Notícia Montadoras e Lula confirmam volta do Salão de SP em 2025

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta terça-feira, 8 de outubro, com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), após a cerimônia de sanção da Lei do Combustível do Futuro.

O principal tema do encontro no Palácio do Planalto foi a expansão do setor automobilístico brasileiro. “Os investimentos voltaram, estamos vendendo mais carros e, em novembro de 2025, teremos o retorno do Salão do Automóvel”, escreveu Lula na rede social Bluesky.

VEJA TAMBÉM:


A previsão é que o Salão do Automóvel seja realizado de 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025, em São Paulo no Pavilhão do Anhembi, Zona Norte. A tradicional feira automobilística não ocorria desde 2018 e a associação estima que um milhão de pessoas participem do evento.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou que o emplacamento (venda) no mercado interno subiu 14,5% no terceiro trimestre.
“É um crescimento bastante expressivo e estamos voltando ao número que havia no cenário pré-pandemia”, comentou. “Nos últimos meses, nós aumentamos em 60 mil novos empregos. Na cadeia do setor automobilístico, os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos ainda mais”, pontuou.

A produção de veículos automotores no terceiro trimestre totalizou 715 mil unidades, 19% a mais que no mesmo período do ano passado. Trata-se do melhor trimestre em cinco anos no que diz respeito ao nível de produção. No acumulado do ano, o crescimento da produção é de 7% sobre os primeiros nove meses de 2023.

Sobre as exportações de veículos, Lima Leite ponderou que “apesar de ser um ano duro para as nossas exportações, nós crescemos 40% neste trimestre comparado ao segundo trimestre deste ano”. Ele também afirmou que “o Brasil tem um grande potencial”.

“Hoje, nós viemos reafirmar o nosso compromisso com os investimentos no país. E também, após sete anos, viemos anunciar ao presidente Lula a volta do Salão do Automóvel”, ressaltou. A volta do salão brasileiro era uma das bandeiras do líder da Anfavea, mesmo ele não ocupando o cargo quando o evento acontecer, já que um novo presidente tomará posse em abril.

Esse , principalmente depois da aprovação do programa Mover, que concede R$ 19 bilhões em incentivos fiscais ao setor automobilístico.

Salão do Automóvel ou ‘show room’ de vendas?​


Depois de sete anos, o salão de sp funcionará com uma dinâmica diferente de suas versões anteriores. Ele será mais inspirado nas novas configurações dos salões de Pequim, Munique, Detroit e Paris.

Para atrair as montadoras, o evento acontecerá em outro formato que reduz significativamente os custos, já que antes as fábricas investiam milhões em seus estandes. Dessa forma, ele deixará de ser meramente institucional, somente com exposição de veículos, e vai permitir a venda dos modelos de cada fábrica. Além disso, a organização do salão promete que os participantes tenham acesso a test-drives, serviços aos clientes e experiências imersivas em novas tecnologias de conectividade, propulsão e segurança.

 
Top