Um motorista veio a óbito após colidir com outro veículo, em Rio Verde (GO), na última quinta-feira (12). O causador foi o já conhecido do setor automobilístico, airbag Takata, que por uma falha de engenharia mais ameaça o condutor do que o protege. As imagens do acidente foram registradas por câmeras locais que mostram o exato momento do ocorrido.
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Como mostra o vídeo divulgado pela , o veículo vermelho avança uma parada obrigatória e bloqueia o carro prata de Eurides Ferreira Lopes Júnior, que não consegue desviar e atinge o inprudente.
À primeira vista, as imagens parecem trazer um acidente simples de baixo impacto. Porém a colisão foi suficiente para acionar o airbag do Honda Civic conduzido por Eurides, que veio a óbito logo em seguida.
Até o momento as investigações apontam que um estilhaço do airbag tenha sido o causador da morte do motorista, já que logo após o acidente um fragmento (aparentemente ejetado pelo airbag) do tamanho do ferimento que eurides tinha no pescoço, foi encontrado ao lado dele.
Ao que tudo indica este é o famoso e fatal airbag da falecida Takara, uma fabricante japonesa do dispositivo de segurança.
Por falhas na engenharia, quando acionado, este airbag, ao invés de simplesmente proteger o motorista, lança fragmentos metálicos oriundos do seu dispositivo deflagrado (responsável pela expansão do airbag) em direção ao motorista, expondo gravemente a feridas cortantes e até a morte.
Várias fabricantes de automóveis utilizam do airbag Takata durante as primeiras décadas dos anos 2000, porém as fatalidades começaram a acontecer e rapidamente vários pedidos urgentes de recall foram emitidos mundo afora.
A Honda, fabricante do modelo do Sr. Eurides é uma delas. Vários comunicados e chamamentos foram realizados pela marca desde então. No próprio site da fabricante há várias informações que podem orientar o motorista a esta manutenção gratuita é essencial.
Ainda segundo a mídia local, a peça que atingiu o pescoço de Eurides passará por uma perícia e dentro de 30 dias um relatório será enviado para a Polícia Civil, que deve investigar o caso.
O caso dos airbags da Takata desencadeou a maior campanha de recalls da história. Em todo o mundo mais de 100 milhões de carros foram impactados. Ao todo, mais de 40 pessoas morreram devido ao agravamento dos ferimentos provocados por estilhaços do recipiente que abriga as bolsas.
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Como mostra o vídeo divulgado pela , o veículo vermelho avança uma parada obrigatória e bloqueia o carro prata de Eurides Ferreira Lopes Júnior, que não consegue desviar e atinge o inprudente.
À primeira vista, as imagens parecem trazer um acidente simples de baixo impacto. Porém a colisão foi suficiente para acionar o airbag do Honda Civic conduzido por Eurides, que veio a óbito logo em seguida.
Até o momento as investigações apontam que um estilhaço do airbag tenha sido o causador da morte do motorista, já que logo após o acidente um fragmento (aparentemente ejetado pelo airbag) do tamanho do ferimento que eurides tinha no pescoço, foi encontrado ao lado dele.
Ao que tudo indica este é o famoso e fatal airbag da falecida Takara, uma fabricante japonesa do dispositivo de segurança.
Por falhas na engenharia, quando acionado, este airbag, ao invés de simplesmente proteger o motorista, lança fragmentos metálicos oriundos do seu dispositivo deflagrado (responsável pela expansão do airbag) em direção ao motorista, expondo gravemente a feridas cortantes e até a morte.
Várias fabricantes de automóveis utilizam do airbag Takata durante as primeiras décadas dos anos 2000, porém as fatalidades começaram a acontecer e rapidamente vários pedidos urgentes de recall foram emitidos mundo afora.
A Honda, fabricante do modelo do Sr. Eurides é uma delas. Vários comunicados e chamamentos foram realizados pela marca desde então. No próprio site da fabricante há várias informações que podem orientar o motorista a esta manutenção gratuita é essencial.
- Atualmente as carteiras digitais de trânsito também expõem a situação do veículo e a necessidade de recall.
Ainda segundo a mídia local, a peça que atingiu o pescoço de Eurides passará por uma perícia e dentro de 30 dias um relatório será enviado para a Polícia Civil, que deve investigar o caso.
Airbag “mortal” Takata
O caso dos airbags da Takata desencadeou a maior campanha de recalls da história. Em todo o mundo mais de 100 milhões de carros foram impactados. Ao todo, mais de 40 pessoas morreram devido ao agravamento dos ferimentos provocados por estilhaços do recipiente que abriga as bolsas.