Notícia Manutenção de SUV é, sim, mais cara: comparamos peças e revisões

Antigamente, um SUV era, necessariamente, um veículo maior, derivado de picape ou com plataforma própria. E, por causa de toda essa robustez, possuía manutenção mais cara que a de um carro de passeio. Hoje esses modelos estão mais acessíveis e derivam de hatches e sedãs conhecidos.

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Manutenção de SUV é mais cara​


Mas será que eles ficaram mais acessíveis com essa democratização? Para sanar essa dúvida, o AutoPapo pesquisou o preço de peças básicas, pneus e revisões de alguns SUVs e de seus “irmãos”. Resultado: a manutenção de um SUV derivado de carro não é amiga do seu bolso!

Volkswagen Polo e Nivus​

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O Polo Comfortline 1.0 TSI traz rodas menores e, por isso, pneus mais baratos que os do Nivus
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As peças do Polo também são mais baratas, mas ele não conta com as três revisões gratuitas do irmão
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Por dentro, o Polo Comfortline traz a central multimídia mais nova, aliada ao painel analógico
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O Nivus tem como destaque o volume do porta-malas
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A central VW Play do Polo é opcional no Nivus Comfortline, mas ele já vem com o painel digital de fábrica

O Nivus é literalmente um SUV do Polo: até peças de estamparia, como as portas dianteiras, são compartilhadas entre esses modelos. Mas o estilo do Nivus inclui algumas mudanças na suspensão, para o SUV ficar mais alto que o hatch. Para fins comparativos, usamos as versões Comfortline 1.0 TSI de ambos modelos.

Por isso, o Nivus conta com amortecedores diferentes e mais caros que os do Polo. O sistema de freio de ambos é o mesmo, portanto, usa as mesmas pastilhas. O estilo mais parrudo do SUV começa cobrar a conta da manutenção na hora de comprar pneus: ele usa 205/60 R16, contra o conjunto 185/65 R15.

Os pneus do Nivus podem ser encontrados por valores entre R$ 399 e R$ 859 cada unidade, resultando na média de R$ 629. Como referência, usamos o valor de R$ 2.516, referente aos quatro pneus usando essa média. Os do Polo são encontrados entre R$ 299 e R$ 519: média de R$ 409 para cada unidade e de R$ 1.636 para o jogo.

O Nivus dá a volta por cima no custo das três primeiras revisões: no SUV elas , não existindo nem um preço de referência no site da marca. Para o Polo, esse benefício existe apenas no modelo GTS; para o 1.0 TSI Comfortline, elas custam R$ 1.827,28. O fabricante também oferece essas revisões em um pacote promocional de R$ 1.679.

ItemNivus ComfortlinePolo Comfortline 200 TSI
PreçoR$ 115.890R$ 105.090
Amortecedor (par dianteiro)R$ 1.550R$ 1.100
Pastilhas de freio (par dianteiro)R$ 312R$ 312
Jogo de pneusR$ 2.516 (média)R$ 1.636 (média)
RevisõesAs três primeiras são grátisR$ 1.827,28
Consumo (gasolina)10,7 km/l (cidade) 13,3 km/l (estada)11,6 km/l (cidade) 14,1 (estrada)
MedidasComprimento: 4,26 m; Entre-eixos: 2,56 m; Largura: 1,75 m; Vão livre: 16,6 cmComprimento: 4,05 m; Entre-eixos: 2,56 m; Largura: 1,75 m; Vão livre: 14,9 cm
Porta-malas415 litros300 litros

Chevrolet Onix Plus e Tracker​

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O Onix Plus traz custos mais baixos que o irmão Tracker (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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Porta-malas maior e espaço interno são mais vantajosos para famílias (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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Na foto está o modelo Premier; o LTZ da comparação não traz os detalhes em marrom (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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Uma vantagem do Tracker é o vão livre; o Onix é um dos carros mais baixos do mercado e raspa com facilidade em obstáculos urbanos (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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O porta-malas é menor, mas o formato da carroceria permite levar objetos mais altos (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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Na foto está o modelo Premier; o LTZ da comparação não traz os detalhes em azul (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

O novo Chevrolet Tracker lembra em nada o Onix, mas por baixo da carroceria eles possuem muitas semelhanças. Comparamos aqui o sedã e o SUV nas versões 1.0 LTZ, que possuem uma diferença grande em preço, mas não em equipamentos.

O Tracker já parte em desvantagem com o preço mais caro do par de amortecedores. O mesmo ocorre com as pastilhas de freio, que não são iguais. E, por fim, temos os custos das revisões: a primeira manutenção programada do Tracker é mais cara, mas as duas seguintes têm o mesmo valor tanto para o SUV quanto para o Onix.

