biz 125 (Foto: Honda | Divulgação)
Na pegada das scooters, mesmo não sendo uma, a Honda também foi atualizada em 2024. Preocupada com as novas leis de emissão, a Honda atualizou o motor da Biz 125. Agora ele está mais eficiente e econômico e destaca-se por sua tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e gasolina (apenas a versão topo de linha tem esta tecnologia).
A pequena moto também teve mudanças em seus manetes e por uma questão de comodidade deixou de ter o freio traseiro no pé e passou a tê-lo no punho esquerdo, como uma scooter.
Com as mudanças a versão de motor menor, de 110 cm³, saiu de linha.
Honda NXR 160 Bros (Foto: Honda | Divulgação)
A nova chegou já no meio do segundo semestre de 2024 e foi sem dúvidas uma das motos Honda que mais mudou.
A marca tentou trazer as necessidades tecnológicas e de segurança para o modelo. Dentre as novidades, a japonesa instalou na pequena trilheira um novo sistema ABS, colocando-a como a primeira 160 brasileira da marca com a tecnologia. Além disso ela recebeu: farol de LED, uma reestilização com novos grafismos (com melhorias no tanque e nos plásticos que revestem o tanque), banco mais largo, disco na roda traseira (para comportar o ABS), melhoria na caixa de transmissão, painel mais completo, pedaleiras de alumínio para o passageiro, porta USB-C e ajustes nas suspensão e no motor (para lei de emissão de poluentes).
A nova não teve tantas mudanças quanto às outras Honda, mas surpreendeu na estética. Agora com um visual bem parecido com o da antiga XRE 300, ela recebeu um pacote de equipamentos bem parecido com o da Bros e passou a contar com: novo revestimento plástico envolto do banco, painel blackout, porta USB, luzes full LED e ajuste nas suspensões e motores.
Honda CG 160 2025 (Foto: Honda | Divulgação)
A 10ª geração da Honda foi o último e grande trunfo da japonesa, para o Brasil, em 2025. Totalmente reformulada e com ajustes no motor para emitir menos gases poluentes, nas dimensões e também aparecia, o modelo ficou mais moderno e próprio para o consumidor do dia a dia.
A nova CG conta com freios ABS e disco na traseira (versão Titan), farol e luz de posição em LED, nova pedaleira para o garupa, painel mais completo e blackout, entrada USB e um aumento na economia em mais de 5 km/k, atingindo agora até 45 km/l segundo o Inmetro.
A Honda ADV também será atualizada, porém esta fica para 2025. Ainda sem preços e ficha técnica ela não revelou muitos detalhes, mas o novo painel e estética ficaram nítidos durante o anúncio da marca. Espera-se que tecnologias parecidas como a das outras atualizações cheguem no modelo como mais segurança e melhoria no motor.
VEJA TAMBÉM:
1. Honda XRE 300 Sahara
Honda XRE 300 Sahara (Foto: Honda | Divulgação)
Lançada no fim de 2023 (mas com entrada no mercado em 2024), a nova 300 da japonesa chegou como uma nova geração que faz um crossover entre a querida XRE 300 e a antiga Sahara.
A nova Honda a chegou com o mesmo motor da 300F Twister, mas ajustado para a trilheira. Com isso ela passou a ter 25,2 cv de potência a 7.500 rpm (0,5 cv a mais que a Twister) e 2,74 kgfm de torque (0,14 a mais que a 300F). A mudança que proporcionou isso foi a saída do antigo DOHC, com comando simples no cabeçote.
Além disso e dos vários ajustes que a moto sofreu em todo seu corpo, como nas estética, amortecedores e chassi (que foi feito na base das motos de enduro CRF) o modelo veio também com tecnologia de carregamento por USB.
2. Honda Pop 110i ES
Honda POP 110i ES (Foto: Honda | Divulgação)
A nova foi o primeiro lançamento dentro do ano de 2024. Mantendo uma estética parecida, a grande mudança do modelo foi o fim do manete de embreagem. Agora com um câmbio automatizado rotativo inspirado no que a Biz possui, basta pisar para frente para passar a marcha e para trás para reduzir.
Outra mudança importante foi o fim da partida por pedal e a adesão do mais cômodo botão de partida elétrica.
O motor da Honda Pop 110i ES também foi ajustado e ficou um pouco mais potente, com 8,43 cv e 0,94 kgfm.
