Há 85 anos, a BMW Motorrad apresentou a BMW R 5. Inspirada na máquina de corrida de 500 cm³ de 1935, a R 5 foi lançada em 1936 para ser uma das motocicletas mais inovadoras da década, segundo a BMW Motorrad.
Rudolf Schleicher foi o engenheiro responsável pelo projeto, o mesmo homem que desenhou a R 32, a primeira moto da BMW.
Entre as soluções inéditas para época, há o garfo dianteiro telescópico, uma tecnologia que foi lançada em 1935 nas BMW R 12 e R 17. A experiência foi aplicada no projeto da R 5.
O farol de formato redondo ficava em posição elevada e se integrava aos garfos dianteiros cobertos pelas belas capas aerodinâmicas. Em forma de gota, o tanque de combustível era anatômico e possuía duas almofadas para as pernas.
Em relação à cor, o estilo clássico da BMW estava representado no tom preto com listras brancas. Há detalhes como o para-lama traseiro feito à mão.
BMW R 5
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Foto: Divulgação
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BMW R 5 Hommage
Para marcar o aniversário de 80 anos da moto, a BMW Motorrad a homenageou no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2016 com um modelo especial: o BMW R 5 Hommage.
A homenagem foi construída com a ajuda dos customizadores Ronny e Benny Noren, que contam com mais de 30 anos de experiência no projeto de motos personalizadas.
Foram eles que atualizaram o estilo da R 5 original em pontos como o quadro e tanque mais fluidos, o farol inclinado e a ausência do para-lama dianteiro.
A mecânica da R 5 Hommage é basicamente a mesma da original, muda apenas o uso de um compressor volumétrico. Nos anos 30, isso nem era necessário. O motor boxer de dois cilindros da R 5 era inteiramente novo e gerava 24 cv a 5.500 rpm.
O acionamento das válvulas era feito por dois eixos de comando movidos por corrente. Uma novidade era o câmbio de quatro marchas, o primeiro acionado por pé da história da BMW, algo que permitia ao condutor ficar sempre com as mãos no guidão.
MAIS NA MOTOR SHOW:
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Rudolf Schleicher foi o engenheiro responsável pelo projeto, o mesmo homem que desenhou a R 32, a primeira moto da BMW.
Entre as soluções inéditas para época, há o garfo dianteiro telescópico, uma tecnologia que foi lançada em 1935 nas BMW R 12 e R 17. A experiência foi aplicada no projeto da R 5.
O farol de formato redondo ficava em posição elevada e se integrava aos garfos dianteiros cobertos pelas belas capas aerodinâmicas. Em forma de gota, o tanque de combustível era anatômico e possuía duas almofadas para as pernas.
Em relação à cor, o estilo clássico da BMW estava representado no tom preto com listras brancas. Há detalhes como o para-lama traseiro feito à mão.
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Para marcar o aniversário de 80 anos da moto, a BMW Motorrad a homenageou no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2016 com um modelo especial: o BMW R 5 Hommage.
A homenagem foi construída com a ajuda dos customizadores Ronny e Benny Noren, que contam com mais de 30 anos de experiência no projeto de motos personalizadas.
Foram eles que atualizaram o estilo da R 5 original em pontos como o quadro e tanque mais fluidos, o farol inclinado e a ausência do para-lama dianteiro.
A mecânica da R 5 Hommage é basicamente a mesma da original, muda apenas o uso de um compressor volumétrico. Nos anos 30, isso nem era necessário. O motor boxer de dois cilindros da R 5 era inteiramente novo e gerava 24 cv a 5.500 rpm.
O acionamento das válvulas era feito por dois eixos de comando movidos por corrente. Uma novidade era o câmbio de quatro marchas, o primeiro acionado por pé da história da BMW, algo que permitia ao condutor ficar sempre com as mãos no guidão.
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