O Onix LTZ usa os mesmos pneus 185/65 R15 que o Volkswagen Polo, portanto, o jogo sai na média de R$ 1.636. O Tracker LTZ é calçado com pneus 215/55 R17, que custam entre R$ 449,90 e R$ 1.139,90, dando uma média de R$ 794,90. Um jogo de pneus para o SUV sai na faixa de R$ 3.179,60.

Apesar de o SUV parecer ser melhor para uma família viajar na estrada, é nessa situação que a diferença de consumo entre os carros é maior: 13,5 km/l para o Tracker, contra 15 do Onix Plus. E o sedã ainda traz a vantagem do maior espaço para as pernas na traseira e um bagageiro de capacidade mais ampla.

ItemTracker LTZ 1.0 Turbo Onix Plus LTZ 1.0 Turbo
PreçoR$ 125.120R$ 83.770
Amortecedor (par dianteiro)R$ 2.004R$ 1.673
Pastilhas de freio (par dianteiro)R$ 289R$ 259
Jogo de pneusR$ 3.179,60R$ 1.636
RevisõesR$ 2.008R$ 1.824
Consumo (gasolina)11,7 km/l (cidade) 13,5 km/l (estrada)12 km/l (cidade) 15 km/l (estrada)
MedidasComprimento: 4,27 m; Entre-eixos: 2,57 m; Largura: 1,79 m; Vão livre: 15,7 cmComprimento: 4,47 m; Entre-eixos: 2,60 m; Largura: 1,73 m; Vão livre: 12,7 cm
Porta-malas393 litros469 litros

Toyota Corolla e Corolla Cross​

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O Toyota Corolla sedã é mais barato para comprar e para manter(Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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O sedã também traz mais espaço interno, porta-malas maior e a sofisticada suspensão traseira (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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Por dentro, os dois são similares na porção dianteira; o que muda é o acionamento do freio de estacionamento(Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
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O vão livre do SUV é um pouco mais alto, o que implica em amortecedores mais caros (Foto Toyota | Divulgação)
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Detalhes como o abafador do escapamento aparente e o eixo de torção fazem questionar o preço mais alto do Cross (Foto Toyota | Divulgação)
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O SUV usa materiais mais simples na traseira (Foto Toyota | Divulgação)

A dupla da Toyota compartilha até o nome: nem esconde que o SUV é derivado do sedã. Mas o Corolla traz alguns refinamentos que faltam ao Corolla Cross, como a suspensão traseira independente. Será que a briga será mais acirrada?

Começando pelo preço, para levar o Corolla Cross XRX Hybrid topo de linha será preciso desembolsar mais R$ 17.139 a mais em relação ao Corolla Altis Premium Hybrid. E, mesmo pagando mais, o consumidor levará menos espaço no banco traseiro e no porta-malas.

O Cross leva vantagem no menor custo de revisão, uma diferença pequena causada pelo valor da terceira parada programada. Porém, no preço das peças, o SUV repete o padrão, com amortecedores mais caros, que pesam no preço da manutenção.

Os pneus 225/50 que calçam as rodas de 18 polegadas do Corolla Cross podem ser encontrados por valores entre R$ 499 e R$ 1.599: a média de preço é de R$ 1.049. Assim, um jogo sairia por R$ 4.196. Já as rodas de 17 polegadas do sedã trazem pneus 225/45, encontrados por valores entre R$ 359,90 e R$ 979,90. A média de preços é de R$ 669,90, totalizando R$ 2.679,60 para o jogo completo.

ItemCorolla Cross XRX HybridCorolla Altis Premium Hybrid
PreçoR$ 204.329R$ 187.190
Amortecedor (par dianteiro)R$ 1.590R$ 1.514
Pastilhas de freio (par dianteiro)R$ 610R$ 620
Jogo de pneusR$ 4.196 (média)R$ 2.679,60 (média)
RevisõesR$ 1.991,28R$ 2.018,28
Consumo (gasolina)17 km/l (cidade) 13,9 km/l (estrada)16,3 km/l (cidade) 14,5 km/l (estrada)
MedidasComprimento: 4,46 m; Entre-eixos: 2,64 m; Largura: 1,82 m; Vão livre: 16,1 cmComprimento: 4,63 m; Entre-eixos: 2,70 m; Largura: 1,78 m; Vão livre: 14,8 cm
Porta-malas440 litros470 litros

Além da manutenção mais cara, SUV tem outras desvantagens: Boris Feldman fala mais sobre esse assunto:


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