Notícia Moto elétrica com aerodinâmica nova quer bater recorde de velocidade

Quando uma empresa nova chega ao mercado ela precisa ter argumentos favoráveis para se tornar uma opção a ser considerada. A empresa britânica quer bater o recorde de velocidade de motos elétricas para mostrar a sua tecnologia.

A moto WMC250EV é a vitrine tecnológica da companhia e foi construída para buscar esse recorde. O objetivo dessa moto é passar de 400 km/h, a tentativa do recorde será no verão de 2022 no deserto de sal Salar de Uyuni, na Bolívia. O recorde atual é de 366,9 km/h.


VEJA TAMBÉM:


A moto saiu para testes em pista no campo de provas de Bruntingthorpe, na Inglaterra. Os testes serviram para validar todos os sistemas da moto, para poder seguir para os testes de velocidade com segurança.

A tecnologia dessa moto elétrica​


Antes de falar da mecânica, vamos explicar essa aparência exótica da WMC250EV. Para atingir altas velocidades é preciso ter um baixo arrasto aerodinâmico. A White Motorcycle Concepts foi além do conceito de carenar toda a moto.

white-motorcycle-concepts-wmc250ev-tunel-de-vento.jpg

Note a suspensão dianteira utilizando balança, como em uma Bimota Tesi
white-motorcycle-concepts-wmc250ev-projecao-de-arrasto-aerodinamico.jpg

O arrasto é 70% menor que o de uma moto tradicional graças a esse túnel no centro da moto

Graças ao powertrain elétrico mais compacto que um motor à combustão, os projetistas puderam criar um “túnel” no meio da moto. Isso permitiu que a seção superior, onde vai o pilot, tenha o formato de gota — a forma mais aerodinâmica para velocidades abaixo da velocidade do som. Segundo simulações, essa moto produz 70% menos arrasto que as melhores motos esportivas tradicionais.

Responsável por levar essa moto trabalhada em túnel de vento para velocidades acima de 400 km/h estão dois motores elétricos, um para cada roda. A potência combinada é de mais de 340 cv. No teste realizado em Bruntingthorpe foram usados apenas 135 cv.

Tração total​

white-motorcycle-concepts-wmc250ev-em-teste-pista-frente-curva.jpg

O powertrain compacto da moto elétrica permitiu essa inovação
white-motorcycle-concepts-wmc250ev-em-teste-pista-traseira.jpg

O piloto fica mais "deitado" que em uma moto esportiva comum, tudo pela aerodinâmica

Em acelerações fortes, a roda dianteira de uma moto pode perder contato com o solo. A White Motorcycle garante que graças à aerodinâmica da moto e ao sistema F-Drive, esse efeito de sustentação da roda dianteira será eliminado. Isso é essencial para a tração integral ser efetiva.

Devido ao formato exótico da moto, a suspensão dianteira não utiliza o tradicional esquema telescópico. A solução foi inspirada nas motos Tesi da italiana Bimota: a dianteira usa uma balança assim como a traseira e a direção é atuada por cabos.

Fotos: White Motorcycle Concepts | Divulgação

O post apareceu primeiro em .

 
Top