3 . Honda Elite 125
Honda Elite 125 (Foto: Honda | Divulgação)
Também com uma reformulada na parte estética, a 2ª geração da acomodou todas as luzes próximas ao “pescoço” da scooter. A plataforma para acomodar os pés ficou maior, mas perdeu o ângulo diagonal que servia para esticar um pouco as pernas. Já o garupa recebeu um apoio particular para seus pés.
Outra novidade é que o bocal de abastecimento não fica mais sob o banco, mas no fim da rabeta da moto.
O motor do modelo também mudou e passou a contar com o ISS – Idling Stop System – um sistema que desliga o motor em paradas mais prolongadas. Para ligá-lo basta acelerar e sair normalmente. Sua potência agora é de 8,2 cv e o torque de 1,06 kgfm.
4. Honda XR 300L Tornado
Honda XR 300L Tornado (Foto: Honda | Divulgação)
A voltou totalmente nova após mais de 14 anos longe do mercado brasileiro. Retomando com uma pegada mais cross para o mercado das 250/300 da marca, essa pequena confortou muito os consumidores que desejavam um modelo de banco mais fino e reto.
A nova trail da Honda sofreu vários ajustes nas suspensões e ficou até mais alta na dianteira, atingindo 227 mm de curso. Em termos de motor, mesmo usando o mesmo 293,5 cm³ que a Sahara, ela perdeu um pouco de potência e sua máxima passa a ser de 24,3 cv.
5. Honda Biz 125
Honda Biz 125 (Foto: Honda | Divulgação)
Na pegada das scooters, mesmo não sendo uma, a Honda também foi atualizada em 2024. Preocupada com as novas leis de emissão, a Honda atualizou o motor da Biz 125. Agora ele está mais eficiente e econômico e destaca-se por sua tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e gasolina (apenas a versão topo de linha tem esta tecnologia).
A pequena moto também teve mudanças em seus manetes e por uma questão de comodidade deixou de ter o freio traseiro no pé e passou a tê-lo no punho esquerdo, como uma scooter.
Com as mudanças a versão de motor menor, de 110 cm³, saiu de linha.
6. Honda NXR 160 Bros
Honda NXR 160 Bros (Foto: Honda | Divulgação)
A nova chegou já no meio do segundo semestre de 2024 e foi sem dúvidas uma das motos Honda que mais mudou.
A marca tentou trazer as necessidades tecnológicas e de segurança para o modelo. Dentre as novidades, a japonesa instalou na pequena trilheira um novo sistema ABS, colocando-a como a primeira 160 brasileira da marca com a tecnologia. Além disso ela recebeu: farol de LED, uma reestilização com novos grafismos (com melhorias no tanque e nos plásticos que revestem o tanque), banco mais largo, disco na roda traseira (para comportar o ABS), melhoria na caixa de transmissão, painel mais completo, pedaleiras de alumínio para o passageiro, porta USB-C e ajustes nas suspensão e no motor (para lei de emissão de poluentes).
7. Honda XRE 190
A nova não teve tantas mudanças quanto às outras Honda, mas surpreendeu na estética. Agora com um visual bem parecido com o da antiga XRE 300, ela recebeu um pacote de equipamentos bem parecido com o da Bros e passou a contar com: novo revestimento plástico envolto do banco, painel blackout, porta USB, luzes full LED e ajuste nas suspensões e motores.
8. Honda CG 160
Honda CG 160 2025 (Foto: Honda | Divulgação)
A 10ª geração da Honda foi o último e grande trunfo da japonesa, para o Brasil, em 2025. Totalmente reformulada e com ajustes no motor para emitir menos gases poluentes, nas dimensões e também aparecia, o modelo ficou mais moderno e próprio para o consumidor do dia a dia.
A nova CG conta com freios ABS e disco na traseira (versão Titan), farol e luz de posição em LED, nova pedaleira para o garupa, painel mais completo e blackout, entrada USB e um aumento na economia em mais de 5 km/k, atingindo agora até 45 km/l segundo o Inmetro.
9. Honda ADV
A Honda ADV também será atualizada, porém esta fica para 2025. Ainda sem preços e ficha técnica ela não revelou muitos detalhes, mas o novo painel e estética ficaram nítidos durante o anúncio da marca. Espera-se que tecnologias parecidas como a das outras atualizações cheguem no modelo como mais segurança e melhoria no motor.