Existem mecânicos das mais diferentes índoles, por isso é necessário ter atenção com os serviços recomendados. Mecânicos picaretas tentam se passar como amigo, querendo sugerir procedimentos desnecessários “para o seu bem”, mas isso pode ser a raposa tomando conta do galinheiro. Um serviço muito empurrado nas oficinas é a limpeza dos bicos injetores.
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Os mecânicos oferecem esse serviço até de forma preventiva, com o clássico argumento “mal não vai fazer.” Outros argumentam que a limpeza periódica é necessária por causa da gasolina brasileira e, por isso, as oficinas precisam ter o equipamento de limpeza.
O AutoPapo sempre se posiciona ao lado do consumidor e não tem rabo-preso com mecânicos. Apuramos se limpeza dos bicos injetores realmente é necessária ou se é mais um mito que foi enraizado.
A máquina de limpeza de bicos injetores que existe em algumas oficinas brasileiras não é exclusiva do nosso país tropical. Ela tem a funcionalidade de desobstruir os orifícios da peça, mas tem o uso limitado.
Essa prática de oferecer a limpeza preventiva dos bicos também existe nos EUA e a máquina usada é a mesma que encontramos no Brasil. Por lá o posicionamento dos : se fosse necessário, estaria no plano de manutenção oficial.
Consultamos o engenheiro de manutenção automotiva Renato Passos para responder as principais dúvidas sobre esse componente. Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.
A gasolina brasileira, mesmo com sua alta quantidade de etanol e falta de aditivos não é capaz de causar sujeira em curto prazo a ponto de precisar de uma limpeza rotineira. O filtro de combustível saturado faz que mais sujeira passe para o sistema de injeção.
O bico injetor só precisa de ser limpo se estiver sujo, é possível sentir o motor falhando nesse caso
O engenheiro afirma que o motorista que usa combustível de qualidade e faz a manutenção correta do veículo, não precisa se preocupar com limpeza dos bicos injetores. A limpeza só é necessária caso haja um acumulo de sujeira.
O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho. Porém esses sintomas também , confira numa oficina de confiança antes de condenar os bicos.
O etanol é mais limpo que a gasolina na emissão de carbono. Porém, Renato atenta para uma possível formação de goma nos bicos injetores em veículos que só utilizam esse combustível por muito tempo.
A chance de isso acontecer é baixa, mas não é nula. Ele sugere o uso de gasolina de boa qualidade uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses para evitar essa goma.
Renato Passos reforça que os principais cuidados são: usar combustível de boa qualidade e manter a manutenção em dia. O proprietário do veículo precisa ter atenção com o filtro de combustível e trocar apenas por um de especificações semelhantes à recomendada pelo fabricante. No mercado existem filtros com propriedades distintas e aparência semelhante.
Para usuários de gasolina é recomendado usar frequentemente a aditivada, sempre escolhendo um posto de qualidade. Os aditivos são detergentes com a finalidade de manter o sistema de injeção e as partes internas do motor sempre limpas. Na falta da aditivada ou abastecendo em um posto desconhecido, você pode usar um aditivo detergente/dispersante comprado separadamente.
A gasolina aditivada é uma aliada para manter seu motor limpo por dentro
Voltando aos EUA. Lá o argumento da limpeza de bicos injetores ser desnecessária é reforçado por toda gasolina vendida no país trazer os . Obrigatório justamente para redução de consumo e emissões, além de manter os motores mais limpos e duráveis.
Portanto, caro leitor, a tal limpeza preventiva de bico injetor “não faz mal” como os mecânicos dizem. Pois não tem necessidade de ser feita em um motor bem cuidado. O único mal é feito para o seu bolso, já que você irá pagar por um serviço desnecessário.
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Os mecânicos oferecem esse serviço até de forma preventiva, com o clássico argumento “mal não vai fazer.” Outros argumentam que a limpeza periódica é necessária por causa da gasolina brasileira e, por isso, as oficinas precisam ter o equipamento de limpeza.
O AutoPapo sempre se posiciona ao lado do consumidor e não tem rabo-preso com mecânicos. Apuramos se limpeza dos bicos injetores realmente é necessária ou se é mais um mito que foi enraizado.
Picaretagem sem fronteiras
A máquina de limpeza de bicos injetores que existe em algumas oficinas brasileiras não é exclusiva do nosso país tropical. Ela tem a funcionalidade de desobstruir os orifícios da peça, mas tem o uso limitado.
Essa prática de oferecer a limpeza preventiva dos bicos também existe nos EUA e a máquina usada é a mesma que encontramos no Brasil. Por lá o posicionamento dos : se fosse necessário, estaria no plano de manutenção oficial.
O que pode sujar ou entupir os bicos injetores
Consultamos o engenheiro de manutenção automotiva Renato Passos para responder as principais dúvidas sobre esse componente. Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.
A gasolina brasileira, mesmo com sua alta quantidade de etanol e falta de aditivos não é capaz de causar sujeira em curto prazo a ponto de precisar de uma limpeza rotineira. O filtro de combustível saturado faz que mais sujeira passe para o sistema de injeção.
O bico injetor só precisa de ser limpo se estiver sujo, é possível sentir o motor falhando nesse caso
A limpeza periódica não é necessária
O engenheiro afirma que o motorista que usa combustível de qualidade e faz a manutenção correta do veículo, não precisa se preocupar com limpeza dos bicos injetores. A limpeza só é necessária caso haja um acumulo de sujeira.
O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho. Porém esses sintomas também , confira numa oficina de confiança antes de condenar os bicos.
Mas e o etanol?
O etanol é mais limpo que a gasolina na emissão de carbono. Porém, Renato atenta para uma possível formação de goma nos bicos injetores em veículos que só utilizam esse combustível por muito tempo.
A chance de isso acontecer é baixa, mas não é nula. Ele sugere o uso de gasolina de boa qualidade uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses para evitar essa goma.
Cuidados para não ter problemas com os bicos injetores
Renato Passos reforça que os principais cuidados são: usar combustível de boa qualidade e manter a manutenção em dia. O proprietário do veículo precisa ter atenção com o filtro de combustível e trocar apenas por um de especificações semelhantes à recomendada pelo fabricante. No mercado existem filtros com propriedades distintas e aparência semelhante.
Para usuários de gasolina é recomendado usar frequentemente a aditivada, sempre escolhendo um posto de qualidade. Os aditivos são detergentes com a finalidade de manter o sistema de injeção e as partes internas do motor sempre limpas. Na falta da aditivada ou abastecendo em um posto desconhecido, você pode usar um aditivo detergente/dispersante comprado separadamente.
A gasolina aditivada é uma aliada para manter seu motor limpo por dentro
Voltando aos EUA. Lá o argumento da limpeza de bicos injetores ser desnecessária é reforçado por toda gasolina vendida no país trazer os . Obrigatório justamente para redução de consumo e emissões, além de manter os motores mais limpos e duráveis.
Portanto, caro leitor, a tal limpeza preventiva de bico injetor “não faz mal” como os mecânicos dizem. Pois não tem necessidade de ser feita em um motor bem cuidado. O único mal é feito para o seu bolso, já que você irá pagar por um serviço desnecessário.
O aditivo que recomendamos para manter o motor limpo não é de óleo ou que promete potência. O Boris explica:
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