A Kia Brasil anunciou nesta quinta-feira o lançamento oficial do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca.
Será na primeira quinzena de novembro, mas já tem preço definido – R$ 149.990 -, além de autorizar à Rede o início da pré-venda do SUV compacto híbrido. O principal atributo da versão do Stonic destinada ao mercado brasileiro é o seu motor, o mesmo utilizado pela Hyundai – no exterior, a Kia é controlada pela sua conterrânea.
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O motor do Stonic é o Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,5 kgfm. Ele trabalha auxiliado por um sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle).
O mild hybrid (ou híbrido-leve) é diferente do híbrido convencional. Sua principal diferença é ter apenas um pequeno motor elétrico incapaz de movimentar o carro, mas apenas “dá uma força” para o motor a combustão e fica permanentemente engatado entre o motor a combustão e a transmissão. Ele tem várias funções que ajudam a reduzir o consumo. As principais são:
São inúmeras suas vantagens: além de aumentar a potência e reduzir consumo e emissões, o sistema suprime todas as polias e correias no arranque, alternador, compressor do ar-condicionado e bomba d’água. E também o próprio motor de arranque, reduzindo o volume ocupado pelo motor.
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Será na primeira quinzena de novembro, mas já tem preço definido – R$ 149.990 -, além de autorizar à Rede o início da pré-venda do SUV compacto híbrido. O principal atributo da versão do Stonic destinada ao mercado brasileiro é o seu motor, o mesmo utilizado pela Hyundai – no exterior, a Kia é controlada pela sua conterrânea.
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O motor do Stonic é o Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,5 kgfm. Ele trabalha auxiliado por um sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle).
O que é mild hybrid
O mild hybrid (ou híbrido-leve) é diferente do híbrido convencional. Sua principal diferença é ter apenas um pequeno motor elétrico incapaz de movimentar o carro, mas apenas “dá uma força” para o motor a combustão e fica permanentemente engatado entre o motor a combustão e a transmissão. Ele tem várias funções que ajudam a reduzir o consumo. As principais são:
- É motor de arranque, porém muito mais eficiente e silencioso pois tem cerca de 20 cv e não tem que se “acoplar” ao de combustão para acioná-lo.
- É um alternador que recarrega uma bateria de 48 volts (e ela alimenta a de 12 volts) pelo sistema de regeneração;
- É um motor elétrico auxiliar (alimentado por 48 volts) que aumenta a potência do motor a combustão nas arrancadas e acelerações;
- Está integrado ao sistema start-stop e religa o motor nas paradas do carro;
- Mantem o automóvel em movimento durante longas descidas de pouca inclinação na estrada, permitindo que o motor a combustão seja desligado.
São inúmeras suas vantagens: além de aumentar a potência e reduzir consumo e emissões, o sistema suprime todas as polias e correias no arranque, alternador, compressor do ar-condicionado e bomba d’água. E também o próprio motor de arranque, reduzindo o volume ocupado pelo motor.
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