Modelo da Nissan adota um visual mais polêmico enquanto crossover da Volkswagen tem linhas mais sóbrias
O e o são dois dos SUVs compactos mais populares do Brasil, ambos oferecendo opções interessantes de design, desempenho e tecnologia. Além disso, o modelo da marca japonesa, que é fabricado em Resende, no interior do Rio de Janeiro, irá ganhar no próximo ano um novo visual alinhado com a versão vendida nos Estados Unidos e, também, passará a utilizar o motor 1.0 litro da Horse de até 125 cv, que também equipa o Kardian.
Design e Dimensões
O Nissan Kicks 2025 conta com um visual futurista, com uma grade frontal escurecida dividida em quatro barras que se integram aos faróis diurnos, enquanto os faróis convencionais são afilados. A traseira apresenta um para-choque com silhueta elevada e lanternas verticais em formato de “L” invertido. O modelo mede 4,37 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos.
Por sua vez, o Volkswagen T-Cross é o SUV compacto tem um design mais tradicional, com linhas retas e uma grade frontal ampla. Com 4,21 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos, o T-Cross é ligeiramente menor em comprimento e altura, além de contar um entre-eixos muito semelhante ao do Kicks.
Motorização e Desempenho
O Kicks 2025 será equipado com o motor 1.0 litro turbo de três cilindros da Horse, que também está presente no Renault Kardian. Esse motor entrega até 125 cv e é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de seis marchas. Com isso, a Nissan deve abrir mão do motor 1.6 litro aspirado de até 113 cv. Portanto, com a mudança o SUV compacto vai ganhar até 12 cv.
Já o T-Cross, oferece diferentes opções de motorização. As versões Sense 200 TSI, 200 TSI e Comfortline 200 TSI são equipadas com o motor 1.0 litro turbo de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Inclusive, são nessas configurações que a briga entre os dois modelos ficará acirrada. Todavia, a versão topo de linha Highline 250 TSI é equipada com um motor 1.4 litro turbo, capaz de entregar até 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
Tecnologia e Conforto
O novo Nissan Kicks terá um interior mais moderno do que o atual e, que também, seguirá a tendência mundial, que é optar por duas telas amplas de 24,6 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia, que oferece conexão com smartphones. O novo volante e os acabamentos atualizados também adicionam um toque de sofisticação ao crossover, que traz traços mais convencionais por dentro.
No T-Cross, que foi atualizado neste ano, a Volkswagen oferece o sistema multimídia VW Play de 10,1 polegadas, centralizada no painel e com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Embora a tela seja menor que a do Kicks, a conectividade e a interface são de boa qualidade, fazendo com apenas dois cliques navegue pelos aplicativos do sistema.
Vendas
Até novembro de 2024, o Kicks registrou mais de 56 mil unidades vendidas no Brasil. Embora tenha um desempenho comercial robusto, o T-Cross supera o Kicks em vendas, com mais de 74 mil unidades vendidas no mesmo período, consolidando-se como o SUV compacto mais vendido no país.
Um dos motivos para essa liderança é o design mais moderno do T-Cross em comparação à atual geração do Nissan Kicks, lançada em 2016 e atualizada apenas com mudanças leves em 2021. Além disso, a mecânica do Kicks não é tão atual quanto a do SUV da Volkswagen. Todavia, fica atrás apenas do Hyundai Creta, que deixou o visual polêmico de lado, e do Chevrolet Tracker, que também deve ganhar novo desenho no próximo ano.
Perfil do cliente ideal
Tanto o Nissan Kicks quanto o Volkswagen T-Cross oferecem características atraentes em termos de design, motorização e tecnologia, como já é de conhecimento. É importante que a avaliação do desenho fica no gosto de cada pessoa, sendo que algumas preferem traços mais conservadores e outras design mais despojado.
Por sua vez, o novo Nissan Kicks será ideal para quem busca um design mais futurista e uma motorização apenas 1.0 turbo. Enquanto o Volkswagen T-Cross tem opções de motor mais potentes, especialmente na versão Highline, além de contar com 1.0 TSI tradicional nas versões de entrada e desenho conservador.
Claro, a Nissan ainda não lançou o novo Kicks, o que impede de fazer um comparativo de preços com o T-Cross. Contudo, vale dizer que a atual geração é negociada com valores entre R$ 115.890 e R$ 155.990, o que é mais barato do que o Volkswagen T-Cross, que já teve atualizado o visual e equipamentos, custando entre R$ 119.990 e R$ 180.690.
The post appeared first on .